• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
cunhagens brasileiras
#1
Conheci o termo IBRECI ( https://www.tumblr.com/queer-coining/720...breci-flag ), mas só queer-coining parece usar, já que nem aparece nas páginas do orientando e o carrd parece não existir mais /neu

Além das retrospectivas anuais do orientando, tem algum lugar onde é possível acompanhar essas cunhagens?

E quem aqui tem blogs onde tem cunhagens? /gq /pos
  Responder
#2
É, então, eu nunca vi usarem IBRECI fora desse contexto no Tumblr. Não só isso, não vi nem publicações na língua portuguesa sobre o termo ou pessoas tentando espalhar ele em comunidades lusófonas. Então acabou não parecendo algo muito interessante para destacar numa página que já contém propostas como NHINCQ+ e variante.

Quanto a lugares com cunhagem, tags no Tumblr na língua portuguesa como "mogai brasil" e "não-binárie" não estão lotadas de aleatoriedades como as tags gringas, então pode aparecer coisa por ali.

Em colorid.es, que é uma rede federada para pessoas da comunidade, Dionésio usa a tag cunhagem, e é possível outras pessoas cunharem termos por lá também, embora isso seja raro.

Em geral, não existe tanto essa "cultura de cunhagem" por aqui. Existem umas pessoas brasileiras que fazem isso em ambientes anglófonos, mas pessoas que focam mais em ambientes lusófonos (independentemente de suas nacionalidades) como Oltiel (que cunhou gênero-praia, fraspe, não-conformista de linguagem e outerine; você pode ver algumas dessas cunhagens em https://www.tumblr.com/oltiel se tiver conta), Nil (que cunhou gênero-ponte) e eu (que cunhei o sistema alibinário, duárique e enco) acabamos não cunhando termos de forma regular.

Mesmo as duas pessoas que consigo pensar que publicam cunhagens mais regularmente e que estão presentes em ambientes lusófonos são uma que está cunhando termos para si algumas vezes por ano e outra que geralmente está expressando variações de termos já existentes em novas combinações, ou fazendo bandeiras para termos que geralmente não seriam vistos como identidades (embora não haja nada de errado em usá-los como tal).

Pessoas estão livres para cunhar suas identidades criando tópicos por aqui, mas como este é um fórum de discussão, isso abre a críticas e questionamentos que acho que as pessoas postando acabam não esperando. Não que a ideia seja ser hostil, mas, por exemplo, já veio uma pessoa querendo cunhar um termo sendo que o termo já existia com outro significado e que nunca ficou pra discutir uma possível troca de nome.
avatar por Rainheal
visite asters.work
[-] 1 usuárie deu agradecimento a Aster por esta postagem:
  • nonny
  Responder


Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)