• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Mascunormatividade
#1
Este é um conceito que eu mesme sugeri há um tempo atrás, em outro lugar. É relacionado à misoginia e ao di/cis/heterossexismo, mas não é exatamente a mesma coisa.

Mascunormatividade seria a normalização da masculinidade como padrão, como neutralidade, e/ou como algo mais desejável.

Mascunormatividade incluiria:
  • A visão da androginia como "masculinidade leve": uma pessoa magra, de rosto sem barba e sem feições categorizadas como masculinas vestida com uma camisa e uma calça, sem aparentar ter seios, é considerada andrógena, enquanto uma pessoa com barba usando um vestido não é, ainda que hajam características estereotipicamente pertencentes a ambos os gêneros binários em seu visual;
  • A ideia de que roupas "unissex"/neutras de gênero são sempre roupas que tradicionalmente pertenceriam à seção masculina, mas que também são socialmente aceitáveis para mulheres: camisetas estampadas, moletons, calças de abrigo, etc.;
  • A preferência de homens gays/aquileanos por homens másculos, enquanto mulheres lésbicas/sáficas possuem preferência por tomboys/butches/"sapatões";
  • A aceitação social maior de mulheres que usam roupas consideradas masculinas, em relação à aceitação de homens usando roupas consideradas femininas;
  • O estereótipo de pessoa não-binária aceitável inclui ser uma pessoa transmasculina de visual "andrógino" já descrito acima. Enquanto isso tem muito a ver com transmisoginia, isso também tem a ver com mascunormatividade: mesmo uma pessoa AFAB utilizando qualquer acessório feminino já tem sua identidade questionada.

Como falei, isso tem muito a ver com outros tipos de opressão, especialmente misoginia, mas acredito que não seja justo chamar de misoginia algo que afeta bastante pessoas não-binárias e homens também, assim como pessoas sáficas femininas (já vi até uma postagem de blog de uma lésbica feminina dizendo que não aguentava mais ser tomada por mentirosa hétero por gostar de usar batom e vestido).

Acho que isso é uma discussão importante. Muitos homens já foram vítimas de crimes de ódio por serem femininos demais, e enquanto isso tem a ver com transmisoginia e com a associação de ser GNC com ser gay (ou GBPQA+), acho certo ter um nome para isso, que não tenha a ver simplesmente com ser "tomado por outra coisa".

Muitas pessoas não-binárias (estou falando mais de gente AFAB aqui, não sei direito como isso funciona no caso de pessoas afetadas por transmisoginia) também acabam sofrendo pressão para serem mais masculinas, já que visuais que incluem acessórios/sinais femininos e masculinos igualmente são vistos como visuais de mulher.

E, novamente, pessoas femininas de comunidades sáficas e aquileanas sofrem com a rejeição do que é feminino, ou por causa de um padrão de "homem normal" (leia-se: não-afeminado), ou por causa de um padrão de "mulher que rejeita normas de gênero"/"mulher que mostra no visual que é gay", que sofre críticas não só por parte da comunidade lésbica que não quer esse padrão, mas também por qualquer comunidade que sofre com homonormatividade*, e por qualquer comunidade de mulheres para quem a feminilidade geralmente é negada (mulheres negras, neurodivergentes, etc).

* homonormatividade = a normatização da comunidade gay (e, ocasionalmente, lésbica) acima de todo o resto da comunidade BTQIAPN+, a ideia de que pessoas gays são mais representativas da comunidade de que o resto, a ideia que as outras identidades da comunidade são "basicamente gays", "um pouco menos gays" ou menos importantes. Neste caso, me refiro ao fato de que pessoas transfemininas sáficas provavelmente não vão querer se vestir como homens, e de que "mulheres que mostram no visual que são gays" podem ser homens trans, pessoas não-binárias, pessoas multi, pessoas assexuais/arromânticas, e pessoas de outros grupos que sofrem discriminação por sua identidade BTQIAP+, mas que não são gays.

O que vocês acham?
  Responder


Postagens neste tópico
Mascunormatividade - por Aster - 03-05-2017, 07:02 PM
Mascunormatividade - por mimi - 18-05-2017, 09:20 AM
Mascunormatividade - por altedude - 25-05-2017, 10:48 PM
Mascunormatividade - por Aster - 28-05-2017, 05:55 PM
Mascunormatividade - por marin - 29-05-2017, 05:30 PM
Mascunormatividade - por Aster - 29-05-2017, 08:48 PM
Mascunormatividade - por mimi - 01-06-2017, 06:49 AM
Mascunormatividade - por Aster - 01-06-2017, 11:18 AM
Mascunormatividade - por Aster - 24-05-2018, 12:20 PM
Mascunormatividade - por unã - 29-05-2018, 12:52 PM

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)