• 1 votos - 5 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Discussão\Desabafo sobre "gêneros criativos"
#1
Desculpe o "criativos" usado no título mas é que o que eu quero falar sobre aqui não são exatamente gêneros não-binários e eu não vi um nome específico para "gêneros que não são binários nem não-binários" [alguém me recomenda uma correção?]

Vamos lá. Eu gostaria de compartilhar um preconceito que eu tenho pra talvez conseguir evoluir nisso de alguma forma lendo a opinião de outras pessoas.

Antes de compartilhar o preconceito que eu tenho em si, eu gostaria de explicar um fato antes; apesar de ser um menino trans, sempre que eu paro para pensar no assunto de gêneros, eu chego a conclusão de que agênero é o único "gênero" que realmente me faz sentido.

Padrões estúpidos atribuídos aos humanos pela genital são algo que eu não consigo entender. Parecia normal até anos atrás porque nunca parei pra pensar no assunto; "é assim e pronto", homem usa roupa x e mulher y, homem fala de modo x e mulher y. Essas eram as regras da sociedade, era assim que devia funcionar, porque em algum momento da história foi decidido isso e ficou. Mas "coisas decididas pela sociedade" mudam o tempo todo, simplesmente porque não são algo ligado ao nosso físico. Racismo, homofobia, machismo; são todos conjuntos de comportamentos, pensamentos, sensações e afins. Não existe um motivo físico para brancos acreditarem que negros são menos capazes ou inteligentes. Não existe motivo biológico para que um homem mate outro por ele ser gay [por sinal, na teoria isso deveria ser ótimo, um a menos na "competição", não?]. Da mesma forma, não existe um motivo para que "humano com genital de tal formato deve usar o tecido cortado de tal maneira no corpo". Existem lá roupas mais ou menos confortáveis por questão de seios ou membro, mas isso é o mais longe que essa regra deveria chegar. Comportamento, mesma coisa. Enfim; essa coisa de "homem" e "mulher" em qualquer uso que não seja médico ao meu ver é completamente sem sentido, e por isso "agênero" é de longe o que eu acho mais humano, mais "verdadeiro". É a criatura exatamente como ela é; um humano, simplesmente, com a [talvez] capacidade de dar a luz ou não. Isso se nada intervir, já que muitos acabam incapazes de ter filhos [ou não os tem por opção].

Okay... Depois desse desabafo, talvez se questionem porque eu sou trans\male então se eu não vejo sentido nisso. Eu me sinto confortável assumindo esse "role" que a sociedade criou; são roupas que eu gosto, comportamentos que eu gosto, e tratamento também. Ao mesmo tempo, meu desconforto não é apenas social, eu pretendo fazer cirurgia se um dia conseguir, pois definitivamente não me sinto bem com meu corpo atual, e cá entre nós acho uma pena que não seja algo que a pessoa possa decidir por si mesma com o tempo. :p
Ao mesmo tempo, eu não iria me incomodar nem uma gota se da noite pro dia decidissem que gêneros não existem mais e agora só existem definições físicas pra motivos médicos. [Mas eu ainda ia querer fazer cirurgia, pois os males do atual me incomodam infinitos.]

Com toda a "introdução", agora eu vou ao ponto do tópico de fato. Eu sou um bocado intolerante com gêneros que me soam sem sentido. Não sou intolerante do tipo que destrata alguém ou corta contato com a pessoa, meus pais me deram educação e respeito e eu aprendi muito bem, se fosse um amigo eu não sentiria nada de diferente e simplesmente usaria o termo que me fosse pedido. Mas, mesmo assim, eu não consigo ver a situação de modo positivo, digamos. A pessoa dizer que tem gênero que muda "de acordo com o clima" ou "dependendo da música que escuta" por exemplo me faz franzir a testa. É muito possível que essa minha visão fixa de que gêneros num geral são uma ideia antiquada e desnecessária me faça sentir que essas pessoas estão "piorando a situação" ao "criar mais gêneros ainda" ao invés de só se sentirem elas mesmas e pronto.
Pior; se eu tento entender as explicações das pessoas eu acho mas absurdo ainda. Usando o da música de exemplo; "ah eu me sinto mais masculino se estou ouvindo um rock pesado e mais feminina se escuto uma música doce". Pra mim isso não faz sentido nenhum. O que raios é "se sentir masculino"? "Homem" nem sequer é uma coisa, é simplesmente um conjunto de comportamentos e regras, como uma pessoa se sente "um conjunto de comportamentos e regras"?
Aí se a pessoa tenta explicar mais e fala coisas do tipo "Ah se eu ouço rock pesado eu me sinto mais voraz, mais forte, mais intenso, tenho vontade de bater em coisas, sabe como é"... A situação fica ainda pior. Emoções genéricas não são exclusivas de nenhum humano. Tanto "homem" como "mulher" podem se sentir "fortes com vontade de bater em coisas", isso não muda o tal "gênero" que elas assumem pra si. Isso é apenas um exemplo, claro, mas dá pra passar o dia todo coletando outros exemplos que eu vi por aí ligados a outros tipos de gênero que não me fazem sentido algum [mais do que o normal].

Enfim... Como dito, eu consigo simplesmente respeitar o gênero que a pessoa atribuir a si, e a respeitar como pessoa, mas não consigo ver sentido e nem tirar esse sentimento ruim de desaprovação quando leio sobre ou afins. Eu não chego a sentir raiva nem nada próximo a isso; talvez seja mais o contrário, sinto tristeza, porque acho que um caminho rumando a um mundo livre de gêneros por completo seria o ideal e o mais seguro pra que cada um possa simplesmente existir como é sem ter que se preocupar com padrões sem sentido nem preconceitos, e enquanto isso a lista de gêneros só faz aumentar de tempo em tempo.
  Responder


Postagens neste tópico
Discussão\Desabafo sobre "gêneros criativos" - por Hiro - 09-08-2016, 06:44 AM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  sobre identidades colecionáveis mistério 1 1.931 14-07-2022, 07:43 PM
Última mensagem: Uriel
  Traduções de identidades do tipo "gênero-fluido entre todos os gêneros menos tais" Aster 3 7.292 01-08-2020, 03:45 PM
Última mensagem: mimi
Bandeira verde Semana de Conscientização sobre o Espectro Arromântico 2020 Aster 2 5.532 23-02-2020, 12:08 AM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)