• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Estou com sérias dúvidas sobre minha sexualidade
#1
Information 
Eu desde pequena (sou uma garota cis) gostei relativamente facilmente de garotos (já gostei de muitos garotos na minha vida). Eu só precisava interagir algumas vezes com algum garoto que eu já começava a sentir algo por ele. Em contrapartida, eu gostei de pouquíssimas garotas na minha vida, e só fui descobrir que gosto de garotas quando comecei a ter amizades MUITO próximas com garotas depois do fundamental I (eu tinha mais facilidade de fazer amizades com garotos do que garotas, então só descobri que gosto de garotas bem tarde). Eu só comecei a gostar de algumas garotas depois de ter BASTAAANTE interação e amizade BEM próxima com elas, diferente dos garotos.

Além disso, na época de puberdade, quando eu gostava de um garoto, eu sentia atração tanto romântica quanto "sexual" por eles (mas como era meio jovem ainda eu tinha mais noção da atração romântica). Enquanto que com as garotas, quando eu gostei delas, eu sentia mais atração romântica do que "sexual" por elas (exceto por 1 delas que eu sentia atração "sexual" no mesmo nível da atração romântica, mas com as outras eu não sentia muito isso).

É como se fossem barrinhas medidoras, como na imagem que vou estar anexando com esse texto.

Depois de descobrir que gosto de garotas, eu comecei a me denominar Bissexual. Atualmente eu namoro com um garoto a 3 anos, e meu namorado começou recentemente a questionar a sexualidade dele. Eu consegui ajudar ele, mas aí eu comecei a questionar a minha também. A partir daí, pesquisei muito e quanto mais pesquisava, mais confusa ficava e ainda fico.

Em pesquisas recentes, eu descobri sobre a Parossexualidade / Parromanticidade / Paro-. Eu me identifiquei com a definição, mas eu também descobri sobre Variorientação (inclusive eu não sei se isso é uma sexualidade, alguma subcategoria de sexualidade, um estilo de vida ou algo do gênero). No começo eu achei confusa a definição de Variorientação, mas conversando com pessoas da comunidade eu me identifiquei com a definição de Variorientação também, então eu agora não sei mais dizer o que eu sinto que sou. Eu sou uma Paro bissexual? Sou uma Parossexual Bissexual? Sou uma Parromântica Bissexual? Sou uma Variorientada Bissexual? Sou alguma outra coisa que se encaixa nisso além de bissexual, ou eu nem sou bissexual no fim das contas? Por favor alguém me tire essas dúvidas!!!
(OBS.: do que eu sei até hoje, todos ou a maioria das pessoas que gostei, meninos e meninas, são cis, e eu nunca encontrei pessoalmente pessoas não-binárias [eu ACHO], mas muito provável que iria também gostar de pessoas não-binárias.)


Arquivo(s) anexado(s) Miniatura(s)
   
  Responder
#2
Se você sente atração por mais de um gênero, você pode se dizer bissexual. É um termo que historicamente serviu como guarda-chuva, por mais que sua orientação possa ser descrita mais precisamente com outro(s) termo(s).

Orientações são termos que devem ajudar você a se expressar, então no fim é você quem decide o que funciona melhor.

Quer que ninguém fique incomodando acerca de usar termos "difíceis" ou "incomuns"? Provavelmente bi, bissexual ou mesmo birromântica funciona melhor.

Quer usar os termos que se encaixam mais nas experiências descritas? Talvez você possa se dizer birromântica heteroflexível ou birromântica parossexual. Se você sente que também há condições especiais para a atração romântica por mulheres, talvez parorromântica e parossexual.

Não quer se definir por conta de uma ou outra vez onde houve atração sexual por não-homens? Talvez birromântica heterossexual.


Não sei o quão bem você entendeu certos conceitos, então acho bom reforçar que a orientação romântica tem a ver com a atração romântica, que a orientação sexual tem a ver com a atração sexual e que ser variorientade significa apenas que você sente atração de tipos diferentes de formas diferentes e descreve tais orientações usando prefixos/termos monoléxicos diferentes. Por exemplo, uma pessoa parossexual e birromântica provavelmente vai ser vista como variorientada mesmo que não diga isso explicitamente.

Você pode dizer que é uma pessoa paro e/ou bi e variorientada sem especificar, mas daí isso não especifica se isso quer dizer que você é paro/bissexual e paro/birromântica de formas diferentes ou se você só está revelando parte da sua orientação sem revelar o resto. Não que isso seja da conta de ninguém se você não quer dizer, mas é algo a se levar em consideração se você quer usar esses termos.

Independentemente de você ser ou não uma pessoa variorientada, você não precisa usar termos que separam entre tipos de atração. Se você só quiser se dizer bi ou paro, isso não é um problema.


Finalmente, quero levantar também a possibilidade da atração não-duárica (no seu caso, atração por identidades de gênero além de homem) ser mais fraca por conta de peso social. A sociedade heterossexista não vê atração por mulheres como certa ou real, o que pode causar uma certa dificuldade em sentir atração por mulheres e/ou pessoas não-binárias que pode não permanecer assim com o passar do tempo. Obviamente não há problema algum em mudar de termos caso seja uma questão temporária, ou em usar termos que refletem suas experiências por mais que estas tenham sido afetadas por circunstâncias externas, mas é um ponto que talvez seja bom de se considerar caso isso não tenha sido feito.
  Responder


Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Dúvida sobre identidade de gênero Line 2 1.422 23-03-2023, 01:35 PM
Última mensagem: Uriel
  Estou bastante confuso com a minha identidade de gênero. Archie mello 2 2.607 08-05-2022, 05:09 PM
Última mensagem: Archie mello
  Dúvidas sobre o meu gênero NoName 1 3.297 13-09-2021, 08:39 PM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)