• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dúvida com gênero ou em como agir
#1
Xícara 
<p>Oii, eu me identificava como mulher cisgênero até um tempo atrás, porém um tempo atrás eu comecei a me sentir desconexa com minha feminilidade e ao mesmo tempo que eu sentia que o gênero masculino pudesse ser mais "correto" para mim, eu não me sinto totalmente ligada com tal gênero.</p><p>Eu não tenho tido problemas ao ser referida com ela/dela (Tanto que é assim que estou me referindo aqui) porém me sinto mais confortável quando os outros usam ele/dele comigo, além de que meu nome (Que é bem feminino) não me parece ao certo quando eu lembro que é o meu nome.</p><p>Eu tenho medo de falar já que meu namorado até o momento apenas parece se interessar por mulheres (E recentemente falou coisas meio paias do TQIA+), mesmo que já tenha se relacionado com um homem no passado.</p><p><br></p><p>Bom, eu me sinto mais ligada ao gênero masculino porém não me sinto desconexa do gênero feminino, às vezes parece que um é maior que o outro, mesmo que às vezes eu não sinta nada em relação a gênero. Eu não sei se gênero-fluido seja a melhor opção.. eu já vi genderqueer mas também não me parece o certo.</p>
  Responder
#2
Olá!

Acredito que seja importante ressaltar que você pode se identificar com o gênero mulher sem se identificar com a femilidade ¹; que você pode utilizar um conjunto de linguagem ² não conformista ao gênero que te foi assignado ao nascimento e um nome diferente do que lhe foi dado sem ser dissidente de gênero. No entanto, levando em consideração o seu relato, quero recomendar alguns termos que podem ressoar com sua experiência, com você devendo analisar se a ressonância realmente ocorre:

- Altegênero: É um gênero definido por parecer estar em outra dimensão, em um plano diferente, em um universo espelhado ou em uma existência alternativa. Poderia explicar sua desconexão com os gêneros binários.

- Gênero-fluido: É um gênero para pessoas cujas identidades de gênero passam por mudanças de tempos em tempos, com essas podendo ser graduais ou súbitas; constantes ou inconstantes.

- Bigênero: É uma identidade para quem possui dois gêneros e que pode sempre: ter ambos ao mesmo tempo, sem fluidez ou mudança na intensidade; ter um de cada vez; ou sentir mudanças na intensidade (ter ambos os gêneros, com um deles estando mais forte ou mais fraco algumas vezes).

- Femache: É um gênero que caracteriza uma experiência de ser homem e mulher simultaneamente, não precisando ser metade de cada, ou seja, podendo se sentir mais mulher ou mais homem em determinados momentos e/ou sentir que essas experiências de gênero não precisam estar separadas.

- Inavire: É um gênero que possui qualidades femininas (no sentido de feminilidade) e masculinas (no sentido de masculinidade), mas que é separado dos gêneros mulher e homem.

- Libragênero: É um gênero para pessoas agênero, ou ao menos quase agênero, que sentem uma forte conexão com algum gênero ou com alguma qualidade de gênero. Isso significa que pode ser alguém agênero:

• que possui preferência por uma apresentação (roupas, acessórios, maquiagem, etc.) que associa com algum gênero;

• que possui preferência por ser tratade com um conjunto de linguagem que associa com algum gênero;

• que sente que suas experiências são ligadas com as de algum gênero, mesmo sem ser daquele gênero;

• que não se sente totalmente agênero – sendo pela maior parte agênero, mas ainda tendo um pouco de gênero.


¹ Para aprender sobre feminilidade e masculinidade, acesse este link: https://amplifi.casa/~/Asterismos/femini...n%C3%A1ria

² Para aprender sobre conjunto de linguagem, acesse este link: https://orientando.org/o-que-e-neolinguagem/
  Responder
#3
Tópico movido para a subárea Questionando, que é especificamente para pessoas com dúvida sobre a própria identidade NHINCQ+ ou relacionada.

Sobre o assunto em si: Noxy, além do que já foi dito, acho bom destacar que a impressão que sua postagem me passa é que você não chegou a explorar muito opções sobre identidade de gênero num geral. Tipo, você só fala de "gênero feminino" (presumidamente mulher), "gênero masculino" (presumidamente homem), gênero-fluido e genderqueer, mas não mencionou nem se você já entrou em contato com termos como bigênero, femache ou ambonec e, se entrou, sobre por quais motivos você não acha que se encaixa neles.

Identidade de gênero é algo que depende muito da interpretação pessoal sobre como você percebe as suas experiências de gênero e os gêneros existentes. Uma pessoa pode não conseguir se ver como mulher por não se ver como uma pessoa feminina, enquanto outra pessoa pode ser femil (isto é, de um gênero mulher nada feminino e que é ao menos um pouco masculino). Olhar termos em listas como esta pode ser fundamental pra poder articular melhor como funciona a sua identidade de gênero e o que faz ou não faz parte da sua identidade de gênero. Eu recomendo fazer isso antes de pedir recomendações de termos para outras pessoas.
[-] 1 usuárie deu agradecimento a Aster por esta postagem:
  • noxy
  Responder


Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Dúvida sobre identidade de gênero Line 2 1.518 23-03-2023, 01:35 PM
Última mensagem: Uriel
  Estou bastante confuso com a minha identidade de gênero. Archie mello 2 2.701 08-05-2022, 05:09 PM
Última mensagem: Archie mello
  Dúvidas sobre o meu gênero NoName 1 3.366 13-09-2021, 08:39 PM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)