• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ensino LGBTQIAP+ nas escolas
#2
Sobre o lugar do tópico, essa discussão tecnicamente poderia ir em Identidades, mas acredito que pode ir aqui também, afinal ela só existe por conta da discriminação que existe contra identidades LGBTQIAPN+. :P

Sobre a questão em si... eu não sei dizer se é importante ensinar sobre orientações em si, mas como temos educação sobre como sexo e reprodução funciona por volta da 7ª série (quando estamos estudando o corpo humano), acho que pode ser importante ensinar que sexo não é necessariamente reprodutivo ou pênis + vagina, e que outras formas de sexo também podem passar doenças sexualmente transmissíveis.

Acho que em um mundo ideal teríamos uma parte da vida onde aprendemos sobre diferentes identidades relevantes, não sou psiquiatra pra dizer quando seria o momento ideal pra fazer isso mas de qualquer forma seria em uma situação ideal e não necessariamente algo que todo mundo precise saber.

O que precisam saber é que existem diversos gêneros, diversas linguagens e diversas orientações, e que há a necessidade de respeitar a identidade alheia mesmo que você não entenda como seja a experiência. No mundo atual, acredito que isso caberia mais em discussões sobre grupos marginalizados, o que infelizmente só acontece no ensino médio quando deveria começar a acontecer lá pela 5ª-6ª série, quando ainda há interesse nas aulas, IMHO.

Acho que o que falta sobre educação geral em relação a estas questões é que existem infinitas possibilidades de gêneros, e que portanto também existem infinitas possibilidades de orientações. Muitas delas tem nomes, e acho legal dar alguns exemplos, mas só dizer que "pessoas podem ser gays" ou que "pessoas podem ser trans" pode não ajudar em muitos casos, e até atrapalhar pessoas que não cabem nesses binários.

Pode ser importante trazer a normalização dessas questões não só como uma cartilha ou chamando algum grupo para falar sobre isso (embora isso já seja muito legal!), mas também trazendo filmes/séries/livros/peças que trazem diversidade, quando as turmas precisam ver alguma mídia. Também contratando professories LGBTQIAPN+, e dando exemplos em exercícios que não envolvam apenas personagens cis, hétero e perissexo.
  Responder


Postagens neste tópico
Ensino LGBTQIAP+ nas escolas - por l00ki - 11-10-2017, 02:45 PM
RE: Ensino LGBTQIAP+ nas escolas - por mistério - 20-10-2020, 05:19 PM
Ensino LGBTQIAP+ nas escolas - por Aster - 12-10-2017, 08:21 PM
Ensino LGBTQIAP+ nas escolas - por mimi - 16-10-2017, 01:39 PM

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)