• 1 votos - 5 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Quais termos para identidades não listadas vocês acham interessantes?
#1
Como ninguém responde aos tópicos "oficiais", vamos fazer um mais informal. :P

Que conceitos você acha interessantes, mesmo que não se identifique com eles, e mesmo que você nunca tenha visto alguém se identificar com eles?

Eu gostaria de falar sobre cinco gêneros que foram criados para serem "parecidos com maverique", por serem gêneros não-binários nem femininos, nem neutros e nem masculinos. Mas eu não sei se são conceitos tão úteis, porque me parecem mais comparáveis com liberique, precique ("um gênero precioso para quem o tem") e veritagênero ("um gênero que fica mais forte quando a pessoa é verdadeira consigo mesma sobre ele", ou algo assim).

Tipo, me parece que convicção que o gênero existe e é fora do binário é algo mais concreto do que metade desses. Não dizendo que esses termos são inúteis, mas eles têm mais cara de xenogêneros e de gêneros de bolso do que de maverique/aporagêneros, imho.

[x] [x] [x] [x]

E também: [x] [x]

Jouine: de “joy” (alegria) e “sanguine” (sanguíne ou pletórique, um tipo de personalidade). Um gênero alegre, muito feliz e eufórico em saber quem é. Êlu está feliz em expressar seu gênero, e sabe que é especial.

(Pode ser traduzido como juíne, talvez?)

Orupin: de “order” (ordem) e “supine”. Um gênero organizado, há um senso de estabilidade e razão para ser quem é, que é lógico ser da maneira que é. Às vezes, êlu pode parecer muito analítique e lógique, e então pode ser ou se sentir destacade em relação às outras pessoas.

(Ôrupe? Orupi? Orupine?)

Anler: de “anger” (raiva) e “choleric” (colérique). Este é um gênero de vontade forte, êlu se sente determinado e certo de quem é. Êlu vai se sentir brabe se outras pessoas insistirem que seu gênero não existe, e se sente firme e apoiade pelo seu gênero.

(Ânler?)

Tragmat: Um gênero pacífico que está tranquilo em ser quem é. Êlu não precisa pensar em seu gênero, e nem justificá-lo para outres, êlu o aceita como é: único and tranquilo. A palavra vem de “tranquility” (tranquilidade) e “phlegmatic” (fleumátique).

(Tramate? Tragmate?)

Melauche: combinando “melancholic” (melancólique) e “farouche” (uma palavra que significa tímide ou introvertide). Um gênero tímido, caracterizado por alguém que esconde quem é para evitar conflitos ou atenção. Ainda assim, existe um senso de individualismo neste gênero, embora este possa parecer melancólico ou introvertido certas vezes. Uma pessoa com este gênero vai proteger sua identidade, e raramente compartilhá-la.

(Meloche?)

Pela introdução, estes gêneros são para ser individuais. Porém, olhando para as descrições, parecem mais descrições de outros gêneros, e não gêneros por si só. X_x

Em orientações recentes, cada vez mais estou vendo orientações a-spec específicas que eu duvido muito ver gente usando. Aspectus (a pessoa parece ter atração, mas não tem) é um conceito interessante, mas ainda fico tipo... uh... isso não é basicamente heterossexismo/allossexismo/amatonormatividade? Não importa quanto alguém não for estereotipicamente allo, as pessoas vão dizer "nossa, você não parece ace/aro :///", e citar qualquer coisa, desde "ser humane" até "ter emoções", mesmo que não tenham como citar "ter namorade" ou "gosta de sexo/beijos/flertar".
  Responder


Postagens neste tópico
Quais termos para identidades não listadas vocês acham interessantes? - por Aster - 09-02-2017, 11:30 AM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Redefinições das identidades gay e lésbica Oltiel 3 833 06-12-2023, 07:42 PM
Última mensagem: mistério
  Quais termos se adequam à minha sexualidade? Anônima 1 1.466 30-11-2022, 02:03 PM
Última mensagem: Aster
  Lista de identidades em @termos Aster 5 26.219 30-11-2022, 01:55 PM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)