• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Militancia Panx Bi
#1
Boa tarde, gostaria de pedir um auxilio de como eu poderia agir em situações como esta:

Já sofri e ainda sofro com meu twitter pansexualidade, e conheço gente que ainda sobre, panfobia no meio da comunidade bi, são poucos os grupos bi que praticam isso, porém eles inflamam os outros da comunidade, e acabam espalhando este ódio, preconceito e falso significado quanto as outras polisexualidades, excluindo elas do ambiente bi, falando que as polisexualidades não existem, que apenas existe o termo bi, que define todes que se atraem por 2 ou mais gêneros, dizendo que estas sexualidades são invenção e "mimimi". Existem também uma parte que ainda acredita que bissexualidade é a atração apenas por homens e mulheres, excluindo do significado bi as polisexualidades. Eu faço parte de um grupo pan, administrado por pessoas que sofrem este preconceito e ataques contínuos a página, grande parte é feito pela militancia bi, e os admins acabam atacando de volta, querendo como solução, a separação da pansexualidade completamente do "guarda chuva" que é a bissexualidade.

Eu fico vendo essa "guerra" entre os dois lados e fico tentando mostrar que não é bem assim, que pan está sim inserido dentro do termo bi, porém quem utiliza pan é para especificar a sexualidade, porém o pessoal do grupo por sofrer constante preconceito do grupo bi que não aceita que pansexuais se classifiquem como bi, eles não escutam. Nem o grupo de pessoas pans, nem o grupo de pessoas bi que eu tento dialogar.

Queria da experiencia de vocês alguma dica de como tratar esta situação, pois vejo que essa "guerra" entre militancias, só enfraquece ambos os movimentos, que poderiam se unir para aumentar a visibilidade das multisexualidades, porém parece que nenhum dos lados quer ouvir a razão, ficam escrevendo textões no facebook atacando um a página e grupo do outro, quando o verdadeiro inimigo que é as pessoas heterocisnormativas que praticam um preconceito muito maior e violento contra a nossa comunidade são ignorados quando não direcionam a energia contra elxs.
  Responder
#2
Pessoas pan possuem todo o direito de não se dizerem bi, afinal a comunidade pan surgiu de uma necessidade de separação da comunidade bi. Pessoas pan podem se identificar como bi e participar de comunidades bi(/multi), mas também possuem todo o direito de não quererem se identificar como bi pessoalmente, ou de não quererem ser reduzidas a "basicamente bi". Especialmente quando a separação é muitas vezes pelo motivo de invalidação das experiências pan por parte de pessoas bi.

Porém, o que acontece é que existem comunidades que já são estabelecidas e que já cultivam as ideias preconceituosas sobre os outros grupos, especialmente quando há pouco tipo de convivência entre as comunidades em qualquer espaço.

Pessoalmente, acho que tentar mudar a mente das outras pessoas sobre isso sem uma posição de influência dentro de algum desses grupos é esforço demais para poucos resultados. O que eu faria para promover solidariedade é tentar montar um grupo separado pluraliano/multi que não foca em identidades específicas, mostrando diferentes experiências e não centralizando nenhuma das duas identidades. Quando o grupo for crescendo, haverá a possibilidade de mais pessoas passarem a entender as coisas de forma diferente.
  Responder
#3
Vou pensar em algo do genero, tentei fazer isso atraves do meu twitter, mas como o tema principal dele é a pansexualidade, sofro ataques nele, mesmo tentando desmistificar e acolher todos, mas acho que vou tentar mesmo criar um espaço multi, sem focar em nenhuma sexualidade em especial. Muito obrigado pela dica!
  Responder
#4
Olha, sinceramente, quem lucra com as brigas internas do movimento queer são os cisheterossexuais. Em outros países, como nos EUA, o pessoal cisheterossexual da direita cria intrigas dentro dos movimentos de direitos humanos como o feminismo para desestabilizar eles.


Quanto ao pessoal multi/pluralico, não tem jeito, muita gente não aceita gente a existência de pessoas nb e por isto condenam os pans/omnis, os polis e os ambis/ceteros/diamoricos/andrógino(e)s. Não vale a pena discutir, a orientação é deles, se quiserem ser bi só para desmerecer os nbs, não dá pra fazermos nada.
Tem muita gente que diz que é bi porque gosta de mulheres cis e mulheres trans, por exemplo, e sabem que esse uso é transfóbico mas continuam, como muitas moças radfem.
  Responder
#5
(06-11-2017, 08:50 PM)Aster escreveu: Pessoalmente, acho que tentar mudar a mente das outras pessoas sobre isso sem uma posição de influência dentro de algum desses grupos é esforço demais para poucos resultados. O que eu faria para promover solidariedade é tentar montar um grupo separado pluraliano/multi que não foca em identidades específicas, mostrando diferentes experiências e não centralizando nenhuma das duas identidades. Quando o grupo for crescendo, haverá a possibilidade de mais pessoas passarem a entender as coisas de forma diferente.

eu ia sugerir justamente isso. junta umas pessoas multi inclusivas de várias orientações, e façam ações de espalhar material que inclua ambas as orientações de forma que não diminua a importância de nenhuma orientação, e que não prejudique pessoas trans ou não-binárias.

enquanto houverem os grupos bi de um lado querendo que todo mundo se identifique como bi e os grupos pan de outro lado falando que não é bem assim e que existem motivos pra se identificar como pan, tudo do outro lado vai ser visto como ataque ou invalidação.
[-] 1 usuárie deu agradecimento a mistério por esta postagem:
  • Aster
  Responder


Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)