17-01-2017, 04:39 PM
Eu acho meio complicado usar pronomes que fogem muito do esquema de pronomes gramaticalmente corretos, porque pode ficar muito complicado interpretar o pronome no meio de certas frases quando não há a referência do pronome previamente.
Ile, élu e eld ainda não são tão diferentes de ele ou de ela. Agora:
Sua vizinha era maravilhosa. Encontrou nada uma fonte de inspiração.
Essa frase não faz tanto sentido... até que você percebe que estou usando o conjunto fa/ada/a citado acima.
Aqu___ (aquele/aquéli/aquels/aquile/etc.) não é tão difícil de achar o contexto. Agora, e se for d___ (dele/dela/etc.) ou n___ (nélu/nelx/etc.)?
Pelo menos você tomou o cuidado de começar todos os pronomes por vogais.
Dito isso, anj e elf parecem funcionar bem.
Eu ofereço o modelo vogal/letra 1/letra 2, onde ou letra 1 precisa ser l (L) e/ou letra 2 precisa ser e ou a, para invocar a ideia de pronome. Caso a letra 1 seja l, letra 2 pode não existir também.
Exemplos:
- ara (aranha)
- afa (fada)
- ilo (crocodilo)
- ore (árvore)
- alo (cavalo)
Claro, esses exemplos não são perfeitos. Nilo é o nome de um rio, Dara é um nome (e dará é um verbo), dá-lo (de dalo) também é verbo. Dore parece dor ou dores. Chamar alguém de aquilo também pode não ser boa ideia.
E, claro, qualquer pessoa é livre para usar o pronome que quiser aqui.
Mas acredito que, talvez, usando esse esquema que passei, os pronomes podem ser mais intuitivos nas frases? Idk.
Ile, élu e eld ainda não são tão diferentes de ele ou de ela. Agora:
Sua vizinha era maravilhosa. Encontrou nada uma fonte de inspiração.
Essa frase não faz tanto sentido... até que você percebe que estou usando o conjunto fa/ada/a citado acima.
Aqu___ (aquele/aquéli/aquels/aquile/etc.) não é tão difícil de achar o contexto. Agora, e se for d___ (dele/dela/etc.) ou n___ (nélu/nelx/etc.)?
Pelo menos você tomou o cuidado de começar todos os pronomes por vogais.
Dito isso, anj e elf parecem funcionar bem.
Eu ofereço o modelo vogal/letra 1/letra 2, onde ou letra 1 precisa ser l (L) e/ou letra 2 precisa ser e ou a, para invocar a ideia de pronome. Caso a letra 1 seja l, letra 2 pode não existir também.
Exemplos:
- ara (aranha)
- afa (fada)
- ilo (crocodilo)
- ore (árvore)
- alo (cavalo)
Claro, esses exemplos não são perfeitos. Nilo é o nome de um rio, Dara é um nome (e dará é um verbo), dá-lo (de dalo) também é verbo. Dore parece dor ou dores. Chamar alguém de aquilo também pode não ser boa ideia.
E, claro, qualquer pessoa é livre para usar o pronome que quiser aqui.
Mas acredito que, talvez, usando esse esquema que passei, os pronomes podem ser mais intuitivos nas frases? Idk.