• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
identidades de gênero restritas
#1
Eu acho que tá faltando incluir identidades de genero culturais como eunuco, travesti-nb (masc e fem), guevedoce, calabai, calalai.

Algumas culturas consideram "interssexo" "[palavra estigmatizada diadista]", , "andrógine", "U/I (undetermined/indefinido)" , "transexual" e "transgênero" como identidades de gênero. Por mais que seja incorreto fazer isto, mas acho que vale ?

A gente podia ter uma lista pra neurogêneros também, acho que a gente não tem.
  Responder
#2
Discussões relacionadas ao site e não às identidades em si vão em Site > Orientando.org. Tópico movido.

Quanto ao tópico em si:

1) Temos uma página específica para identidades culturais não-cis. Como as outras, não está completa, porque há muito o que fazer no site e não temos gente suficiente ajudando.

A página sobre travesti não existe por falta de informações. Agradeço sua contribuição, mas ainda preciso verificar se consigo achar fontes que as verifiquem. Eu falei com algumas pessoas fora do fórum que possuem vivência na comunidade travesti, e só houve discordância em certo ponto (que não acredito que seja um ponto errado, só um ponto controverso, pela reação das outras pessoas), então acredito que seja um bom material, mas ainda há a necessidade de pesquisar e de estruturar a página.

2) O ponto sobre intersexo é válido, mas intergênero foi uma palavra cunhada especificamente porque certas pessoas intersexo não querem ver intersexo em listas de gêneros. Assim, preferi adicionar às páginas O que é intersexo? e Intergênero, dizendo que algumas pessoas usam intersexo como gênero, mas que intergênero tem o significado que tem hoje justamente para ter uma opção com o mesmo sentido, ainda que seja possível optar por não utilizá-la.

3) Andrógine tem uma página? ???????
Caso se refira à visão de andrógine em alguma cultura específica, vai ter que especificar. Androgynos - a versão da cultura judaica - está listada na lista de gêneros exclusivos.

4) Indefinide tem alguma base? Alguma comunidade?
Porque pra mim parece que isso fala por si só, é que nem listar a opção de não ter rótulos como um rótulo. As pessoas não precisam da ajuda de um glossário pra isso.

5) Sobre transgênero, já mencionei nesta página a possibilidade de utilizar transgênero como identidade por si só. Eu não quis colocar na página de gêneros não-binários para não dar a impressão de que todas as pessoas trans são não-binárias; isso também é o caso de genderqueer, transfeminine e transmasculine, mas estas são identidades bem mais utilizadas por pessoas não-binárias hoje em dia do que transgênero ou transexual.

6) Neurogêneros não possuem página especial porque são mais claramente para pessoas neurodivergentes, de forma que alguns gêneros culturais não estão claros pela própria descrição que são exclusivos. Assim como intergêneros, ao menos no momento acho que existe um perigo bem menor de pessoas se apropriarem destes gêneros e de utilizarem tais rótulos de forma errada.

Quando/se separarmos gêneros em gêneros fluidos, parciais, obrigatoriamente fora do binário, etc., aí podemos considerar uma página só para neurogêneros, mas não é o caso no momento.
  Responder
#3
Mesmo assim, eu acho que o site ficaria mais fácil de visualizar se pegássemos estas identidades de gênero e colocássemos elas em guarda-chuvas , tipo podíamos ter uma página só pra identidades agenero, outra só de neurogeneros, outra de multigeneros, outra pra condigeneros, outra pra xenogeneros, etc
  Responder
#4
Isso é uma ideia, eu só não quero acabar:

1) Dificultando demais a visualização de gêneros, fazendo com que as pessoas precisem pensar em categorias para achar o que procuram;

2) Ofendendo alguém por utilizar alguma categorização com a qual não concordam.

A ordem dos gêneros na página possui alguma lógica, mas a categorização não é explicitamente dividida em categorias por esses motivos.

Eu lembro que alguém teve uma ideia alternativa para o layout da página de gêneros, para ficar mais limpo ou algo assim, mas seria algo que só a @QueerNeko poderia fazer.
  Responder
#5
Não sei, quanto como as pessoas se ofendem ?
Se vc colocar todos os neurogêneros, todos os condigêneros, etc em listas separadas até que fica mais fácil entender o que é sinônimo, quais identidades são parecidas, eu já vi wikis estrangeiras usarem está técnica.
  Responder
#6
Alias fica até menos "informação direto na cara" se gêneros dentro de termos guarda-chuvas tiverem suas listas próprias.
  Responder
#7
Citação: Não sei, quanto como as pessoas se ofendem ?

Existem pessoas que consideram gêneros parciais dentro do espectro agênero. Existem pessoas que consideram gêneros parciais como multigênero (porque muitas vezes pessoas com gêneros parciais também são parcialmente de outros gêneros). Existem pessoas que consideram gêneros parciais como gêneros parecidos com outros.

Quando tiver que colocar os gêneros em categorias, eu provavelmente vou tentar manter certa unidade, usando categorias como "poligênero, gêneros fluidos, gêneros parciais" ou "espectro agênero e gênero-neutro", mas sempre vão haver controvérsias.

Também não adianta fazer diversas categorias minúsculas para 3~4 gêneros, e acho que não seria legal ficar repetindo.

Mas yeah, como falei, é algo para se considerar no futuro.
  Responder
#8
Sim, mas não dá pra colocar todos em listas, alguns como demigeneros deveriam ficar avulsos.
  Responder


Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
Lápis e papel Mudanças feitas em alguns panfletos + novo material sobre identidades multi Aster 0 3.903 20-06-2019, 10:33 PM
Última mensagem: Aster
  sobre conteúdo problemático e identidades em geral mimi 2 7.410 02-03-2017, 05:49 AM
Última mensagem: mimi
  Categorias relacionadas a gênero Aster 0 3.146 02-02-2017, 08:14 PM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)