• 1 votos - 5 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
História da identidade não-binária?
#1
Eu tenho curiosidade pra saber mais sobre como a identidade genderqueer foi evoluindo para não-binária, no sentido que não-binárie é o termo mais comum hoje em dia, pelo menos em contextos informados.

O que eu já sei sobre o assunto é que genderqueer se refere não só a pessoas de gêneros não-binários, mas que por algum motivo algumas pessoas dizem que genderqueer é uma identidade específica dentro da categoria não-binária, o que não faz sentido. Também sei que essa mudança foi faz uns 7 anos.

Eu também já sei sobre como genderqueer é considerado um termo carregado politicamente... mas, se era mesmo, como é que as pessoas ficaram tanto tempo sem nenhum nome para pessoas não-binárias que não queriam ser chamadas de queer?

Sei lá. Se ninguém souber responder, não precisa.
  Responder
#2
(caso você seja sensível a palavras obsoletas e potencialmente ofensivas em inglês, assim como a cissexismo casual e a diadismo não tão casual, leia esta postagem com cautela)

Então, eu não tenho como explicar nada em detalhes, mas posso te dar algumas curiosidades:

1)
http://web.archive.org/web/2005030610585...this.shtml
http://web.archive.org/web/2005030818563...gels.shtml
Estamos falando aqui de uma pessoa que não se identificava como genderqueer ou não-binária, e de alguém que não colocou isso em seu dicionário. Porém, a pessoa usa a palavra transgênero, que inicialmente era um termo tão abrangente quanto genderqueer.

Esta visão é reforçada por outro FAQ da época:
https://www.sexuality.org/l/transgen/transg1.html

Citação: Transgendered was a term put into general usage by Virginia Price. It originally meant a pre-operative transsexual who has no desire to have the SRS. It later became a catchword for Transvestites, transsexuals, female and male impersonators, drag queens, Intersexuals, gender dysphorics, and those that do not fit any gender label.

2) Outro glossário antigo - desta vez um glossário para "outros gêneros" (gêneros além de homem e mulher, a maioria de culturas não-brancas) - também não lista nenhum dos dois termos, ainda que mencione termos como "pangendered" e "transgendered":

[spoiler=linguagem colonialista/etnobinarista] http://web.archive.org/web/2001030304413...words.html [/spoiler]

3) Este glossário também não cita palavras para pessoas não-binárias, e até classifica pessoas trans como "pessoas que possuem comportamentos do gênero oposto": http://cydathria.com/ms_donna/tg_def.html

Porém, o site também lista duas identidades não-binárias específicas: bigênero e intergênero, ainda que as definições apelem para os gêneros binários.

4) Já este glossário é mais completo, e inclui termos que podem ser utilizados para certas pessoas não-binárias nos seguintes termos:

Temos aqui diversos termos, mas nenhuma menção de algum termo similar a não-binárie.

5) Neste FAQ, a palavra "queergendered" é utilizada para falar de pessoas "bigênero, terceiro gênero ou sem gênero", o que eram basicamente os tipos de identificação não-binária que as pessoas sabiam que existiam na época.

6) Nesta página (GRANDE AVISO para linguagem que pode ser considerada problemática/ofensiva, pelos mesmos motivos citados nas outras páginas), temos os motivos de pessoas se identificarem como poligênero, bigênero, sem gênero, entre outras identidades, mas também não há um termo abrangente.
  Responder
#3
Ok, deixa eu ver se consigo montar algo:

Os primeiros links são de 95 e 96. Ou seja, até 96, transgênero ainda era considerado o termo para pessoas fora do binário.

O terceiro item é de 99, mas como contém poucas definições, não sei se está excluindo termos como genderqueer de propósito ou não. Transgênero tá com conotação binária, mas sei que transgênero existe por causa de pessoas binárias que não queriam transição. É difícil avaliar.

O quarto item é de 2000. Admite que genderqueer existe, mas lista trans como o termo principal para identidades não-binárias.

O quinto item, de 98, é bem curioso:

Citação:(For the purpose of this info sheet, I have used the term "queergendered" to mean people who are transsexual and transgendered but particularly those who are bigendered (identifying as both, or more, genders), non-gendered (not identifying with any gender) and third-gendered (constructing their own gender). Many of the questions and some quotes were drawn from P-FLAG's Transgender FAQ; where there are quotes attributed to P-FLAG , they are from that FAQ.)

Citação:Bigendered, third-gendered, and nongendered folks are often even discriminated against within transgendered resources and within the trans community. We are seen as "wannabes" and "fans." We are often denied treatment of any sort because medical "authorities" do not have any information on us. We are automatically seen as "confused" and merely in need of therapy to decide between the acceptable conclusions of either being textbook transsexuals or regular people who just dislike gender roles.

Ou seja, em 98 transgênero não era mais um rótulo para pessoas fora do binário, mas as comunidades não tinham nenhum rótulo em comum fora transgênero.

O sexto link não me diz muita coisa. No início dos anos 2000, genderqueer era mais tipo GNC, embora tivesse gente que usava como gênero? E transgênero era mais algo binário, tipo transexual? É isso?

Organizando melhor:

87: Criação do termo transgênero, para pessoas transexuais que não queriam passar por transição, + talvez para ter um termo que cobrisse todas as variações de gênero
Entre 87 e 95: Evolução do termo transgênero para que pessoas associassem mais com pessoas fora do binário do que com pessoas trans binárias
Meio dos anos 90: Utilização de transgênero para cobrir todas as "variações de gênero", mas principalmente para pessoas não-binárias
Final dos anos 90/início dos anos 2000: Transgênero começa a ter conotação mais binária e mais mainstream, pessoas fora do binário não se sentem aceitas dentro da comunidade e preferem se chamar de genderqueer, bigênero, poligênero, sem gênero, etc.

O que ainda me incomoda é quando o termo genderqueer virou mainstream, porque vários sites ainda usam no lugar de não-binárie para descrever pessoas não-binárias.
  Responder
#4
Assim como bissexual, acredito que transgênero e genderqueer sejam palavras que, em diferentes lugares, significavam diferentes coisas. Ou, mesmo que não significassem diferentes coisas, as pessoas usavam de forma diferente: por exemplo, alguns grupos podiam empurrar transgênero como algo binário, mas sem o peso de fazer transição que existia na palavra transexual (o que levava pessoas não-binárias a utilizar termos como poligênero ou genderqueer), enquanto outros grupos usavam transgênero mais para pessoas não-binárias e GNC.

Quando estamos falando dos anos 80 e 90, estamos falando de épocas que a internet era inexistente ou quase inexistente. Não é como se houvessem muitos livros detalhando terminologia transgênero (usando aqui trans como um termo abrangente), então as informações corriam por cartas e zines e convenções, mas não necessariamente chegava a todos os lugares, ou continha as mesmas mensagens quando chegava em outros lugares.

Se hoje em dia há muito telefone sem fio e desinformação, imagina na época. A gente não tem noção de quantas listas resolveram excluir certos termos por discordarem deles, ou de quanto certos termos estão sendo colocados de forma que boa parte da comunidade discorda da definição. A gente pode especular, mas se ainda temos que teorizar sobre como ocorreu a troca de genderqueer para não-binárie, que foi relativamente recente, imagina tentar descobrir como ocorreu a troca de transgênero para genderqueer, quando temos pouquíssimas possibilidades de fontes.

EDIT: Bom, eu achei esse artigo aqui que mais ou menos cita o crescimento de genderqueer como um termo, mais especificamente na segunda metade dos anos 90, o que condiz mais ou menos com sua postagem... só que é difícil saber o quão universal foi essa mudança :S

EDIT 2: Vendo algumas postagens no Tumblr de 2011/2012, eu percebi que não-binárie era um termo relativamente controverso, e que muitas pessoas usavam "genderqueer/não-binárie" quando escreviam, como se quisessem deixar claro que se referiam ao mesmo conceito e incluir ambos os grupos.

Também achei:
Esta postagem de 2011 falando de como pessoas não-binárias podem não se sentir bem com o termo trans;
Esta postagem [ac: menção e recomendação do termo "terceiro gênero"] reclamando que pessoas estavam utilizando não-binárie somente para gêneros completamente fora do binário, ignorando pessoas bigênero de gêneros binários, andrógines e outras identidades;
Esta postagem deixando implícito que genderqueer = não-binárie, dizendo que pessoas cis ou trans binárias não deveriam se identificar como tal;
Este artigo de 01/01/2012 que cita não-binárie junto com genderqueer, trans e outras identidades;
Outra postagem de 2011, respondendo a alguém que detesta genderqueer como termo, mas que usa "sem gênero" (non-gendered)
Em 2011, tinha gente separando completamente genderqueer de transgênero.
  Responder
#5
Aí sim, era isso que eu esperava! O ideal seria ter algo mais conciso, mas entendo que não foi possível. GG!
  Responder
#6
teoria: o apagamento de genderqueer como termo foi causado originalmente pelo mesmo desgosto à palavra queer que vem da influência ter no tumblr

talvez o apagamento tenha vindo primeiro em relação a pessoas gnc serem genderqueer, e só depois a comunidade nb decidiu rejeitar o termo com base nesse discurso
  Responder
#7
Gêneros não-binários existem desde que gênero existe, haha.

A única coisa que mudou com o tempo é que a partir de certo ponto o pessoal decidiu dar nome aos bois.

Tem sociedades que sempre acreditaram em mais de 2 gêneros (eu ficaria surpres@ se alguém me contasse de uma sociedade em que todos são e/a-gêneros e gênero não existe)


Mas bem , as primeiras identidades não-binárias registradas foram:
-hijras em Bangladesh, Índia e Paquistão
- fa'afafine na Polynesia , Samoa
- travestis no Brasil
- 2-espíritos dos indios nativos nos eua
- muxes no México
- guevedoces na República Dominicana
- bissus, calabais e calalais do povo bugi na Indonésia
- virgens juramentadas da Albânia , balkan
- fakeleiti do povo tongan
- femmenielis/femminielos/femminelis em Nápoles
- mahus/maohi no havaí
- andrógin@s na Grécia antiga
- muitas outras civilizações já consideraram interssexo e eunuc@ como identidades de gênero antes
  Responder
#8
-alguns até consideram transsexual e transgênero como opções tb
  Responder
#9
A questão das "travestis" no Brasil - considerando aqui travesti como o termo utilizado por europeies para descrever pessoas com pênis tratadas como mulheres em sociedades indígenas - não é bem uma prova de que as sociedades indígenas sul-americanas consideravam que mais de dois gêneros existiam. Afinal, é bem possível que considerassem dois gêneros, com a diferença que o gênero "mulher" ou "não-homem" não era necessariamente definido pela genitália, e sim pelo papel sexual passivo.

Algum explorador francês aí chamou essas pessoas que tinham papeis femininos, mas que não eram mulheres cis de acordo com a visão europeia, de travestis, e categorizou tais "travestis" como um "terceiro gênero", mas isso não é necessariamente o que aquelas sociedades pensavam ou pensam sobre gênero.

Eu citaria esta página, mas aparentemente deram uma mudada no texto, provavelmente porque as conotações modernas do termo travesti são diferentes das que foram aplicadas àquelas indígenas há séculos atrás. Tentei dar uma pesquisada, mas não consigo encontrar nada em relação às origens da palavra, só em relação ao que pessoas nos dias de hoje consideram travestis, então não tenho como dar uma referência decente, sry. :S

De qualquer forma, acredito que OP esteja mais preocupado em saber da história moderna ocidental em relação à terminologia utilizada para identidades não-binárias, não em provas de que pessoas não-binárias sempre existiram, embora, sim, existam muitas.


Citação:-alguns até consideram transsexual e transgênero como opções tb

Como você pode ver nos links que passei mais cedo, transexual nunca foi uma terminologia amigável a pessoas não-binárias, porque sempre teve muito mais a conotação de "mudar de 'um sexo' pra outro" do que a conotação de "ter um gênero não-normativo", que é o caso de transgênero e de genderqueer.

Existem pessoas não-binárias transexuais, e até transmedicalistas (que tendem a usar o termo transexual), mas ainda assim, é difícil ver pessoas não-binárias se dizendo transexuais, se for comparar com o quanto de pessoas binárias que usaram/usam o termo, ou se for comparar com as pessoas não-binárias que preferem outras terminologias.

Sobre transgênero, yeah, boa parte do tópico falou disso. Mas acho interessante notar que:

1) Poucas pessoas não-binárias hoje em dia descrevem seu gênero como transgênero, ao invés de se dizerem não-binárias, genderqueer, transmasculinas, transfemininas, ou de algum gênero mais específico.

2) Cada vez eu vejo mais pessoas não-binárias se afastando da identidade/comunidade transgênero, principalmente pelo exorsexismo encontrado dentro e fora da comunidade transgênero, que diz que pessoas não-binárias "não são trans de verdade".
  Responder
#10
Eu diria que travestis eram tratadas como não-homens e não-mulheres, e sim eu pensei que estávamos falando de terceiro gêneros.

Mas travesti como os outros termos que eu listei tem uma história bem interessante, a grande maioria dos termos que eu listei eram denominações dadas a machos afeminados e fêmeas celibatas.

Mas voltando aos travestis, travesti já foi considerado profissão no Brasil, existem pessoas com o sexo feminino que se identificam como os travestis também , eu já vi com meus olhos em outra comunidade.


Travestis pela história terrível que tem pode ser considerado um termo ofensivo, pode ser considerado tanto uma forma de expressão de gênero (crossdressing ) quanto uma identidade de gênero não-binaria (travesti-nb).
O termo é usado tipo juxera ou andrógine e neutrois no mundo nb. Falan@ que se comporta como tal gênero mas no fim é outra coisa.


Antigamente os transgêneros que não eram transsexuais (operados) eram chamados assim.
  Responder


Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
Controle Identidade Genero Positivo ChicãoZL 0 797 06-03-2023, 09:57 PM
Última mensagem: ChicãoZL
  Criei uma identidade em base de minha identificação atual Laurinha ☭ 2 1.621 09-01-2023, 02:34 AM
Última mensagem: Vitória dos Santos
  Tradução: Essencialismo de identidade Uriel 0 1.112 03-09-2022, 04:35 PM
Última mensagem: Uriel

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 2 visitante(s)