• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Relatório sobre as rodas de validação bi do grupo Bi-sides (2018/1)
#1
Aviso de conteúdo: Apagamento anti-multi. As partes mais gritantes vão estar dentro de spoiler.

O que é?

Foram encontros a cada dois domingos, no Centro Cultural São Paulo (no centro da cidade), cada um com um tema vagamente seguido (como "bi no trabalho" ou "bi na família"), todos em relação a experiências "bi+", com o objetivo de fazer pessoas se sentirem mais seguras em sua atração por múltiplos gêneros, e compartilharem suas experiências. As rodas são moderadas por pessoas que trabalham na área de saúde mental.

Os encontros iam das 14 até as 18, e depois geralmente fomos para algum dos bares próximos para conversar informalmente por mais algumas horas.

Durante o tempo que ficávamos na CCSP, havia crochê disponível para quem quisesse fazer/aprender. Eu também levei teares de pulseira e eu e @QueerNeko ensinamos algumas pessoas a fazer.

Eu uso aqui "bi+" ao invés de multi (a palavra que geralmente escolho usar para pessoas que sentem atração por mais de um gênero independentemente da orientação) porque tanto no evento do Facebook, quanto presencialmente nas rodas, quanto no nome do grupo, praticamente sempre usam "bi" ou "bissexual", às vezes com tal rótulo acompanhado de "monodissidente", "pan e poli" ou "multissexual". (Pra quem não sabe, existem orientações além da sexual, então bissexual não inclui todas as pessoas bi e multissexual não inclui todas as pessoas multi.)

Por conta disso, eu duvido que muitas pessoas multi que não gostam de usar bi tenham se sentido completamente à vontade no evento, e até mesmo que muitas tenham conseguido acesso à informação sobre esse evento, ou interesse em participar dele. Lembrem disso, porque vai ser importante mais tarde.

Intersecções?

Muito se falou sobre ser bi+ e mulher, ou bi+ e homem. Houveram tentativas de falar sobre ser bi+ e negre, trans, NB, imigrante, e/ou assexual, mas como é uma roda de conversa e não temos boas quantidades de pessoas que fazem parte dessas intersecções, a coisa fica meio complicada.

Dito isso, posso falar que fora algumas pessoas insistindo em me maldenominar, e fora a questão de "multi = bi = bissexual" não houveram episódios marcantes de apagamento de intersecções ou discriminação contra grupos marginalizados.

Ignorância e apagamento

Yeah, é agora que eu falo sobre apagamento multi.

Conclusão

Essas rodas podem ser legais para você se:

[ul]
[li]Você realmente não tem preferência entre bi e pan;[/li]
[li]Você quer interagir com a comunidade bi+ e/ou ouvir experiências bi+, em espaços que falam sobre atração por mais de um gênero;[/li]
[li]Você se interessa em validar suas experiências de uma forma um pouco mais profunda que "pessoas bi existem e fazem parte da comunidade";[/li]
[li]Você precisa desesperadamente de um espaço físico LGBTQIAPN+ que não tenha vibrações REGs, alossexistas ou cissexistas em geral;[/li]
[li]Você se interessa em conhecer pessoas e fazer arte manual.[/li]
[/ul]

Essas rodas talvez não sejam tão legais para você se:

[ul]
[li]Você tem um rótulo específico e não aguenta mais ter gente centralizando bi/bissexual como a única identidade multi (ou não-mono) possível;[/li]
[li]Você tem certeza que sente atração por poucos gêneros, e não quer ter que ouvir um monte de gente agindo como se escolher bi ou pan fosse somente preferência pessoal e não uma questão de como sua atração funciona;[/li]
[li]Você quer dar toda uma palestra sobre suas experiências, já que geralmente os grupos são grandes demais para ter só uma pessoa falando.[/li]
[/ul]

Tipo, não me levem a mal. São pessoas legais, e o ambiente é legal.

  Responder


Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  sobre identidades colecionáveis mistério 1 1.864 14-07-2022, 07:43 PM
Última mensagem: Uriel
Bandeira verde Semana de Conscientização sobre o Espectro Arromântico 2020 Aster 2 5.449 23-02-2020, 12:08 AM
Última mensagem: Aster
  Quem conta como variorientade? (AC: Contém leve discussão sobre periorientismo) Aster 3 7.248 12-12-2019, 10:15 AM
Última mensagem: unã

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)