• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
quais opressões/discriminações listar ou não listar?
#3
Eu acho que depende muito do contexto.

Por exemplo, mastodon.social lista discriminação baseada em castas como um dos tipos de discriminação não permitidos nas regras. Isso aconteceu após um grande fluxo de gente indiana que foi do Twitter pra lá parcialmente por consequência dessa discriminação. Agora, eu não listo isso em praticamente nenhum contexto porque 1) apesar de eu ter lido sobre como opressão baseada em casta funciona, não é um tipo de opressão com o qual tenho muito contato e 2) não é um tipo de opressão que eu vejo muito nos espaços online que frequento (nem em questão de ver gente reclamando sobre sofrer discriminação com base nisso). Se eu fosse listar todos os tipos de opressão que conheço eu até mencionaria isso, mas se a ideia é dar só alguns exemplos, não vejo sentido.

Sobre especificar também depende do ambiente. Em um contexto mais geral, eu não vejo sentido em especificar várias formas de queermisia, e ao invés disso prefiro focar em listar opressões diferentes (como capacitismo e racismo). Mas se a ideia for, por exemplo, um grupo de chat trans, acho que faz sentido citar nas regras coisas como exorsexismo, reducionismo de gênero e/ou transmedicalismo não serem ideologias permitidas.
  Responder


Postagens neste tópico
RE: quais opressões/discriminações listar ou não listar? - por Aster - 24-07-2023, 10:50 PM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  recursos sobre opressões em português? mimi 2 5.278 02-03-2017, 06:39 AM
Última mensagem: mimi

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)