11-10-2017, 02:45 PM
Boa tarde pessoas, não sabia onde encaixar esse tópico, sorry se botei no local errado, estava pensando sobre o ensino das identidades de gênero e sexualidades nas escolas, e queria uma opinião de vocês.
Eu acredito que estes ensinos sejam fundamentais na formação de qualquer cidadão, auxiliando e conscientizando todos das diferenças que existem, e que é normal sermos diferentes uns dos outros, sem falar que reduziria a taxa de suicídio de jovens e o bullying nos entre os adolescentes, estendendo a mão e disponibilizando profissionais para auxiliarem os jovens na jornada de entenderem sua propria identidade.
Acredito que a identidade de gênero, deva ser ensinada logo na base, iniciando quando as crianças possuam uma idade de aproximadamente 6 anos de idade, e mantida até o terceiro ano do ensino médio.
Já a sexualidade, acredito essencial, o ensino a partir de 12 anos aproximadamente, quando o jovem começa a sentir atrações sexuais e descobrir a própria sexualidade, mantendo o ensino até a formação no terceiro ano do ensino médio também.
A minha questão é, quais pontos e o quão aprofundado estas questões deveriam ser abordadas nas escolas, pois crianças muito jovens não vão entender de cara se tentarmos ensinar de imediato a lista contendo todas especificações de cada sexualidade e gênero, teriamos que dosar este ensinamento, se aprofundando com o passar das séries, gostaria de saber o quão aprofundado deveria ser tratado logo no ensino fundamental, e se teria como ensinarmos tudo aos jovens até a formatura do ensino médio.
Outro ponto que acho crucial seria que as escolas tivessem profissionais da psicologia especialistas em questões LGBTQIAP+ que disponibilizassem auxilio aos estudantes que sofressem bullying ou que tenham dúvida sobre a sua própria identidade.
Eu acredito que estes ensinos sejam fundamentais na formação de qualquer cidadão, auxiliando e conscientizando todos das diferenças que existem, e que é normal sermos diferentes uns dos outros, sem falar que reduziria a taxa de suicídio de jovens e o bullying nos entre os adolescentes, estendendo a mão e disponibilizando profissionais para auxiliarem os jovens na jornada de entenderem sua propria identidade.
Acredito que a identidade de gênero, deva ser ensinada logo na base, iniciando quando as crianças possuam uma idade de aproximadamente 6 anos de idade, e mantida até o terceiro ano do ensino médio.
Já a sexualidade, acredito essencial, o ensino a partir de 12 anos aproximadamente, quando o jovem começa a sentir atrações sexuais e descobrir a própria sexualidade, mantendo o ensino até a formação no terceiro ano do ensino médio também.
A minha questão é, quais pontos e o quão aprofundado estas questões deveriam ser abordadas nas escolas, pois crianças muito jovens não vão entender de cara se tentarmos ensinar de imediato a lista contendo todas especificações de cada sexualidade e gênero, teriamos que dosar este ensinamento, se aprofundando com o passar das séries, gostaria de saber o quão aprofundado deveria ser tratado logo no ensino fundamental, e se teria como ensinarmos tudo aos jovens até a formatura do ensino médio.
Outro ponto que acho crucial seria que as escolas tivessem profissionais da psicologia especialistas em questões LGBTQIAP+ que disponibilizassem auxilio aos estudantes que sofressem bullying ou que tenham dúvida sobre a sua própria identidade.