• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pedido: Texto sobre a identidade travesti [AC: menc. genitais, qstos. delicadas]
#1
[Detalhamento do aviso de conteúdo: Não planejo mencionar genitálias desnecessariamente, mas tem uns pontos que eu não sei bem como evitar. Quanto às questões delicadas, eu vou colocar questões que podem parecer óbvias para pessoas mais envolvidas com a comunidade travesti, e que podem trazer memórias de perguntas intrusivas para qualquer pessoa não-cis, em relação a pronomes, transição, rótulos, gênero e gênero designado, entre outras.]

Eu francamente não consigo confiar em qualquer definição achada na internet a respeito de uma identidade tão comum e que certamente abrange mais de uma definição.

Porém, é uma identidade que ainda é importante no Brasil, e que tenho a impressão de que tomou um rumo diferente de transvestite.

Então, eu preciso de alguém que tenha experiência na comunidade travesti, ou ao menos experiência com pessoas que participam da comunidade travesti. O que eu preciso é de uma definição mínima e de um texto detalhado, assim como temos para outras identidades, como pangênero, bi e genderqueer.

Algumas questões que precisam ser resolvidas na descrição e/ou no texto são:

- É grande a porção de travestis que se identificam com rótulos relacionados a gênero além de travesti? (Transgênero, transexual, gênero-fluido, não-binárie, etc.)

- Travesti é uma identidade exclusiva de pessoas transfemininas, ou ao menos transneutras e AMAB?

- O quão diferente é a identidade de uma travesti atual da de alguém que se identificava como transvestite nos anos 60-90 nos EUA? É só um termo que acabou ficando aqui enquanto outros lugares já não a consideram comum, ou é uma identidade diferente? Se é diferente, o que torna ela diferente?

- Uma pessoa pode fazer transição e ainda ser travesti, ou é um termo apenas para pessoas que não passam por transição?

- Travestis tendem a usar palavras e expressões geralmente relacionadas a ser não-binárie, ao menos quando entram em contato com elas? Ou sempre usam linguagem associada a mulheres? (Por exemplo, na maior parte dos casos, travestis atraídas somente por mulheres se sentiriam confortáveis em utilizar o termo lésbica, ou geralmente se consideram apenas "atraídas por mulheres", se separando da categoria mulher? Tendem a usar linguagem que não é a/ela/a, ou geralmente tratam qualquer outra como maldenominação?)

- Travestis possuem alguma bandeira/símbolo de orgulho? (Exclusivo, não falo de usar a bandeira trans ou não-binária :P)

Também seria legal colocar a história do termo em geral; eu sei que franceses denominavam certas pessoas de comunidades indígenas brasileiras de travestis, por não serem consideradas homens em seus povos, enquanto tinham pênis e testículos. Também sei que a comunidade gay brasileira se separou em algum ponto entre homossexuais ("homens másculos") e travestis ("homens que se vestiam de mulher e que tinham papel passivo na relação"), mas é legal ter um pouco de contexto além disso.

Favor postar aqui qualquer dúvida, interesse ou informação relacionades.
  Responder


Postagens neste tópico
Pedido: Texto sobre a identidade travesti [AC: menc. genitais, qstos. delicadas] - por Aster - 15-02-2017, 09:01 PM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Pedido de sugestões para páginas novas/atualizações Aster 2 7.210 26-11-2019, 03:15 PM
Última mensagem: Aster
Video Vídeo: Respondendo perguntas sobre o Orientando Aster 0 3.881 31-10-2019, 11:54 AM
Última mensagem: Aster
Lápis e papel Mudanças feitas em alguns panfletos + novo material sobre identidades multi Aster 0 4.000 20-06-2019, 10:33 PM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)