• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Analterose (não-alterous) e aqp
#2
Yeaaaah, a maioria coloca analternative (a tradução que uso pra alterous é alternative) como uma orientação privilegiada, mas eu acho que a coisa é mais complicada do que isso.

Tipo, em termos de outras atrações:

Sexual: Espera-se que as pessoas sintam atração sexual, tanto por pessoas qualquer na rua, quanto por celebridades, quanto dentro de um relacionamento compromissado. Pessoas também muitas vezes se baseiam apenas em sua atração sexual para dizer qual é sua orientação. Portanto, ser assexual é fora da norma.

Romântica: Espera-se que as pessoas sintam atração romântica; com menos frequência do que a sexual, mas ainda espera-se que pessoas busquem relacionamentos com seu amor verdadeiro, e que tenham quedinhas por amizades e talvez por personagens desde cedo. É esperado que, dentro de um relacionamento compromissado, as pessoas se amem. Portanto, ser arromântique é fora da norma.

Sensual: Espera-se que as pessoas desejem toque, especialmente dentro de relacionamentos sérios, ou com relação a pessoas de quem gostam romanticamente ou sexualmente. Portanto, ser assensual é fora da norma, ainda que poucas pessoas deem nome a suas orientações sensuais. Isso pode variar de acordo com que tipos de toques são associados com atração sensual, mas acredito que, na maioria dos casos, a norma seria ser heterossensual.

Platônica: Aqui temos o problema de atração platônica ser definida como duas coisas diferentes. Para propósitos de simplificação, vou assumir que estamos falando de atração platônica no sentido de desejar fazer ou manter amizades com pessoas específicas. Ainda que hajam incentivos para que pessoas só façam amizades dentro de seus próprios gêneros, alguém que diz que não sente vontade alguma de ter amizade com certo(s) gênero(s) provavelmente seria viste como preconceituose. Pessoas que não querem fazer amizade alguma também podem ser vistas como frias, estranhas ou esnobes: portanto, a norma provavelmente é ser panplatônique.

Queerplatônica: Relacionamentos queerplatônicos por si só são estigmatizados. Afinal, aos olhos da sociedade, ou a relação deveria ser recategorizada como amizade, ou a relação é secretamente romântica/sexual/insegurança com compromissos/etc. Porém, ainda que não ter relacionamentos queerplatônicos seja uma norma, não querer ter nenhum tipo de relacionamento também está fora da norma. Assim como existem pessoas que dizem que "ao menos pessoas assexuais podem ter relacionamentos românticos", existem pessoas que dizem "ao menos pessoas arromânticas podem ter relacionamentos queerplatônicos". Portanto, eu não diria que existe orientação queerplatônica privilegiada.

Alternativa/alterosa/alterous: Atração alternativa pode ser definida de diferentes formas, e acho que a questão principal é que ela não é nenhuma das outras. Alguém que utiliza uma orientação alternativa vai atrair comentários de que ela é inútil ou inexistente. Não acho que alguém vai tentar extrair informações de uma orientação alternativa porque não é um conceito conhecido, e porque ela toma formas diferentes de acordo com cada pessoa. Portanto, acho que é um caso similar à queerplatônica: a sociedade não quer que pessoas tenham esse tipo de atração, mas também prefeririam que houvesse esse tipo de atração a nenhum.

Resumindo: Orientações queerplatônicas e alternativas/alterosas geralmente são irrelevantes para pessoas alorromânticas e alossexuais, então não vejo como uma pessoa aqueerplatônica/analternativa heterorromântica e heterossexual teria uma experiência de vida diferente de alguém com a mesma orientação romântica e sexual que simplesmente não categoriza suas orientações queerplatônicas e alternativas. Porém, no caso de pessoas arromânticas (principalmente), vejo como pode ser motivo de discriminação tanto não sentir outros tipos de atração, quanto sentir atração de forma vista como inválida pela sociedade.

Acho que esse pensamento de "não precisamos de bandeira analternativa" vem de pensar nesses casos de pessoas alo que dizem não ver sentido ou propósito nesse tipo de atração, e que portanto seriam tecnicamente analternativas ou quoialternativas. E aí não pensam nas pessoas que se identificam como tal por quererem mostrar que não sentem a atração alternativa "no lugar" de outra.

Mas fora isso, achou o significado da cor azul? Fiquei curiose lol
  Responder


Postagens neste tópico
Analterose (não-alterous) e aqp - por unã - 27-12-2017, 06:17 PM
Analterose (não-alterous) e aqp - por Aster - 07-01-2018, 06:56 PM
Analterose (não-alterous) e aqp - por unã - 11-01-2018, 10:43 PM
Analterose (não-alterous) e aqp - por unã - 11-01-2018, 10:46 PM
Analterose (não-alterous) e aqp - por Aster - 12-01-2018, 12:14 PM

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)