• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sobre a área Opressões [leia-me, de preferência!]
#3
Citação: Minha sugestão: incluir a mononormatividade, que impõe a monogamia e gera opressão contra pessoas poligâmicas/poliamorosas.

Esta é definitivamente uma opressão que existe, e que é relacionada à heteronormatividade, mas como não temos recursos sobre estruturas de relação não-monogâmicas no site, não temos nada sobre isso na lista, ao menos por enquanto.

Citação:Minha dúvida: no finalzinho do artigo há citações de alguns preconceitos que são intersecções de dois sistemas opressivos. A bifobia não seria também uma intersecção; no caso, heteronormatividade e monossexismo?

Não, porque monossexismo já está dentro de heterossexismo!

Até poderíamos classificar estas opressões desta maneira, mas não conto como intersecção porque intersecção é algo sofrido por ter duas identidades marginalizadas de uma vez só.

Uma pessoa bi é não-hétero por ser bi. Ser bi pode levar a discriminações específicas por ser bi, que pessoas assexuais ou gays não sofreriam, mas ser bi ainda é uma identidade por si só.

Interseccionalidade é um conceito que se refere a opressões sofridas por ter duas ou mais identidades marginalizadas, mais especificamente algo sofrido especificamente por sofrer duas ou mais marginalizações, que a pessoa não sofreria se fizesse parte só de um ou só de outro grupo oprimido.

Por exemplo, existe o conceito de bimisoginia, que é a intersecção entre ser bi e ser mulher.

Ou seja, existem pessoas que passam por certas dificuldades não por serem bi ou por serem mulheres, mas por serem mulheres bi. Mas ser bi por si só é uma das várias maneiras de não ser hétero, mesmo que tenha características específicas que outras identidades não-hétero não possuem.

Assim como existem várias maneiras de não ser cis (uma mulher trans binária vai ter experiências bem diferentes de uma mulher-fluxo AFAB), ou várias maneiras de não ter a religião "padrão", ou a raça privilegiada, ou o neurotipo privilegiado, etc.

Há sim a necessidade de entender que pessoas de orientações diferentes sofrem de discriminações diferentes, e que isso leva certos grupos a sofrerem ou a não sofrerem certos efeitos da heteronormatividade, mas ainda são todos efeitos da heteronormatividade.

Não sei se deu para entender, então aqui vai uma árvore:

[Imagem: Xg2YegP.png]

Obviamente esta árvore está simplificada, já que mais grupos são afetados por monossexismo do que pessoas bi, e mais grupos são afetados pelo patriarcado do que pessoas que sofrem por misoginia.

Intersecções também podem funcionar dentro de categorias: pessoas assexuais panromânticas sofrem da intersecção entre serem assexuais e serem panromânticas; eu não ser dizer exatamente quais experiências seriam essas, mas são diferentes de experiências panromânticas de outras orientações sexuais, ou de experiências assexuais de outras orientações românticas. E, ainda assim, são ambas experiências que sofrem dentro do heterossexismo.
  Responder


Postagens neste tópico
Sobre a área Opressões [leia-me, de preferência!] - por Aster - 03-09-2017, 07:03 PM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  sugestões de links queer que não são puramente sobre termos mimi 5 4.580 14-08-2023, 07:50 PM
Última mensagem: Aster
  Desabafo sobre queerbaiting em relação a personagens não-bináries Aster 4 8.398 15-10-2020, 05:49 PM
Última mensagem: mistério
  abaixo assinado sobre a decisão do governo de portugal mimi 1 4.137 21-05-2018, 06:53 PM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 2 visitante(s)