• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
PECLAs (Parágrafos de exemplos de conjuntos de linguagem abrangentes)
#1
Enquanto estava trabalhando no meu vídeo sobre os sons da neolinguagem, pensei que seria legal ter um nome para parágrafos que tentam demonstrar o máximo possível de variações dentro de um conjunto, assim como um pangrama faz com letras.

Um pecla precisa ter ao menos os elementos de um conjunto de linguagem avançado:

• Artigo definido (padrões: a, o)
• Artigo indefinido (padrões: uma, um)
• Contração de de + artigo definido (padrões: da, do); também pode ser uma contração de em + artigo definido (padrões: na, no)
• Pronome pessoal reto (padrões: ela, ele)
• Contração de de + pronome pessoal reto (padrões: dela, dele); também pode ser uma contração de em + pronome pessoal reto (padrões: nela, nele)
• Pronome possessivo, que pode ser da primeira pessoa como minha/meu ou da terceira pessoa como sua/seu
• Pronome demonstrativo equivalente a essa/esse ou a esta/este na língua padrão
• Final de palavra (padrões: a, o. como em advogada ou aluno)

Porém, de preferência, deve demonstrar não só tais elementos (inclusive os que dá pra escolher entre um e outro) quanto os seguintes:

• Final de palavra equivalente a ea/eo na língua padrão (como em gêmea e contemporâneo)
• Final de palavra equivalente a ca/co na língua padrão (como em médica e farmacêutico)
• Final de palavra equivalente a ça/ço na língua padrão (como em moça e noviço)
• Final de palavra equivalente a ga/go na língua padrão (como em fidalga e amigo)
• Final de palavra equivalente a ora/or na língua padrão (como em trabalhadora e professor)
• Final de palavra equivalente a ia/io na língua padrão (como em não-binária e próprio)
• Final de palavra equivalente a ã/ão na língua padrão (como em guardiã e irmão)
• Final de palavra equivalente a osa ("ósa")/oso ("ôso") (como em musculosa e estudioso)
• Pronome demonstrativo equivalente a aquela/aquele na língua padrão (também pode ser uma contração equivalente a daquela/daquele ou a àquela/àquele)

Todos os finais de palavra devem estar realmente nos finais das palavras, para que seja possível ver exemplos de palavras com tais finais. Ou seja, "ilu usa a flexão u" não é tão útil quanto "ilu está atrasadu".

Eu não sei se esqueci de algo, mas estes são 21 critérios (ou 20, se não for contar o "final de palavra normal" visto que ele pode ser indicado em outros tipos de finais de palavra). Ofereço aqui, então, uns exemplos de peclas:

e/elu/e, 16/21 escreveu:Aquelu sue irmane gêmie quer ser médique. Elu é minhe amigue, então sei que é ume moce estudiose. Essu é e menine que conheço, sempre penso nelu, ne sonhadore.


e/elu/e, 16/21 escreveu:A bandeira é delu, de minhe parceire manhose. Elu é não-binárie, e é professore. Estu minhe amigue é quase ume irmane, mas e moce se considera sue únique aliade.

Juntando estes dois peclas acima, dá pra cobrir tudo isso que apontei. O primeiro não tem de + artigo, de + pronome, estu, final ie e artigo indefinido. O segundo não tem em + artigo, em + pronome, final ie/ee/e (equivalente a ea/eo), essu e aquelu.

Aqui está um outro exemplo, que escrevi para este artigo. Juntando os dois parágrafos, dá pra considerar que são peclas:

ly/ily/y, 13/21 escreveu:Ly Tai é não-bináriy. O gênero dily é maverique. Tai é umy estudante de Matemática, e ily quer ser professory no futuro. Isty moçy é mais conhecidy por ser umy ativista bi, e ily é visty como ly reinhy[1] da neolinguagem.

Mi amiguy Tai já quis ser médiquy antes, mas ily mudou de ideia. Ily também não tem mais o sonho de ser nay[2] de uma criança, mas ainda quer ser fadrinhy[3] de alguém. Uma postagem no blog dy Tai fala sobre tudo isso.

[] Versões neutras usando final de palavra y para rei/rainha (1), pai/mãe (2) e padrinho/madrinha (3).

Acho que peclas são úteis pra demonstrar conjuntos, mas principalmente para demonstrar preferências pessoais.

E então, vocês já escreveram peclas? O quanto preenchem os requisitos que coloquei acima? O quão curto dá pra fazer um pecla que preenche os primeiros 8 critérios? E todos os 21 critérios?
[-] 1 usuárie deu agradecimento a Aster por esta postagem:
  • mistério
  Responder


Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  rótulos baseados em uso de conjuntos mimi 1 2.397 13-05-2023, 02:24 AM
Última mensagem: mistério
  como popularizar conjuntos diferentes? mistério 1 2.958 12-04-2021, 07:37 PM
Última mensagem: Aster
  quais os seus conjuntos preferidos, mas que você não usa? mimi 3 4.115 24-02-2021, 01:40 PM
Última mensagem: Oltiel

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)