• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
TERFs e pessoas intersexo [diadismo, cissexismo, transmisoginia, genitais]
#1
Me desculpem por outro tópico sobre TERFs, é só que na pesquisa sobre a Simone acabei me deparando com esse texto. Eu não tô a fim de traduzir ele inteiro, mas é legal o que uma pessoa intersexo acha dessas coisas.

Os pontos do texto são:

- Algumas pessoas intersexo elogiaram um certo grupo "crítico de gênero", e OP foi ver o que era. Mas se decepcionou, por motivos óbvios.

- Essas pessoas intersexo provavelmente simpatizam com TERFs porque "criticar gênero" parece algo interessante do ponto de vista de quem desvia do que é esperado para cada gênero, e de quem luta por ter sua anatomia natural mais respeitada do que a designação de um gênero.

- Muitas pessoas intersexo não se sentem confortáveis com as aplicações genéricas de cis e trans, e TERFs também não gostam do termo cis, outro ponto que poderia ser visto como em comum.

- Muitas TERFs possuem publicações mainstream onde suas visões são colocadas como razoáveis, e, sem saber pelo que pessoas trans lutam e como pessoas trans falam de privilégio cis, pessoas trans podem ser pintadas como inimigas do progresso que querem que todes se conformem com normas de gênero e tal. Pessoas intersexo sem contato com comunidades trans podem ver pessoas trans como inimigas por conta disso.

- TERFs ao menos concordaram que uma atleta ipsogênero com níveis altos de testosterona deveria poder competir em eventos esportivos femininos por ter cromossomos XX, vulva e criação como mulher, e que cirurgias de "correção" da genitália no nascimento são mutilação e não deveriam ser feitas.

Agora sim, eis os problemas:

- TERFs acreditam que o binário de sexo existe, e que pessoas intersexo são um transtorno e portanto não deveriam contar como sexos diferentes dos diádicos. Não querem que façam intervenções cirúrgicas, mas querem que bebês intersexo sejam examinados para que o "sexo correto" seja colocado na certidão. O sexo correto, segundo elas, seria ou relacionado à capacidade reprodutiva ou, se isso não fosse possível (o que acreditavam que era o caso na maior parte das vezes), com base nos cromossomos (lol).

- TERFs não perceberam que seus cenários de "sexo verdadeiro" envolveriam mulheres inférteis com útero e cromossomos XY ou transição de gênero forçada, assim como mulheres com pênis... coisas que TERFs acreditam que não poderiam existir, já que acham que o que define os "sexos" é que homens querem controlar os úteros das mulheres usando seus pênis.

- TERFs acreditam que a remoção do sexo em documentos, ou que a correção fácil a partir de certa idade para que pessoas possam escolher entre M, F ou entre uma categoria não-binária, são ideias ruins. Acham que isso confundiria a criança, fazendo ela achar que pertenceria a "outro sexo", enquanto diziam que "pessoas intersexo de verdade" se identificam como homens ou mulheres. Portanto, isso seria ruim para crianças intersexo, e só seria bom para as "fantasias" de pessoas trans e não-binárias.

- TERFs consideram a questão intersexo um desvio do assunto, porque pessoas intersexo são "raras demais", enquanto "mulheres de nascimento" são metade do mundo, sob a ameaça de "homens que tentam entrar em espaços de mulheres", e portanto questões intersexo deveriam ficar de lado.

- Informaram OP que TERFs não possuem paciência com o "desvio intersexo" porque só "homens" (mulheres trans) o usam para negar que genitais definem o binário imutável de gênero, que mulheres de nascimento são oprimidas, blá blá blá. Ignoraram que OP é uma pessoa intersexo que não é uma mulher trans.

- Também disseram para OP que a maioria das pessoas que se dizem intersexo são pessoas trans fingindo serem intersexo, e que a "pequena minoria de pessoas que são intersexo de verdade" estão sendo usadas por mulheres trans e deveriam odiar pessoas trans. OP diz que essa desinformação sobre a maioria das pessoas intersexo serem falsas não contribui com a causa, e que é capaz de analisar quem está se aproveitando da causa por si mesmo.

- TERFs usam a ideia de que cirurgia em bebês intersexo é ruim para dizer que crianças trans não deveriam "transicionar de forma forçada", sendo que isso ignora que esses casos são simplesmente para as crianças serem avaliadas em relação à sua identidade de gênero, sem envolver hormônios ou cirurgias, no máximo mudança do marcador de gênero nos documentos, mudança na linguagem e diagnóstico oficial. Isso ignora que estes casos são uma validação do que a criança quer, e não algo forçado.

Resumindo, OP foi informado de que políticas "críticas de gênero" poderiam ser úteis para pessoas intersexo, e participou por dias de um grupo desses. Encontrou um monte de transmisoginia, negação do que pessoas trans de qualquer gênero vivem, e insistência de que pessoas intersexo possuem algum transtorno. Disseram pro OP que a maioria das pessoas que se dizem intersexo são pessoas trans fingindo ser intersexo para avançar sua meta de fazer com que as pessoas respeitem identidade de gênero e parem de se fixar na genitália. Se apropriaram de uma bandeira da causa intersexo para reclamar de responsáveis que apoiam suas crianças trans. O veredito é que TERFs são péssimas aliadas da comunidade intersexo.
  Responder


Postagens neste tópico
TERFs e pessoas intersexo [diadismo, cissexismo, transmisoginia, genitais] - por altedude - 22-01-2018, 05:11 PM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  existe algum lugar no planeta inclusivo de pessoas não-binárias? mistério 1 270 05-02-2024, 08:23 PM
Última mensagem: Aster
  O separatismo do T da sigla e a relação com TERFs e conservadores cristãos QueerNeko 4 7.017 24-10-2020, 03:41 PM
Última mensagem: Aster
  termos alternativos para expressões relacionadas a genitais karymaAssemany 7 10.395 15-10-2020, 05:52 PM
Última mensagem: mistério

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)