• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Neurossexualidades são a-espectrais? (orientações assexuais)
#1
https://arco-pluris.tumblr.com/post/170078795637
(post ilustrativo)

Hipersexualidade (desejo sexual alto, libido alta) e intrassexualidade (parecida com altsexualidade e dissociatsexual) podem ser consideradas neurossexualidades?
Bordersexual é uma neurosexualidade especifica para borderlines / limítrofes (TPL), existe alguma para bipolares?
Descobri que tem uma para esquizo-espectrais (esquizotípiques, esquizóides, esquizofrêniques): esquizossexual/esquizorromântique.

Ainda não sei se o termo neurodivergente/neurodiversidade engloba orgulho louco (mad pride), e as definições de neurossexual não tão parecidas com as de neurogenerê.

Tem neurogeneridades que podiam ser orientações também, como gênero-nuvem, etc.

To aqui pois recentemente fiz uma lista falando sobre os espectros, pra resumir a imagem feita na Assexualidade Brasil, e que gerou muita repercussão.
https://arco-pluris.tumblr.com/post/170007797517
  Responder
#2
Respondendo a pergunta do título: depende da orientação em si. As orientações que são do tipo "flutuar entre ter atração ou não por conta de neurodivergência" ou "não ter atração por conta de neurodivergência" são do espectro assexual/arromântico/etc. As orientações que são simplesmente "orientação afetada por neurodivergência" podem não ser, tem gente que só se diz multi por conta de neurodivergência sem estar no espectro A.

Quanto ao que significa neurodivergência, sim, com certeza o que orgulho louco engloba podem ser consideradas neurodivergências. Mas isso depende, tem gente de certos transtornos de personalidade ou humor que preferem se considerar deficientes mentais ou neuroatípiques sem se considerar neurodivergentes.
  Responder
#3
3940 escreveu:As orientações que são simplesmente "orientação afetada por neurodivergência" podem não ser, tem gente que só se diz multi por conta de neurodivergência sem estar no espectro A.

@tathsantanna vc acha que podemos dividir em quantos/quais espectros a sexualidade? (no sentido além dos binários alo/aspec e mono/mspec, etc.)
  Responder
#4
Eu acho que dividir por si só é impossível, porque várias orientações estão ou podem estar em múltiplas categorias.

Por exemplo, pode ser útil ter uma lista de orientações fluidas, mas essas orientações muitas vezes poderiam também estar sob orientações do espectro A ou sob orientações multi. Pode ser útil ter uma lista de orientações diamóricas (que envolvem explicitamente a atração de pessoas não-binárias por certo gênero ou certos gêneros), mas muitas delas vão ser mono ou multi.

E, dito isso, é possível criar quais categorias você quiser ou precisar. Você pode criar uma categoria de pessoas atraídas por mulheres, ou de pessoas atraídas por vários gêneros sem ser todos. Você pode separar uma categoria de pessoas que não determinam sua atração por não saberem como fazer isso e uma categoria de pessoas que não determinam sua atração porque não querem.

E aí você pode também escolher se vai classificar por "identidades que PODEM ser isso" ou por "identidades que SEMPRE são isso". E o que você vai listar depende da utilidade da classificação ou da lista.

Certas classificações são mais comuns do que outras porque fazem parte de experiências mais similares, ou que sofrem discriminação de forma similar. Tipo, não faz sentido falar de experiências mono como algo universal, porque pessoas viramóricas, lésbicas e pessoas hétero vão ter experiências totalmente diferentes. Já pessoas multi sofrem com estereótipos similares de infidelidade e de não conseguirem se encaixar num movimento centrado em pessoas LG ou na sociedade hétero, e pessoas diamóricas que não usam rótulos multi "universais" sofrem com a falta de comunidade, de conhecimento e de divulgação sobre rótulos que possam ser aplicados para si.

Se há realmente uma necessidade de dividir orientações numa lista ou algo assim porque a lista ficaria muito grande de outra forma, acredito que seria melhor dividir em relação às categorias maiores. Se temos 100 orientações, e 40 delas são a-spec e 30 são multi, é só separar essas duas categorias entre si e do resto, colocando um aviso de que orientações que cabem nas definições X e Y vão estar nas páginas X e Y.

Mas em dividir por dividir por si só, para simplificar ou organizar...? É um esforço inútil tentar achar só uma categoria mais importante para cada orientação, ou tentar listar todas as formas de classificações possíveis.

<hr width="30%">

Sobre o que seria considerada neuro-orientação ou não: hyper- é uma orientação que já pediram para que fosse mudada (para perissos), porque hypersexual é uma neurodivergência para quem possui libido tão alta que ela atrapalha a vida da pessoa. Enquanto isso, hyper/perissos como orientação significa que a pessoa sente altos níveis de atração.

Pode parecer similar para quem associa uma coisa com a outra, mas existem pessoas hipersexuais (no sentido da neurodivergência) que não sentem atração, o que é diferente da orientação perissos. De qualquer forma, é, se a orientação literalmente diz que é por conta de neurodivergência, o que acontece na descrição mais popular (x) (x), não vejo porque não contaria.

Intra também diz na descrição que é "uma orientação neurodivergente", já que é só pra pessoas com DID.

Pesquisei e não achei nada para quem é bipolar especificamente.
  Responder
#5
3940 escreveu:Respondendo a pergunta do título: depende da orientação em si. As orientações que são do tipo "flutuar entre ter atração ou não por conta de neurodivergência" ou "não ter atração por conta de neurodivergência" são do espectro assexual/arromântico/etc. As orientações que são simplesmente "orientação afetada por neurodivergência" podem não ser, tem gente que só se diz multi por conta de neurodivergência sem estar no espectro A.

Eu sou aroace e concordo com essa mensagem. Como a pessoa sente atração é mais importante do que se neurodivergência afeta ou não. Assim como, sei lá, pessoas abrossexuais podem se considerar do espectro assexual se ficarem bastante tempo nele, mas só ser uma atração fluida que *pode* conter assexualidade não faz com que todas as pessoas abro sejam do espectro assexual.

(O assunto do tópico é "neuro-orientações são a-espectrais", discussão sobre neuro-orientações ou essa separação dos espectros? Ficou meio confuso. x_x)

  Responder
#6
3975 escreveu:(O assunto do tópico é "neuro-orientações são a-espectrais", discussão sobre neuro-orientações ou essa separação dos espectros? Ficou meio confuso. x_x)

Já concluímos que não neuro- não é inerentemente aspec. Falamos sobre elas, e os espectros que podem estar ao redor dela. Como @tathsantanna falou, por existir essa aderência do "pode ser ou não", é bom não misturar as coisas.
  Responder


Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Orientações de A a Z altedude 42 47.030 13-03-2024, 03:10 AM
Última mensagem: Aloi
Roda de cores orientações flexíveis e paroafetivas unã 0 916 19-11-2022, 03:46 PM
Última mensagem: unã
  Orientações Estéticas unã 3 6.181 16-02-2018, 06:55 PM
Última mensagem: unã

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)