• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Datas importantes para a comunidade LGBTQIAPN+
#1
Janeiro
29/01 – Dia Nacional da Visibilidade Trans (Brasil)

Fevereiro
Semana da Consciência do Espectro Arromântico – é comemorada a partir do domingo posterior ao dia 14/02, o Dia de São Valentim, e dura uma semana
20/02 - Dia de Luta e Resistência de Homens Trans e Pessoas Transmasculinas
28/02 - Dia Nacional da Afirmação Gay (Brasil)

Março
25/03 – Dia Nacional do Orgulho Gay (Brasil)
31/03 – Dia Internacional da Visibilidade Trans

Abril
06/04 – Dia do Orgulho Gênero-Fluido
06/04 - Dia Internacional da Assexualidade
26/04 – Dia da Visibilidade Lésbica

Maio
17/05 – Dia Internacional Contra Homomisia, Transmisia e Bimisia
19/05 – Dia do Orgulho Agênero
24/05 – Dia de Consciência e Visibilidade Pansexual e Panromântica

Junho
Mês do Orgulho LGBT(QIAPN+); tem sempre algumas pessoas que fazem calendários de orgulho pra comemorar uma coisa cada dia, mas não há nada que seja muito espalhado
28/06 – Aniversário da Revolta de Stonewall

Julho
14/07 – Dia Internacional Não-Binário

Agosto
29/08 – Dia Nacional da Visibilidade Lésbica (Brasil)

Setembro
23/09 – Dia de Celebrar a Bissexualidade: a Semana da Consciência Bissexual começa no domingo anterior à data

Outubro
15/10 – Dia do Espírito – neste dia, as pessoas se vestem com a cor roxa para se posicionar contra o bullying e a favor da juventude LGBTQIAP+
Terceira quarta feira de outubro – Dia Internacional dos Pronomes (há quem traduza como Dia Internacional da Linguagem); próxima data aqui
26/10 – Dia da Consciência Intersexo
Última "semana inteira" de outubro (segunda a sábado) – Semana Ace (previamente Semana da Consciência Assexual). Datas mais específicas podem ser encontradas aqui.

Novembro
08/11 – Dia da Solidariedade Intersexo
20/11 – Dia da Memória/Lembrança Transgênero

Dezembro
08/12 – Dia do Orgulho Pansexual/Panromântico

Aparentemente, alguém fez um dia pan brasileiro, mas não consegui achar em lugar nenhum. Se alguém tiver informações sobre essa data ou sobre outras, sintam-se livres para informar!

(Eu estou evitando datas que são marcadas como nacionais de lugares onde a língua portuguesa não é a mais falada, como o aniversário da legalização do casamento entre pessoas do mesmo gênero na Irlanda, ou como o dia de sair do armário nos EUA. Mas podem sugerir dias de Angola, Timor Leste, Portugal, etc., desde que tenham sido iniciativas de pessoas que possam ser consideradas desses países de alguma forma.)
[-] 1 usuárie deu agradecimento a Aster por esta postagem:
  • nicola
  Responder
#2
Tem o dia do homem trans em fevereiro não tem ?
Faltou o dia da lembrança trans eu acho


Janeiro inteiro não é o mês nacional da visibilidade trans?
Agosto inteiro não è o mês da visibilidade lésbica ?
  Responder
#3
Citação: Tem o dia do homem trans em fevereiro não tem ?
Procurei "dia do homem trans" no Google, e nada. "trans man day" também não dá em nada.

Citação: Faltou o dia da lembrança trans eu acho
Nah, tá ali, é só que eu traduzi "remembrance" como "memória" ao invés de "lembrança". Aparentemente tem outros lugares que usam memória também.

Citação:Janeiro inteiro não é o mês nacional da visibilidade trans?
Agosto inteiro não è o mês da visibilidade lésbica ?
Não achei nada sobre isso, vou precisar de fontes.
  Responder
#4
Tipo junho inteiro também não é o mês do orgulho gay ou lgbt+ ou algo assim ?

Eu me lembro de uma youtube lésbica que tava comemorando agosto na época. https://m.youtube.com/watch?v=3LHrJy0o0-U

O youtube também fez uma colaboração entre youtubers trans e interssexo em janeiro pra celebrar o mês lilás da visibilidade transgênera.
https://pt-br.facebook.com/janeirolilas


Me confundi
  Responder
#5
Citação: Tipo junho inteiro também não é o mês do orgulho gay ou lgbt+ ou algo assim ?

Sim, tanto é que isso já está escrito no tópico!

Quanto aos outros dois... idk, parece que é algo que está sendo comemorado por essa youtuber e por esse grupo, respectivamente, não algo mais abrangente. Não coloquei o dia do orgulho/da visibilidade não-binárie pelo mesmo motivo, pouquíssima gente leva o dia em consideração. :I

====================

Eu lembrei que temos o Dia Nacional do Orgulho Gay em 25/03, já está adicionado ao OP!
  Responder
#6
Pena. .. Vou procurar o dia do homem trans tb.
  Responder
#7
Atualizei algumas datas. Semana da consciência assexual agora é Semana Ace e é em outubro, incluí também o dia gênero-fluido e o dia não-binário visto que vi mais gente confirmando essas datas.
  Responder
#8
descobri que existe um dia polissexual que nunca foi comemorado em lugar nenhum lmao

https://polysexualninjas.tumblr.com/post...blished-if

7 de agosto

não é um pedido pra incluir na lista
[-] 1 usuárie deu agradecimento a mimi por esta postagem:
  • Oltiel
  Responder
#9
indo na onda di mimi, dia pomossexual é literalmente 10/10, mas só achei isso sobre
https://www.reddit.com/r/PomosexualPride...ctober_10/
  Responder


Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Como faço para criar uma nova orientação sexual? LMAOlemão 2 2.443 19-07-2022, 10:20 AM
Última mensagem: LMAOlemão
  Sugestão: Termos juvélicos para pessoas isogênero Uriel 6 8.116 13-02-2021, 09:29 PM
Última mensagem: Aster
  o que qualifica alguém para fazer uma bandeira de orgulho? mimi 1 4.105 02-08-2020, 02:53 AM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)