• 1 votos - 5 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
NB e não-trans
#5
Citação:Bom, sempre achei estranho classificar agêneros (pessoas S-E-M GÊNERO) em categorias de gênero rs.

O problema é que não tem muita terminologia relacionada a isso. Chamar rótulos de gênero de identidades pode dar a impressão que não são tangentes o suficiente (ver: pessoas cis têm gênero, pessoas trans têm identidade de gênero), fora que em certos casos pode aparentar inadequado (se eu falar "pessoas de duas identidades de gênero diferentes", será que as pessoas não vão entender "mulher cis" e "mulher trans" como identidades diferentes?)

Se chamar constantemente de rótulos, temos os mesmos problemas, e mais a conotação negativa que algumas pessoas aplicam à palavra rótulo (ver: "rótulos são para sopas!", ainda que sopa seja um rótulo, e pessoa seja um rótulo, e não-binárie seja um rótulo, e ser humano seja outro rótulo).

Se usar algum termo vago como denominação ou identidade por si só, temos o problema de não entenderem do que exatamente está sendo falado, ou de agruparem gênero com outras características.

Eu geralmente uso identidade de gênero quando posso, e quando acho que pode acabar sendo inadequado, coloco um aviso sobre saber que existem pessoas cujo "gênero" não é realmente um gênero e sim a falta de gênero, ou mais de um gênero, etc. Meio como se tivesse uma separação entre gênero como experiência (experiência sem gênero, experiência fluida, experiência vaga, experiência de vários gêneros) e gênero como "gênero base" (homem, mulher, neutre, juxera, maverique, gênero-cor).

(E se eu começar a usar experiência de gênero, pode parecer que estou tratando pessoas trans ou gênero-fluido ou outras como diferentes de pessoas cis com experiências constantes de terem o mesmo gênero o tempo todo e serem tratadas como o mesmo gênero o tempo todo. Também pode, novamente, alienar pessoas sem gênero.)

Enfim, eu entendo qual é o problema, e falo mais não por essa postagem e sim pelo tanto de pessoas agênero reclamando desse tratamento, mas não sei resolvê-lo e acredito que a própria comunidade agênero/sem gênero deveria ter a oportunidade de propor algum jeito de não se sentir excluída.

Citação:Ainda assim, dentro do conceito de transgênero, particularmente considero adequado dizer que não-bináries são trans, com ou sem disforias, com identidade parcial em relação ao gênero designado ou não, enfim.

Y E A H .
  Responder


Postagens neste tópico
NB e não-trans - por caah - 19-09-2017, 07:48 AM
NB e não-trans - por Oltiel - 19-09-2017, 02:34 PM
NB e não-trans - por Aster - 19-09-2017, 08:15 PM
NB e não-trans - por Oltiel - 20-09-2017, 05:05 PM
NB e não-trans - por Aster - 20-09-2017, 08:28 PM
NB e não-trans - por Oltiel - 20-09-2017, 10:23 PM
NB e não-trans - por caah - 21-09-2017, 10:10 AM
NB e não-trans - por Oltiel - 21-09-2017, 11:08 AM
NB e não-trans - por Aster - 21-09-2017, 09:30 PM
NB e não-trans - por caah - 26-09-2017, 10:23 AM
NB e não-trans - por Human@ - 03-10-2017, 12:02 AM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Trans e Travesti Sei la 3 7.255 24-10-2018, 06:49 PM
Última mensagem: Aster
  Utrinque: uma hora cis outra hora trans ou ambas simultaneamente? unã 4 6.954 21-02-2018, 11:31 AM
Última mensagem: Aster
  Recursos trans [aviso: linguagem ultrapassada/cissexista] Aster 0 2.800 20-07-2016, 04:39 PM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)