• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Sobre a área Opressões [leia-me, de preferência!]
#5
Citação: Estou ainda tentando visualizar com clareza a relação de alossexismo e monossexismo com a heteronormatividade. Mas tudo bem, Tath. De qualquer forma, muito obrigado pelas informações!

Heteronormatividade/heterossexismo é o sistema geral de opressão; monossexismo e alossexismo são subtipos.

Pode ser interessante pensar em relação ao quê compõe a identidade hétero:

1) Atração por pessoas de um gênero;

2) Este gênero é o gênero "certo", considerado "oposto";

3) Falta de atração por pessoas de identidades de gênero consideradas "erradas";

4) Atração frequente e contínua, sexual e romântica.

Ou seja, uma pessoa assexual hétero-arofluxo cumpre os requisitos 1, 2 e 3, mas não cumpre o requisito 4, por sua atração sexual não existir, e por sua atração romântica não ser contínua.

Porém, muitos esforços "contra a heteronormatividade" só levam em consideração que pessoas não são hétero por terem atração pelo mesmo gênero, e/ou até mesmo perpetuam a ideia de que atração é sempre existente, frequente e contínua. Por isso, existe o conceito de alossexismo, que evidencia que pessoas assexuais/arromânticas também sofrem por não serem 100% hétero.

O motivo de monossexismo e alossexismo existirem como conceitos não é porque são separados da heteronormatividade, e sim porque pessoas ignoram que estes conceitos fazem parte da heteronormatividade. Alguém que reforça que "quem não é gay é hétero" ou que "atração sexual faz parte da natureza humana" está contribuindo com a heteronormatividade, deslegitimando identidades não-hétero, mesmo quando quem faz isso não é hétero.

A mesma coisa acontece com exorsexismo e cissexismo: qualquer discriminação exorsexista é também uma discriminação cissexista, mas há uma palavra específica para isso porque existe a necessidade de falar sobre questões específicas que pessoas binárias tendem a ignorar.

Eu... espero que isso tenha deixado mais claro? X_x
  Responder


Postagens neste tópico
Sobre a área Opressões [leia-me, de preferência!] - por Aster - 04-09-2017, 05:00 PM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  sugestões de links queer que não são puramente sobre termos mimi 5 4.535 14-08-2023, 07:50 PM
Última mensagem: Aster
  Desabafo sobre queerbaiting em relação a personagens não-bináries Aster 4 8.371 15-10-2020, 05:49 PM
Última mensagem: mistério
  abaixo assinado sobre a decisão do governo de portugal mimi 1 4.126 21-05-2018, 06:53 PM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)