• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
História da identidade não-binária?
#9
A questão das "travestis" no Brasil - considerando aqui travesti como o termo utilizado por europeies para descrever pessoas com pênis tratadas como mulheres em sociedades indígenas - não é bem uma prova de que as sociedades indígenas sul-americanas consideravam que mais de dois gêneros existiam. Afinal, é bem possível que considerassem dois gêneros, com a diferença que o gênero "mulher" ou "não-homem" não era necessariamente definido pela genitália, e sim pelo papel sexual passivo.

Algum explorador francês aí chamou essas pessoas que tinham papeis femininos, mas que não eram mulheres cis de acordo com a visão europeia, de travestis, e categorizou tais "travestis" como um "terceiro gênero", mas isso não é necessariamente o que aquelas sociedades pensavam ou pensam sobre gênero.

Eu citaria esta página, mas aparentemente deram uma mudada no texto, provavelmente porque as conotações modernas do termo travesti são diferentes das que foram aplicadas àquelas indígenas há séculos atrás. Tentei dar uma pesquisada, mas não consigo encontrar nada em relação às origens da palavra, só em relação ao que pessoas nos dias de hoje consideram travestis, então não tenho como dar uma referência decente, sry. :S

De qualquer forma, acredito que OP esteja mais preocupado em saber da história moderna ocidental em relação à terminologia utilizada para identidades não-binárias, não em provas de que pessoas não-binárias sempre existiram, embora, sim, existam muitas.


Citação:-alguns até consideram transsexual e transgênero como opções tb

Como você pode ver nos links que passei mais cedo, transexual nunca foi uma terminologia amigável a pessoas não-binárias, porque sempre teve muito mais a conotação de "mudar de 'um sexo' pra outro" do que a conotação de "ter um gênero não-normativo", que é o caso de transgênero e de genderqueer.

Existem pessoas não-binárias transexuais, e até transmedicalistas (que tendem a usar o termo transexual), mas ainda assim, é difícil ver pessoas não-binárias se dizendo transexuais, se for comparar com o quanto de pessoas binárias que usaram/usam o termo, ou se for comparar com as pessoas não-binárias que preferem outras terminologias.

Sobre transgênero, yeah, boa parte do tópico falou disso. Mas acho interessante notar que:

1) Poucas pessoas não-binárias hoje em dia descrevem seu gênero como transgênero, ao invés de se dizerem não-binárias, genderqueer, transmasculinas, transfemininas, ou de algum gênero mais específico.

2) Cada vez eu vejo mais pessoas não-binárias se afastando da identidade/comunidade transgênero, principalmente pelo exorsexismo encontrado dentro e fora da comunidade transgênero, que diz que pessoas não-binárias "não são trans de verdade".
  Responder


Postagens neste tópico
História da identidade não-binária? - por Aster - 26-06-2017, 02:07 PM
História da identidade não-binária? - por Aster - 27-06-2017, 02:22 PM
História da identidade não-binária? - por mimi - 04-07-2017, 08:00 AM
História da identidade não-binária? - por Aster - 09-07-2017, 01:50 PM
História da identidade não-binária? - por Aster - 09-07-2017, 08:21 PM
História da identidade não-binária? - por mimi - 10-07-2017, 06:30 AM
História da identidade não-binária? - por Aster - 13-07-2017, 10:06 PM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Tradução: Essencialismo de identidade Uriel 0 305 03-09-2022, 04:35 PM
Última mensagem: Uriel
  Mais uma perguntinha .o. [mudança de identidade] caah 3 4.153 03-02-2017, 08:37 AM
Última mensagem: caah

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)