• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pedido: Texto sobre a identidade travesti [AC: menc. genitais, qstos. delicadas]
#3
Olha pelo que eu sei de travesti, é um termo tipo geberoqueer ou androgino, serve tanto como identidade de gênero tipo "terceiro genero" (travesti-não-binárie pros gringos) quanto como pra expressão de gênero (neste caso , travesti é chamado de crossdresser, creio que na nossa língua não exista tradução mais específica pra palavra do inglês ).


A história de travesti é interessante no começo a palavra se atribuía pra pessoas que se visitam com roupas atribuídas a identidade de gênero atribuída ao sexo oposto, tanto afab quanto amab.
Travesti era visto como um tipo de gay super afeminado que queria ser mulher ou uma lésbica super masculina que queria ser homem (vi#do, bi#a e sap#tão foram sinônimos pra travesti NA MENTALIDADE POPULAR por muitos anos). Naquela época as pessoas nem sabiam que identidade de gênero, expressão de gênero e orientação eram coisas diferentes.
É comum as pessoas perguntarem pq raramente pessoas afabs são chamadas de os travestis (afab vestid@ como amab deveria se vestir), e isto tem muito haver com a questão do feminismo e da moda cultural mesmo, se tornou "comum" mulheres se vestirem e parecerem homens apesar de isto não ser tão socialmente aceitável depois que conseguimos mais igualdade de gênero entre muitas culturas, aliás o que a gente chama de roupa unissex na nossa cultura apareceu ai na moda.
Outra coisa que acontece com a identidade das pessoas vestidas como um sexo que elas não são foi que devido a condição miserável de muitas pessoas transgeneras e a marginalização delas tendo muitas portas fechadas nas caras delas e tendo que se prostituir pra sobreviver (90% das pessoas transfemininas do Brasil já se prostituiram segundo pesquisa recente ), a imagem destas pessoas crossdressers ou transgeneras começou a ser algo associado a marginalidade, a prostituição , etc, tanto é que durante a época de 80-90 "travesti" virou um rótulo pra um tipo específico de profissional do sexo. Travesti virou emprego , da pra acreditar ?
Outra coisa , falando das pessoas transfemininas, como a grande maioria delas já estiveram nesta vida horrível, a imagem de travesti começou a ser associada mais às pessoas amab. Existem várias teorias pra explicar pq pessoas transmasculinas escapam mais desta realidade:
1- pq a grande maioria começou a se conformar com a idéia de ser mulher extremamente masculina, já que isto era bem mais aceitável do que se dizer que era travesti, pq travesti naquela época era uma palavra pra pessoas imundas.
2- pq a grande maioria das pessoas transmasculinas não sao tao precionadas a se prostituirem pq a sociedade nossa aceita muito mais de boa afabs que querem se igualar a homens do que amabs que querem se igualar a mulheres por causa tanto do feminismo (da idea de igualdade de gênero) , quanto ironicamente do machismo (da idéia de ser mulher/feminino é ser inferior e ruim) , apesar de não aceitarem muito as wlw. (Existem ate outras culturas machistas que apoiam pessoas transmasculinas e desprezam as transfemininas, tipo "é melhor ter um filho homem, mesmo que trans, do que ter uma filha mulher ")
3 - pq quase ninguém aceitava serviços de travestis afabs, e tipo gigolos não são muito procurados na nossa sociedade, ou pelo menos na época.

Como ser travesti era uma coisa horrível, depois que o termo transexual surgiu , muitas pessoas transgeneras transexuais (que fizeram tanto as mudanças sociais, burocráticas e medicas) começaram a usar a palavra travesti pra deslegitimar a identidade transgeneras de outros dentro da comunidade transgenera, principalmente as identidades de pessoas nb, tipo gênerofluido, e isto acontece até hj. Tipo "a travesti não é uma mulher de verdade ", "o travesti não é um homem de verdade", e tipo por causa disto que virou id de gênero separado também.





Mas em suma uma pessoa crossdresser tanto cisgenera quanto transgenera pode se dizer travesti, tanto faz o agab dela.
E também pessoas podem usar travesti como uma identidade de gênero não binário (que surgiu baseada em comportamentos tipo as id androgine e neutrois que também surgiram baseadas em expressões de genero). Uma id de genero que é feminina mas não é mulher ou uma id de gênero que é masculina mas não é homem.



Como qualquer outra pessoa , travestis -nb e travestis crossdressers podem transacionar. Existem homens cis crossdressers que botam silicone e mulheres cis crossdressers que tiram as mamas. Eles podem fazer o que quiserem como qualquer outro gênero.
espero ter te ajudado, bem.
  Responder


Postagens neste tópico
Pedido: Texto sobre a identidade travesti [AC: menc. genitais, qstos. delicadas] - por Human@ - 16-07-2017, 10:29 PM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Pedido de sugestões para páginas novas/atualizações Aster 2 7.073 26-11-2019, 03:15 PM
Última mensagem: Aster
Video Vídeo: Respondendo perguntas sobre o Orientando Aster 0 3.804 31-10-2019, 11:54 AM
Última mensagem: Aster
Lápis e papel Mudanças feitas em alguns panfletos + novo material sobre identidades multi Aster 0 3.930 20-06-2019, 10:33 PM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 2 visitante(s)