07-01-2018, 10:05 PM
3819 escreveu:Geralmente, quando se fala em travesti como identidade de gênero, travesti é uma identidade não-binária do tipo "terceiro-gênero"/maverique restrita culturalmente ao Brasil. Quando se fala em travesti como gênero, Gerlamente as pessoas escrevem ou dizem "travesti-nb" ou "travesti não-binárie/o/a".
Na verdade, eu já vi travestis que se dizem mulheres, então nem sempre é uma identidade de gênero não-binária.
3819 escreveu:O símbolo do gênero travesti é esse (é uma bola com um "t" de travesti em cima)
https://pbs.twimg.com/media/Cod4CXAVIAAMIVM.jpg:small
Sim, esse símbolo foi criado por Cari Rez Lobo e um grupo de pessoas não-binárias, mas acho bom esclarecer que eu nunca vi esse símbolo ser usado por grupos de travestis na Internet, então não importa muito que exista um símbolo se ele não é usado.
3819 escreveu:Hoje em dia é difícil encontrar travestis masculinos porque na nossa cultura se tornou normal/unissex pessoas de aparência dita feminina ditas mulheres no nascimento usarem roupas ditas como masculinas.
Acredito que não é por isso que não se usa o termo "travesti" por pessoas transmasculinas. Até porque eu acho que a comunidade transmasculina está muito mais avançada no debate de termos, acompanhando mais o debate internacional (que não usa o termo "transvestite" há anos), e por isso estão usando o termo "transmasculino", "transgênero" e "trans" enquanto que a comunidade de pessoas transfemininas ficou presa nos termos "travesti" e "transexual" e às vezes até evitam o termo "transgênero".
Acho que o termo "travesti" tem bastante força ainda por estar mais ligado à violência transmisógina, à comunidade de travestis que são profissionais do sexo (que possui uma clientela quase que exclusivamente de homens heterossexuais), e pela luta desse grupo dentro de movimentos LGBTQIAPN+.