• 1 votos - 5 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Trans e Travesti
#1
Algo que eu sempre tive dúvida. Qual é a diferença entre uma travesti e uma trans?
Uma mulher trans pode ser travesti e vice-versa? Ou são existências únicas por si só?

Seria certo dizer que uma travesti é um rapaz com roupas do estereótipo feminino? Ou nesse caso, eu estaria descrevendo uma drag queen?
Se alguém puder me dar exemplos, eu ficaria feliz!

Desculpe se ofendi alguém. Perdão! Não é intencional, sabe? Quero saber como argumentar com as pessoas que possam ter as mesmas dúvidas que eu, então acho bom eu perguntar mesmo que possa ser grotesco! :)
  Responder
#2
Isso já gerou longas discussões. Resumindo todas elas, o que diferencia uma travesti de uma mulher trans é a identidade em si. Ponto. Se a pessoa se dizer travesti, ela é travesti. Se a pessoa se dizer mulher trans, ela é mulher trans. Muitas travestis vão se dizer mulher, e isso deve ser respeitado. Até hoje só vi uma pessoa que se considerava travesti e mulher trans ao mesmo tempo.

Travesti é uma identidade de gênero bem complexa, e acredito que deveria haver uma ampla pesquisa sobre ela. Até o momento o mais recomendável é respeitar e tratar a pessoa como ela quer ser tratada. Travestis não são homens roupas do estereótipo feminino. Um homem "se vestindo de mulher" pode ser um transformista ou uma drag queen se for num sentido artístico, de performance.
O L T I E L
  Responder
#3
Assim como mulheridade e homenidade não têm definições, assim é com a travestilidade. Há algumas trans binárias que não fazem distinção entre as identidades mulher e travesti para elas mesmas. Cada travesti atribui sua própria descrição para a travestibilidade, como sendo guerreira e batalhadora por exemplo.
Pessoas travestis podem se ver fora da lógica hétero-cis binarizada. Há terceiro-gêneros e outro-gêneros dentro de especificidades culturais, começados por colonizadores imperialistas, para designar pessoas dessa conformância binária de gênero, mesmo essas pessoas não se vendo dessa forma.
Há o conceito da travestigeneridade, identidade travestigênere como um gênero próprio.
Muita gente usa travestir/travestida para outros contextos, não apenas de generidade ou vestibilidade. E assim como você geralmente não fala os lésbicos, se torna errado falar os travestis, e sim as lésbicas e as travestis, ou pelo menos es lésbiques e es travestis.
  Responder
#4
Outros tópicos sobre a questão, se você quiser ler mais:

https://orientando.org/forum/t/pedido-te...delicadas/

https://orientando.org/forum/t/travestis/
  Responder


Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Por que O travesti sumiu, A travesti ficou, e a falta que ele faz Human@ 2 4.217 15-01-2021, 04:41 PM
Última mensagem: Oltiel
  Utrinque: uma hora cis outra hora trans ou ambas simultaneamente? unã 4 6.948 21-02-2018, 11:31 AM
Última mensagem: Aster
  NB e não-trans caah 10 15.118 03-10-2017, 12:02 AM
Última mensagem: Human@

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)