• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Invés de LGBTfobia o que usar? Dialocishet- ou diállocisheterossexismo?
#2
Peri é um prefixo utilizado como "em volta de" ou "ao redor de", e periorientade é um palavra SUPER pouco conhecida, então duvido muito que o uso mínimo de perissexo se dê a isso. A questão é que muita gente não sabe da alternativa, ou não vê necessidade dela.

Até onde sei, endossexo seria uma alternativa ruim porque significa "por dentro", ou seja, significaria "essência", e portanto possui a conotação de "normalidade". (x)

O problema com diádique é quando essa denominação é aplicada a pessoas; mesmo pessoas que não apoiam o uso de diádique não se importam com diadismo e palavras relacionadas.

O caso de uni é parecido com o de peri. É um prefixo. Vai estar em várias palavras. E, de acordo com o contexto, dá pra ver se estão falando de "unissex" (uma palavra que mal vejo em contextos de identidade btw), de biologia, ou de uma orientação.

Alo foi bem apropriado sim, mas ainda tem gente que reclama que estamos "patologizando pessoas fora do espectro assexual", ainda que "allosexual" nunca tenha significado nada além de "alguém que sente atração sexual por outres". Então, enfim, que haja uma alternativa para quem esteja procurando uma.

Não entendi sua colocação sobre exorsexismo; é uma palavra diferente de diadismo porque questões não-binárias nem sempre são as mesmas de pessoas intersexo. E cissexismo já cobre exorsexismo, assim como heterossexismo já cobre alossexismo, por isso os prefixos não estão ali.

Sim, existem pessoas a-spec hétero, mas elas não vão ser vistas como 100% hétero por uma sociedade heterossexual heterorromântica.
  Responder


Postagens neste tópico
Invés de LGBTfobia o que usar? Dialocishet- ou diállocisheterossexismo? - por Aster - 16-11-2017, 08:14 PM

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)