• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Rambling: identidades mono
#1
Monossexismo é uma parte do heterossexismo. Com isso, quero dizer que, de certa forma, a sociedade considera mais normal e/ou compreensível sentir atração apenas por pessoas de um gênero do que por pessoas de mais gêneros.

E, obviamente, existem muitas pessoas que são atraídas somente por pessoas de certo gênero. "Todo mundo é na verdade bi/pan" é um mito. Sim, existem pessoas multi que suprimem sua atração por um ou outro gênero, mas existem várias pessoas abertas a sentirem atração por outros gêneros que simplesmente não possuem tal atração.

Mas existem pessoas aquileanas e sáficas que são não-binárias. Existem pessoas que vão sentir atração por, digamos, juxeras, demimulheres e pessoas librafemininas, e que vão ainda se chamar de lésbicas.

O que eu quero dizer é que identidades mono parecem ter muito mais a ver com fechar possibilidades. O que difere uma pessoa bi de uma pessoa gay é que gay possui atualmente a conotação de "sempre o mesmo gênero e pessoas que consideram seus gêneros similares", enquanto bi não agrupa e diz que essas pessoas provavelmente possuem tal gênero. Mesmo que tanto um homem gay quanto um bi possam sentir atração por aquileanos não-binários e homens.

Acho muito difícil que existam pessoas que realmente só sejam atraídas por 1 tipo de identidade de gênero, com todas as variações possíveis de existirem por aí. É claro que muitas vezes as pessoas só conhecem pessoas de dois gêneros, mas existem pessoas que defendem ser LG ou hétero e serem atraídas por pessoas não-binárias até o fim.

Não estou dizendo que identidades que cobrem atração por uma/poucas identidades são monossexistas e problemáticas e etc. Só digo que... talvez identidades mono devessem ser caracterizadas por focar em certo grupo de identidades, e não por "atração por só um gênero"? Idk. Apenas pensamentos. (Favor falar o que vocês acham sobre isso)
  Responder
#2
o chato é que a sociedade só considera gêneros binários como válidos, o que faz com que qualquer pessoa que diga ser multi seja tomada como alguém que gosta de homens e mulheres, mesmo que não seja o caso.

se dizer lésbica/gay também ajuda a evitar esses constrangimentos e problemas de quem fica assumindo merda
  Responder
#3
Yeah, e não culpo ninguém por escolher esta opção, mas isso faz parte do meu ponto. Uma pessoa que se diz bi ou vai ter paciência para enfrentar gente assumindo que possuem atração por gêneros binários, ou vai ter paciência para explicar que gênero não é uma categoria binária. Isso faz parte de abrir possibilidades.
  Responder
#4
não gosto da ideia de invalidar a identidade multi daquélus que possuem atração por poucos gêneros, ainda que sejam gêneros parecidos...

mas, muitas vezes monossexismo se dá em não confiar que alguém que gosta de ~mais de um lado~, e isso poderia dar mais aceitação pra alguém que gosta de homens + homens nb do que pra alguém que gosta de homens + pessoas agênero

mas mas, será que alguém nin ou mesmo neu sofreria monossexismo, visto que as únicas opções de atração vistas como válidas são homem e mulher? ou isso seria apenas exorsexismo?

será que é pra separar mono como comportamento da atração de orientações que não são invalidadas por monossexismo?

é realmente uma questão complicada. Thinking
[-] 1 usuárie deu agradecimento a mistério por esta postagem:
  • Aster
  Responder


Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Categorização de identidades NB em relação a... pautas, de certo modo Aster 3 5.589 20-10-2020, 04:29 PM
Última mensagem: mistério

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)