• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dúvidas (várias)
#2
Aviso que as respostas são grandes. E também que:

AVISO DE CONTEÚDO PARA O POST INTEIRO: Menção de preconceitos, inclusive com exemplos, mesmo que não tenha nada muito detalhado.

1) Eu acredito que a sociedade em geral não pensa em termos específicos do que odeia, e sim em uma categoria queer (por falta de palavra melhor, sei que nem todes se identificam como queer) onde colocam as pessoas que não obedecem as regras que regem gênero.

Por estas regras, existem dois gêneros, que correspondem a dois sexos (duas combinações específicas de cromossomos, características sexuais secundárias, hormônios e sistema reprodutor), que idealmente se vestem e se apresentam de acordo com o que a sociedade espera de tais gêneros, e que sempre se cruzam entre si; isto é, mulheres devem nutrir desejo de amor e sexo apenas por homens, e vice-versa.

Por estas regras, uma mulher com pênis ou um homem com alto nível de estrogênio são aberrações da natureza. Alguém que "diz" não ser homem ou mulher, ou que diz ser ambos, também. Alguém que deseja pessoas além do seu "gênero oposto", ou que não deseja ninguém, também.

Você mesma é arromântica e assexual. Pessoas provavelmente esperam que sua falta de atração seja uma fase, ou uma doença a ser curada. Existem pessoas que acreditam em pessoas que nutrem atração pelo mesmo gênero, mas que não acreditam que alguém pode não sentir atração, ou sentir tão pouca que é praticamente inexistente.

Uma pessoa binária que expressa atração por uma pessoa não-binária está aceitando se relacionar com "uma aberração" ao invés de "colocar isso aí no lugar". Mesmo que não sejam do mesmo gênero, um relacionamento com uma pessoa não-binária vai por em questão o "gênero de verdade" de uma pessoa binária, assim como homens gays são vistos como "meio mulheres" ou mulheres lésbicas são vistas como "meio homens".

2) Experiência. Existe gente que diz que sente atração independentemente do gênero, e existem pessoas que só citam/contam gêneros pelos quais já sentiram atração.

Se eu sinto atração por uma pessoa que sei que é de certo gênero, interpreto que sinto atração por tal gênero.

Por exemplo, nunca senti atração por pessoas agênero, ou por homens não-binários. Não sei se foi por não ter capacidade de sentir atração por pessoas destas identidades ou por nunca ter conhecido ninguém com estas identidades. Então eu simplesmente não conto. (Mesmo que já tenha sentido atração por alguém que é parcialmente neutrois, e por homens binários.)

3) Acredito que a identidade esteja lá independentemente do rótulo que é dado.

Se uma pessoa se identifica como mulher mesmo que não queira ter seios, eu não vou questionar. Se uma pessoa se identifica como gênero neutro por não querer ter seios, também não vou questionar.

Existem vários rótulos que já apliquei em minha identidade, e existem outros que poderia aplicar se quisesse. Mas existem alguns que são mais confortáveis do que outros, então mantenho aqueles, ao invés de outros.

Depende de como a pessoa acha útil se identificar, afinal. Não temos como comparar um gênero de alguém com o de outra pessoa para categorizá-los de maneira concreta, então é irrelevante tentar medir gêneros ou criar padrões que restringem tais gêneros.

Pessoas podem ser de qualquer gênero por qualquer motivo. É algo muito subjetivo e que depende da experiência de cada pessoa.

4) Pessoas sem gênero normalmente não entendem gênero no geral, não vendo porque escolher, ou achando que tanto faz. Também existem pessoas sem gênero que podem se identificar como transneutras, porque querem tirar "sinais de gênero" do corpo (sejam testículos, seios, barba, etc.) por causa de sua disforia.

Pessoas com múltiplos gêneros às vezes acham que vários gêneros se encaixam nelas ao mesmo tempo, não conseguindo "decidir" em um ou outro. Outras vezes, tais gêneros são mesclados, e difíceis de separar, fazendo com que a pessoa não saiba se é uma mulher com características masculinas ou um homem com características femininas, ou se é ume maverique com características neutras ou ume neutrois com características de maverique, por exemplo.

Mas essas são só algumas das experiências.

Redireciono aqui para a lista de gêneros. Sei que alguns gêneros são difíceis de entender, e existem alguns que talvez você nunca entenda. Porém, aqui é possível tentar identificar o que alguém com certa identidade sente para se identificar de certa forma.

Mesmo assim, como falei na resposta para a pergunta anterior, pessoas podem ter qualquer motivo. Se o rótulo encaixa, serve.

6) Vide a resposta da primeira pergunta: a violência não é necessariamente por estar com o mesmo gênero, e sim por não obedecer a certas regras.

Enquanto violência do tipo superficial (do tipo "homem vê dois homens se beijando e os mata") provavelmente não leva em conta a orientação da pessoa, pessoas multi (isto é, que são atraídas por múltiplos gêneros):

- possuem índice maior de abuso dentro de relações, emocional, física ou sexual (por causa da pressão, afinal pessoas multi são traidoras/promíscuas/vão precisar de alguém de outro gênero eventualmente/etc.) do que pessoas gays/lésbicas

- possuem índice menor em relação ao quanto são abertas sobre sua orientação no trabalho em relação a pessoas gays/lésbicas

- são mais pobres em geral do que pessoas gays/lésbicas

- possuem índices maiores de trauma do que pessoas gays/lésbicas

- contam com menos apoio financeiro de organizações "LGBT" do que pessoas gays, lésbicas ou pessoas trans

- são frequentemente jogadas de lado por comunidades "LGBT" por serem consideradas "meio hétero", e por pessoas hétero por serem "meio gays"

Pessoas multi provavelmente não "se acham revolucionárias", e sim se orgulham de ter a reputação de aceitar as pessoas em geral, enquanto pessoas hétero, lésbicas ou pessoas gays possuem a reputação de excluir pessoas que não correspondem às suas expectativas de sentirem atração apenas por pessoas de certo gênero, e de não parecer que estão sentindo atração pelas pessoas erradas.
  Responder


Postagens neste tópico
Dúvidas (várias) - por caah - 16-01-2017, 01:07 PM
Dúvidas (várias) - por Aster - 16-01-2017, 07:51 PM
Dúvidas (várias) - por QueerNeko - 16-01-2017, 08:52 PM
Dúvidas (várias) - por mimi - 17-01-2017, 05:28 AM
Dúvidas (várias) - por caah - 17-01-2017, 03:00 PM
Dúvidas (várias) - por Aster - 17-01-2017, 03:26 PM
Dúvidas (várias) - por altedude - 19-01-2017, 07:16 PM
Dúvidas (várias) - por caah - 20-01-2017, 11:33 AM

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)