• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Atualização: Fevereiro
#1
Parte geral
  • Página de categorias relacionadas a gênero. Para quando você precisa responder coisas como "o que é uma pessoa cis", "o que é uma pessoa trans", "como uma pessoa pode não ser cis nem trans", etc. É importante fazer uma página separada porque rótulos como "ipsogênero" ou "não-cis" não indicam o gênero de alguém.
  • Agora temos uma página de identidades exclusivas a certas culturas. É claro que esta página é relativamente incompleta, e francamente não sei até que ponto é possível coletar informações sobre todas essas identidades; afinal, pense em quantas já foram apagadas da história.
    Também é importante notar que a prioridade do Orientando é ajudar pessoas a se descobrirem e a entenderem que tipos de identidades as pessoas ao seu redor têm ou podem ter; e muitas identidades culturalmente exclusivas (não todas) vão ser dificilmente encontradas em populações que falam português. Por isso, a página pode demorar a ser atualizada, especialmente em relação a estas identidades de culturas mais afastadas.

Conteúdo
Fórum
Tivemos mais tópicos, esse é só um apanhado geral dos que podem ser interessantes. É claro, ainda é possível postar e discutir neles também!

O que vem por aí?
  • Mais conteúdo. Preciso atualizar a página de orientações, e escrever sobre as poucas orientações que faltam na lista atual.
  • Adoraria também colocar mais gêneros, tanto na página de gêneros não-binários quanto na página de gêneros culturais. Não sei se farei isso nesse mês.
  • Planejo uma seção para falar sobre tipos de disforia.
  Responder
#2
minha dúvida é... por que só identidades culturais são separadas, se existem outros gêneros restritos (intergênero, gênero-vago)?

enquanto isso, existem identidades que parecem relativamente novas, como fengênero e boi, então a separação não é relacionada à ancestralidade das culturas...?
  Responder
#3
Porque acredito que identidades culturais possuem um histórico maior de serem apropriadas/utilizadas indevidamente.

Identidades como gênero-vago e altsexual são mais obviamente sobre neurodivergência do que identidades culturais são sobre certas culturas. Uma pessoa branca pode olhar superficialmente dois-espíritos ou qirl e pensar "sou eu!!!" sem perceber que estas identidades foram cunhadas diante de uma ótica cultural diferente, e que não é discriminação ou frescura dizer que essas identidades não são para ela.

Isolando essas identidades em um contexto próprio, é possível dar uma introdução maior a como estas identidades funcionam e evocar um sentimento maior de todas estas identidades serem exclusivas e cunhadas a partir de pontos de vista de culturas específicas. Assim também pode ser evitada a possibilidade de alguém esbarrar em algum termo restrito quando existe um aberto (por exemplo, uma pessoa não-negra que acha que pode ser boi pode querer tentar proxvir, nonpuer, homem não-binário ou altemenino).

Também é importante respeitar que rótulos como transgênero e não-binárie não devem ser aplicados a pessoas de gêneros como quariwarmi e bissu sem permissão, porque forçar esses termos é um reforço do colonialismo e do binarismo também. (Claro que nunca é legal forçar esses termos em qualquer pessoa, mas geralmente eles são vistos como padrão para suas respectivas identidades.)
  Responder
#4
não sei sobre a questão de gêneros restritos ser tão óbvia assim para outros gêneros?

se a definição do gênero for "gênero definido por ______" até vai, mas uns podem ser interpretados como gêneros que estão restritos só por frescura, idk

mas entendi a razão, acho que pode deixar como está
  Responder
#5
Huh, verdade. Vejo como alguns podem parecer abertos.
  Responder


Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Atualização: Janeiro Aster 3 6.027 03-02-2017, 08:34 AM
Última mensagem: caah
  Atualização: Outubro Aster 0 3.089 01-11-2016, 07:52 PM
Última mensagem: Aster
  Atualização: Setembro e início de outubro Aster 1 4.375 08-10-2016, 07:40 PM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)