• 1 votos - 5 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Expectativas para a comunidade Orientando
#1
Embora o site e a revista precisem de mais pessoas ajudando, este não é o único motivo do fórum existir.

O que pretendo com o fórum é que este forme uma comunidade única, benéfica para qualquer pessoa disposta a respeitar e aprender.

Alguns dos problemas que vejo em outras comunidades similares são os seguintes:
  • Foco. Como a comunidade é só focada em um tipo de questão, as outras questões acabam sendo ignoradas. Por exemplo, existe capacitismo constante em vários espaços onde dizem ser contra a opressão; comparar Bolsonaro ou Malafaia a pessoas neurodivergentes (dizendo que são [palavra estigmatizada capacitista], [palavra estigmatizada capacitista], loucos, paranoicos, deficientes mentais, narcisistas, esquizofrênicos, psicopatas, etc.) não é progressivo.
  • Intolerância a questões dentro da comunidade LGBTQIAP+. Privilégio não é não sofrer opressão, privilégio é ter por dado algo que não é dado para todo mundo. Uma pessoa panaceflux gray-arromântica aplatônica não possui o privilégio de ter sua orientação entendida ou validada automaticamente por qualquer pessoa que se diga defensora dos direitos LGBT+, enquanto uma pessoa gay periorientada possui. Isso não significa que pessoas gays sofram menos ou não sofram opressão, ou que são um grupo opressor que não sabe de nada sobre discriminação baseada em orientação, mas sim que possuem privilégio em relação a esta condição específica. Ambas as pessoas sofrem sob a heteronormatividade, porém, e não há como quantificar quem sofre mais e basear o respeito a estas identidades com base nisso. Isso vale para muitas outras coisas.
  • Superficialidade. Assim como não quero discussões baseadas em "eu corro mais riscos do que você então posso dizer que seu sofrimento não é válido", quero que as pessoas tenham a liberdade de explorar sua identidade sem entrar em extremos do que é o ideal. Não é necessário nos limitarmos a gay/bi/ace/hétero, nem é necessário procurar as palavras mais específicas para descrever uma identidade. Cada pessoa pode decidir por si só o que é melhor para si. (Só tenham respeito e não apropriem palavras que explicitamente não foram feitas para pessoas do seu grupo.) Vou tentar deixar o máximo de termos disponíveis, mas é possível escolher um termo mais fácil/comum ou nenhum termo, caso você ache que seja o melhor para você.
  • Falta de espaço para aprender. Pergunte! Aqui você pode fazer tópicos para saber mais sobre questões sobre as quais nunca aprendeu devido à nossa sociedade opressiva. Você pode criar discussões sobre exorsexismo, ou tentar entender melhor termos relacionados a orientações multi, ou perguntar sobre diferenças entre gêneros.
  • Falta de espaço para discutir sobre assuntos sensíveis. É óbvio que vou botar uma bandeira vermelha em quem acha que "pessoas brancas são a verdadeira minoria oprimida" ou em quem diz que "gays e lésbicas já possuem todos os direitos, então a discriminação anti-gay não existe mais", e que não vou dar espaço para quem possui sentimentos como estes e ignora qualquer lógica ou argumento para mantê-los, mas discussões sobre poliamor, fetiches, anti-shipping, etc. podem ser tidas, desde que sejam respeitosas em relação às comunidades e às experiências de vida das pessoas envolvidas.
  • Papagaiagem. Orientando não é só um site feito para copiar definições de outros sites, ou copiar e traduzir tais definições. Aqui quero que possamos criar termos, discutir sobre o que tais termos podem ou não significar, discutir sobre a possibilidade de certos termos ou bandeiras não serem bons, etc.

Adicionalmente, quero que todas as pessoas tenham consciência do que postam, porque uma opinião ignorante pode ser nociva para outras pessoas. Sugiro que pesquisem um pouco antes de postar, o que pode resolver certas dúvidas (como "_____ é uma palavra ofensiva?", "o que significa ____?", entre outras). (Se não acharem, podem resolver dúvidas, mesmo simples.)

O que você espera das discussões e dos tópicos aqui?
  Responder
#2
espero que o pessoal pare de se acanhar pra responder tópicos alheios ou mais antigos

btw eu concordo bastante com OP, mas devo falar sobre outra coisa que vejo por aí

hoje vi um post no tumblr em que um usuário conhecido por ser afóbico e lesbofóbico estava reclamando do 'tumblr mogai' (a parte do tumblr onde pessoas aceitam identidades mais alternativas/obscuras) porque segundo 'mogais' ele poderia se dizer demimenino sem fazer nada e "escapar privilégio cis"

sendo que... não importa se ele é trans ou nb ou não, se ele falar merda do tipo 'você precisa de disforia pra ser trans' ou 'neopronomes são ridículos' ele merece ser apontado como transfóbico tanto quanto uma pessoa cis?

privilégio tem a ver com não ter noção das coisas, mas isso não impede que pessoas que devessem ser mais informadas não façam merda também

fora que alguém que usa ele e é tratado como ele já possui um privilégio sobre alguém que usa, digamos, êlu, e é tratadu como ele? privilégio cis é só o pacote completo, caso isso faça sentido?

enfim, acho que pode ser muito legal poder ensinar/aprender independentemente da identidade, as pessoas pensam demais em proteger ideias problemáticas só porque vem de alguém lgbt+
  Responder
#3
Yeah, concordo.

Acho que é meio complicado considerar qualquer coisa como privilégio, mas vejo seu ponto. Qualquer grupo vai ser composto por experiências super diversas, e ninguém deveria ser julgade como mais privilegiade ou como não oprimide o suficiente para ser de uma minoria da qual faz parte por definição.
  Responder
#4
Espero aprender bastante aqui! ^3^
  Responder


Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  sugestão: esconder off-topic para visitantes mistério 1 3.392 24-02-2021, 12:07 AM
Última mensagem: Aster
Information guia de para fazer bons tópicos mimi 0 3.205 13-02-2020, 12:22 PM
Última mensagem: mimi
  Nova seção: Para imprimir Aster 0 3.217 05-07-2017, 08:33 AM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)