• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Categorias relacionadas a gênero
#1
http://orientando.org/categorias-relacionadas-a-genero/

Heh, eu tenho certo orgulho dessa.

É difícil categorizar cis/trans/ipso, porque... não são gêneros, e nem "modificam" o gênero de alguém. Um homem cis tem o mesmo gênero de um homem ipso, que tem o mesmo gênero de um homem trans (pelo menos a princípio, porque alguma dessas pessoas pode estar mentindo, ou descobrir futuramente que é de outro gênero, etc. etc. Mas vamos supor um modelo ideal). Se você considera "homem trans" ou "homem ipso" como pessoas de gênero diferente do um homem cis, você está sendo cissexista e diadista.

Agora, se você fala de um homem não-binário, de um homem gênero-fofo, de um homem quivergênero? Estamos falando de gêneros diferentes dos de um homem binário. Aí sim estamos falando de rótulos de gênero, porque são rótulos que modificam o gênero.

A conclusão que eu cheguei é que cis/trans/ipso são categorias sociais de poder, que são relacionadas a gênero mas que não são de gêneros. A diferença é que um homem ipso vai ter características não associadas às de um "homem de verdade", e que um homem trans pode ter sua identidade frequentemente invalidada e sofrer diversas dificuldades para conseguir se posicionar como um homem na sociedade, enquanto um homem cis nunca vai ter seu gênero questionado pela maioria das pessoas. Mesmo que ele passe por maus bocados por agir ou se apresentar de forma "feminina", vai sofrer discriminação bem maior se disser que não for cis.

O que acham?
  Responder


Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Nova categoria: Neolinguagem / Novas páginas relacionadas com neolinguagem Aster 2 5.838 14-07-2020, 12:57 AM
Última mensagem: Aster
  identidades de gênero restritas Human@ 7 11.245 04-08-2017, 12:21 PM
Última mensagem: Human@
  Pedido: Fontes (relacionadas à página lésbica) Aster 5 8.827 07-02-2017, 01:47 PM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)