• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Como faço para criar uma nova orientação sexual?
#1
Esses dias estou pensando que estão faltando algumas orientações sexuais que descrevam algumas pessoas, como faço para criar uma?
  Responder
#2
O processo de cunhagem é simplesmente escolher uma palavra e uma definição.

Só que, ao cunhar algo (diz-se "cunhar" e não "criar" porque fala-se de criar ou associar uma palavra para descrever experiências já existentes, e não de inventar uma experiência de atração que não existe), recomenda-se:
  • Pesquisar em listas (não só daqui) se o termo que você tem em mente já existe, e usar outro caso o termo já esteja sendo usado para outra coisa;
  • Pesquisar em listas (não só daqui) se já há um termo com uma definição igual ou parecida, e, se o termo com tal definição existir, refletir sobre se um termo novo é mesmo útil. Se ainda for, pode ser bom colocar na definição do termo novo o que faz com que ele seja diferente do que já existe;
  • Publicar, de preferência em mais de um lugar, a existência do termo novo. (Ex.: site pessoal, Fediverso, Twitter, Tumblr, Pillowfort, aqui no fórum, wikis sobre o assunto.) Ter um link que não vai ser modificado (via troca de endereço de blog ou deleção de conta, por exemplo) para ser usado como fonte é útil, e a redundância ajuda a fazer com que o termo não suma da internet só porque um site não existe mais;
  • Não criar a expectativa de você ser dono da palavra. Se o termo for realmente útil, ele poderá ser usado por pessoas de alinhamentos políticos e sociais diferentes dos seus, e poderá ser espalhado sem que seu nome seja mencionado toda vez que a palavra for usada.

Ao contrário do que algumas pessoas acham, criar uma bandeira junto com o termo não é algo necessário. Porém, em mídias sociais onde imagens ganham mais destaque (ex.: Instagram, Tumblr), uma bandeira bonita pode facilitar com que pessoas queiram espalhar a palavra sobre o termo.

Além disso, é possível que outras pessoas criem bandeiras para seu termo, e isso pode acontecer mesmo que você já tenha feito uma. É possível que sua bandeira ganhe mais destaque se for feita primeiro, mas também é possível que a identidade acabe sendo mais associada com a bandeira de outra pessoa de um jeito ou de outro.

Também gostaria de observar que se você cunhar um termo em um espaço mais aberto a debate (como este ou outros fóruns), é possível que sua cunhagem seja criticada/questionada de forma que não será se você colocar em algum site pessoal, por exemplo.
  Responder
#3
Muito obrigado Aster! Irei fazer o possível :)
  Responder


Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Sugestão: Termos juvélicos para pessoas isogênero Uriel 6 8.115 13-02-2021, 09:29 PM
Última mensagem: Aster
  Datas importantes para a comunidade LGBTQIAPN+ Aster 8 28.563 06-11-2020, 09:37 PM
Última mensagem: mistério
  o que qualifica alguém para fazer uma bandeira de orgulho? mimi 1 4.105 02-08-2020, 02:53 AM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)