• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Dúvida sobre meu gênero
#1
Dei uma olhada no site e nesse fórum, mas não achei nada que me contemplasse.

Nunca senti necessidade de preencher algum dos papéis de gênero, mas sei que isso não significa que eu seja trans.

O que eu quero entender é como entender meu próprio gênero. Como posso saber se eu tenho vários gêneros? Ou nenhum? Ou se meu gênero é neutro? Ou se sou só uma pessoa cis que não sente necessidade de agir como o próprio gênero? Etc.

Dei uma lida na lista de gêneros, e gênero-fofo me chamou a atenção, por ser um gênero que não se obriga a ser masculino ou feminino, sabem? Como algo meio sereno, que está lá, mas que também não parece ser radical e super quebrador de normas. Mas não sei se me identifico como uma pessoa fofa, e não sei como saber se meu gênero é, de fato, fofo. Me ajudem?
  Responder
#2
Isso é mais uma questão do que você está confortável.

Você está confortável com ser tratad' como alguém de seu gênero designado (o que deve estar em sua certidão de nascimento e em outros documentos)? Não em uma questão de sofrer sexismo ou não, mas sim em uma questão de gostar que usem a palavra "mulher" ou "homem" para lhe descrever. Se você não se importa com nenhuma destas palavras, você acha que alguma outra te deixaria mais confortável?

Linguagem, roupas, disforia, e outras coisas não necessariamente definem gênero, mas podem dar pistas de qual é sua identidade. Uma mulher pode gostar de ter músculos e uma pessoa agênero pode preferir o pronome ela a qualquer outro, mas uma pessoa transmasculina pode sentir que sua vontade de ter músculos é influenciada por seu gênero, enquanto uma mulher trans pode se sentir validada, mais contente e menos disfórica sempre que usam o pronome ela.

Você se sente confortável com a maneira de se vestir? Se fosse mudar seu estilo, o que mudaria? Preferiria roupas como saias e blusas decotadas, ou se sentiria mais confortável com calças largas e moletons que escondem suas curvas? Gostaria de ter barba, ou de não ter barba? De ter seios, ou de não ter seios? De ter cabelo em estilo considerado masculino, feminino, ou ambíguo? Ou preferiria ter uma expressão de gênero completamente "alien", sem referências a qualquer gênero binário, sem também ser simplesmente algo neutro ou entre os dois?

E quanto à linguagem? Você está ok com qualquer uma? Tem alguma preferência entre ela e ele? Caso rejeite ambos os pronomes, prefere linguagem mais convencional (-/elx/x, ê/élu/e), só quer alguma rotatividade, ou quer algo mais diferente (-/eld/', -/els/s, y/ély/y)?

Você acha que as respostas a estas perguntas mudariam facilmente com o tempo? Você sempre se sente confus' em relação a seu próprio gênero? Ou há possibilidade que seu gênero mude de tempos em tempos, e que assim acaba sendo difícil de identificar com certeza?

Em relação ao pouco que você conseguiu dizer sobre seu próprio gênero, posso te indicar os seguintes rótulos:

Tragmat: Um gênero pacífico que está tranquilo em ser quem é. Êlu não precisa pensar em seu gênero, e nem justificá-lo para outres, êlu o aceita como é: único and tranquilo. A palavra vem de “tranquility” (tranquilidade) e “phlegmatic” (fleumátique).

Melauche: combina “melancholic” (melancólique) e “farouche” (uma palavra que significa tímide ou introvertide). Um gênero tímido, caracterizado por alguém que esconde quem é para evitar conflitos ou atenção. Ainda assim, existe um senso de individualismo neste gênero, embora este possa parecer melancólico ou introvertido certas vezes. Uma pessoa com este gênero vai proteger sua identidade, e raramente compartilhá-la.

Gênero-cinza: Uma pessoa não-binária que não se importa com seu gênero, podendo ter um gênero fraco, ou simplesmente não ligar muito pra isso.

Gênero-vago: Um gênero para pessoas neurodivergentes que não conseguem ter total noção de seu gênero por causa de sua neurodivergência.

Quoigênero: Alguém que não entende gênero; que sente que o conceito de gênero não é aplicável para si.

Apogênero: Alguém que sente estar completamente separade do conceito de gênero; uma ausência de gênero além da simples falta de gênero.

Gênero-vácuo: Alguém cujo gênero não existe, e que sente um vácuo onde deveria estar o gênero. Também pode ser um termo utilizado para alguém sem gênero, já que agênero e neutrois podem ser utilizados como sinônimos de gênero neutro.

Xungênero/Xumgênero: Alguém que não consegue definir seu gênero; alguém que tenta achar termos para ele, mas nenhum parece correto, devido a problemas de identidade ou de autoconfiança. A pessoa pode nunca conseguir achar um termo que a contemple, por palavras não serem suficientes, ou por conta de alguma neurodivergência.

Porém, é difícil ter certeza apenas com o que você disse. Também acho importante dizer que não é necessário dar um rótulo a seu gênero, e que mesmo que você não entenda o que é ao certo é possível dizer que você é não-binári'.



OBS: Eu recomendo que você preencha alguma linguagem, mesmo que não vá mantê-la por muito tempo. Estou utilizando -/-/' para você no momento, porque é preciso utilizar alguma linguagem, mas mesmo que você não tenha nenhuma preferência, seria bom apontar isso. :p

Se precisar de ajuda com isso, aqui tem uma explicação, e aqui tem uma lista de alternativas.
  Responder
#3
Eu ainda não sei se algum desses é correto, embora goste de melauche e quoigênero. Gênero-cinza é interessante também, pela ideia de gênero fraco.

Não sei se esses meus questionamentos mudariam, mas é possível que não.

Gosto de roupas simples, como camisetas básicas e calças jeans. Não chamaria meu estilo de masculino ou de feminino, mas também não diria que quebro as barreiras de gênero.

Talvez algum pronome neutro me agradaria? Não sei. Por enquanto, vou ficar com a que você me atribuiu, e também com a rotativa.

Acho que talvez eu possa considerar que meu gênero é neutro, e relativamente fraco. Não sinto muita disforia, mas também não me sinto como se eu fosse mais homem do que mulher ou vice-versa.
  Responder
#4
eu vi que você já decidiu por gênero neutro (demineutr`?), só vou dizer que é bem comum pessoas agênero/neutrois dizerem que não ligam para nenhum gênero & stuff....
  Responder
#5
Link 
Estou com dúvidas sobre meu gênero, me sinto desconfortável tanto sendo chamada de ele/ela. Como faço para me achar e se tem algum jeito de eu "testar".

Desculpa se falei algo errado...
  Responder
#6
(29-04-2020, 12:56 AM)Okumura22 escreveu: Estou com dúvidas sobre meu gênero, me sinto desconfortável tanto sendo chamada de ele/ela. Como faço para me achar e se tem algum jeito de eu "testar".

Desculpa se falei algo errado...

O ideal seria você ter criado o próprio tópico, já que este é sobre uma outra pessoa questionando outras coisas. Mas enfim.

Se você quiser ver outras possibilidades de pronomes (e outros aspectos da linguagem pessoal), você pode dar uma olhada nestas páginas:

https://orientando.org/listas/tipos-de-linguagem/
https://orientando.org/conjuntos/
https://medium.com/@ttextos/como-criar-u...59ce58cf41

Se você quiser testar e ver se você se sente confortável com algo, não há forma fora pedir para que amizades/grupos te tratem por certo conjunto por um tempo para saber se você se sente confortável com isso.

Quanto ao gênero em si, eu recomendo este texto: https://ajudanhincq.wordpress.com/2019/0...o-e-agora/

Apenas o fato de você não gostar de pronomes associados com gêneros binários não diz muita coisa sobre seu próprio gênero. Existem pessoas binárias que preferem usar outros conjuntos de linguagem fora a/ela/a e o/ele/o. Existem demimulheres que usam e/elu/e e pessoas agênero que usam a/ela/a. A linguagem pode ser uma indicação de que a pessoa é de certo gênero, assim como roupas ou outras coisas, mas não necessariamente significam que a pessoa é de certa identidade de gênero.

Então, se você quiser uma resposta melhor com identidades específicas, você teria que falar mais sobre sua relação com gênero em si. ^^'
  Responder
#7
Entendi,muito obrigada!
  Responder


Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
Xícara Dúvida com gênero ou em como agir noxy 2 1.002 13-07-2023, 09:25 PM
Última mensagem: Aster
Information Estou com sérias dúvidas sobre minha sexualidade GiGi196 1 1.202 26-05-2023, 10:16 PM
Última mensagem: Aster
  Dúvida sobre identidade de gênero Line 2 1.392 23-03-2023, 01:35 PM
Última mensagem: Uriel

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)