• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
guia de para fazer bons tópicos
#1
Information 
tenho percebido que quando iniciantes criam tópicos aqui, às vezes eles são... piores do que deveriam?

eu sei que fóruns são uma experiência nova pra muita gente que vem parar aqui, mas é por isso que vim aqui fazer um guia de como deixar seus tópicos mais atraentes.


0 - o lugar do tópico

leia isto para decidir onde seu tópico deve ficar. pense em cada área como um grupo de facebook ou subreddit; não faz sentido criar um tópico na área errada.

mas ao contrário desses exemplos, também não faz sentido criar mais de um tópico porque ele encaixa em mais de uma área. quem frequenta o fórum geralmente vai ver todas as áreas, e criar mais de um tópico sobre a mesma coisa consiste em flood/spam.


1 - o título

antes de entrar em cada tópico, só se vê o título dele.

tudo bem fazer postagens de blog com nomes genéricos, mas num fórum, geralmente não tem como saber sobre o que é um tópico sem entrar nele se o título é vago.

o título do tópico precisa definir seu assunto.

nomes como 'e se...', 'dúvida' ou 'alguém?' são ruins.

alguém sem interesse em ler qualquer tópico que vê pela frente não vai entrar, pessoas que já entraram podem ter esquecido sobre o que era, e pessoas podem entrar no tópico e se decepcionarem por não terem nada pra dizer quando isso poderia ser evitado se o assunto fosse dito.

nomes como 'e se eu criasse ume filhe sem imposição de gênero?', 'pessoas alossexuais podem ser arromânticas?' ou 'alguém aqui já jogou deltarune?' são bem melhores, porque dão uma ideia melhor do assunto.

acessibilidade também pode ser um problema.

um título cσм ℓεтяαs αssιм pode parecer mais legal do que usar só os caracteres do teclado, mas são um grande problema para quem depende de programas que leem telas para saberem o título do tópico. um título ( → assim ← ) também pode ser meio chato, mas ao menos não é totalmente inacessível se você não usar um monte de símbolos.

isso também vale para escrever em tópicos ou qualquer texto na internet em geral.

você também pode escolher um ícone para seu tópico.  [Imagem: bug.png] geralmente é para bugs, [Imagem: link.png] para divulgação de sites, [Imagem: information.png] para informações e afins. ícones ajudam a dar 'personalidade' para um tópico, mas não são obrigatórios, e nem todos os ícones possuem significados específicos.


2 - o corpo

o corpo é para detalhar o assunto já colocado no título. você pode dizer o que levou você a fazer o tópico, detalhes sobre que tipo de resposta você está esperando e porque, e afins. é difícil falar de todas as possibilidades porque existem vários tipos de tópicos diferentes.

existem tópicos onde e autore só quer uma resposta, ou mais de uma resposta, e não faz muito sentido ter discussão.

existem tópicos onde e autore quer mostrar uma coisa (como este ou tópicos de introdução), e que também não instiga muita discussão por si só.

existem tópicos onde e autore quer que outras pessoas postem sobre alguma coisa específica de forma que não provoca discussão, porque cada resposta é 'separada' (por exemplo, 'o que você comeu ontem' ou tópico divulgando teste de personalidade).

e existem tópicos que foram feitos para discussão, para que pessoas deem suas opiniões e comentem nas opiniões das outras.

nem sempre é tudo assim, mas acho que são esses os tipos principais.

isso não significa que não pode ter discussão num tópico que foi feito para obter uma resposta de sim ou não ou para divulgar um tutorial, mas não adianta tentar conhecer pessoas ou provocar discussões pelo meio de um tópico que está só divulgando um site de música.

fóruns são legais por conta da discussão e do aprendizado por meio de perguntas/trocas de experiências mais específicas do que algo que dá pra jogar numa busca. então eu acho um tópico perguntando por experiências polissexuais alheias mais interessante do que um tópico perguntando o que é polissexual.

se você for fazer um tópico que não vai ter discussão ou compartilhamento de informação, pense se sua pergunta ou postagem é realmente interessante o suficiente para fazer um tópico a partir dela. perguntas simples podem ser pesquisadas, e postagens como 'hoje eu fui ver tal filme e gostei' sem maiores detalhes se encaixariam melhor em ume chat ou rede social.


3 - a coesão

é importante lembrar que um tópico não é seu. é do fórum. e, por isso, é importante que seja algo bem organizado.

se você quer falar sobre coisas diferentes, faça tópicos diferentes. 'aqui tem um vídeo de uma música que eu fiz sobre trabalhar no supermercado' e 'qual sua bandeira de orgulho preferida' são assuntos diferentes que merecem tópicos diferentes.

da mesma forma, não vá em um tópico sobre um tutorial de desenhar flores no inkscape perguntar sobre quem quer entrar no seu grupo de hora de aventura no discord.

em uma discussão, é possível que o assunto vá virando outro com o tempo...

...e isso significa que o assunto original de seu tópico pode virar algo completamente diferente sem você ter controle sobre isso.

...mas isso não significa que você deveria responder um tópico falando qualquer coisa que você estiver pensando mesmo que não tenha nada a ver com a postagem original ou com outras respostas.

se você fez um tópico e viu que está na área errada ou quer deletar e não consegue, reporte a postagem original e explique seu caso para a administração. Você também pode pedir para que seu tópico seja trancado, caso não queira mais respostas nele.

se você escreveu algo errado na sua resposta, você pode editar ou deletar ela.

estas funções estão todas na parte de baixo da sua postagem.


enfim, lembre-se de sempre seguir as regras do fórum, e espero que este tópico tenha sido informativo :)
[-] 1 usuárie deu agradecimento a mimi por esta postagem:
  • Aster
  Responder


Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  sugestão: esconder off-topic para visitantes mistério 1 3.395 24-02-2021, 12:07 AM
Última mensagem: Aster
  Nova seção: Para imprimir Aster 0 3.217 05-07-2017, 08:33 AM
Última mensagem: Aster
  Sugestão: Tópicos não-lidos altedude 4 7.218 08-06-2017, 07:36 PM
Última mensagem: altedude

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)