• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Termos inclusivos para diversidades plurais (multissexualidades)
#1
Criei recentemente um grupo chamado diversidades plurais, onde na verdade não trato pessoas multi como diverso plurais, mas sim como pluriafetivas.
Diversidades plurais e pluriafetividades parecem englobar também poliamor, biamor, panamor, etc, mas o motivo era pra englobar plurissexualidades, plurirromanticidades, plurissocialidade, pluriplatonicidade, plurissensorialidade, plurialterosidade, pluriemocionalidade e o que for possível dos tipos de atrações.

Sabe-se que usam termos em inglês como multisexuality e multigender para englobar bi-poli-oni-pan. Existe gente que interpreta como bi como se fosse poli, tanto que vi uma bandeira bigênera com referências a poligênera.
Porém vejo que há sim um espectro poliafetivo, mas o conceito é outro e nem todes se sentem bem com isso, da mesma forma que não posso chamar tode pan de bi.

No Brasil, a comunidade bissexual tenta chamar de monodissidentes e dissidências sexuais como nomenclaturas inclusivas de afetividades fluídas, bi, pan, variorientações etc. Mas eu zelo pela etimologia das palavras, monodissidência seria o mesmo que não-monoafetive, e particularmente a-spec pode ser não-mono, visto que é uma não-binaridade de orientação, porém há sim um espectro cinza que pode ser monoafetividade. Fora que vi gente de "militância performativa" com críticas pesadas contra orientações cruzadas e (a)romanticidades, chamando de dissidências sexuais tudo isso. Ainda não me contemplo muito com monodissidentes.

E pluri- mais usade em línguas latinas, mas que me soa menos esquisite que multi-, lembra coisas muito padronizadas tipo multinacional, multiuso, etc.
Pluriatração e multiatração também seriam alternativas.

Então pra mim, existem espectrais: monoafetives, a-afetives, e pluri/multiafetives. Embora a-afetive remete a inatividade e desafeto, mas não significa que não são capazes de amar, visto que amor é subjetivo. Outra que -filia não cola.

Existem pessoas de orientações flexíveis como heteroflex, homoflex, ceteroflex, biflex, triflex, etc. que não se consideram multi ou não-mono. Existe uma não-binaridade pra isso? Que englobe?

Outra questão: indefinidades, como quoi, pomo, xum, apa, etc, como podem ser vistas nessa comunidade?! A comu pomossexual se trata como uma não-binaridade de orientação, mas não diz se é mono ou não. Fora que els tem um conceito ruim de que todes us indefinides estão num "pomo-spec", e no pomoimpla tratam pósmod como se fosse futurístique.
  Responder


Postagens neste tópico
Termos inclusivos para diversidades plurais (multissexualidades) - por unã - 04-12-2017, 01:33 AM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Quais termos se adequam à minha sexualidade? Anônima 1 1.501 30-11-2022, 02:03 PM
Última mensagem: Aster
  Lista de identidades em @termos Aster 5 26.471 30-11-2022, 01:55 PM
Última mensagem: Aster
  Como faço para criar uma nova orientação sexual? LMAOlemão 2 2.491 19-07-2022, 10:20 AM
Última mensagem: LMAOlemão

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)