21-02-2018, 11:31 AM
4128 escreveu:Eu não sou boa com o inglês, o que quer dizer esta postagem? Sobre uma hora ser cis e em outra trans?
*Desculpe não entendi direito
A postagem é de uma mulher não-binária chamada Alannah, que é uma alter em um sistema causado por transtorno dissociativo de identidade.
Um sistema é alguém cujo corpo possui várias pessoas. Cada uma dessas pessoas geralmente é chamada de alter, mas há sistemas que não gostam dessa terminologia. Enfim, não é o caso aqui.
O caso é que essa alter, quando surgiu, em 2011 (ou seja, quando outra pessoa no corpo se dividiu), se identificava como mulher. O corpo foi designado como do gênero feminino ao nascer, e portanto Alannah se considerava cis.
Porém, em 2013, Alannah ficou dormente. Isso significa que, a partir daí, não fez nada, e não se lembra de nada.
Só que, em 2017, ela ressurgiu, e percebeu que es outres alters começaram a tomar testosterona em 2014. Quando ela "voltou a existir", o corpo dela tinha transicionado para um que é visto como de homem, e o nome nos documentos mudou para um que é visto como de homem.
Por ser mulher, ela sofre de disforia por ter corpo associado com o gênero masculino, sofre por não saber bem que banheiro usar, tem medo de enfrentar violência por parecer "homem vestido de mulher". Só que ela não é trans, porque foi designada como mulher ao nascimento, e destransicionar não deve ser uma opção se outres alters preferem que seu corpo seja assim.
Então, ela cunhou ultrinque(gênero), um rótulo que significa que a pessoa tem tanto experiências parecidas com ser trans quanto experiências parecidas com ser cis. Ela quer que esse termo seja usado para outras pessoas na mesma situação dela, e está aberta para que este termo seja usado por pessoas cuja configuração hormonal faz com que seus corpos naturalmente "transicionem" para um que não querem, ainda que seu gênero seja o mesmo ou quase o mesmo do que o designado.
Deu pra entender? Desculpe se não consegui explicar melhor, eu sei que muita gente não é familiar com sistemas e com linguagem em volta deles, mesmo que a pessoa saiba inglês... :s