• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
minha identidade de gênero
#5
Tópico movido.

Apenas uma observação: eu entendo sua intenção ao utilizar a linguagem que utilizou, e entendo que você provavelmente não tem problemas em se dizer alguém que é do sexo masculino ou que "nasceu homem", mas se você pretende trabalhar com pesquisas na área, ou trabalhar com pessoas não-cis em geral, eu considero fundamental que não utilize linguagem de cunho cissexista.

Uma pessoa que foi registrada com um certo sexo/gênero ao nascimento foi designada com aquele gênero, ou teve tal gênero atribuído a ela.

Um homem trans provavelmente nasceu com uma vagina e consequentemente foi atribuído com o sexo feminino ao nascimento, mas não significa que ele "nasceu mulher" ou que ele não é do sexo masculino (já que em nossa sociedade utilizamos sexo como substituto para gênero na maior parte das situações).

Bebês não possuem noção de gênero (noções de gênero só se formam depois de alguns meses), então não podem ter nascido homens/mulheres/NB, mesmo sendo cis.

[spoiler=diadismo/mutilação genital](Adicionalmente, uma pessoa intersexo não "nasce não-binária" mesmo que sua variação intersexo esteja presente desde o momento do nascimento, porque em quase todos os países vão lhe dar uma designação masculina ou feminina, e se o bebê tiver uma genitália fora dos padrões ele provavelmente vai passar por cirurgia para que conformem com os padrões cissexistas e diadistas do que é "feminino" ou "masculino".)[/spoiler]

Enfim, só um toque. :P

Quanto à sua situação, acho que pode ser interessante dizer que nem sempre o que você acha que é é o que acontece. Talvez você se sentisse mal com seu corpo se você realmente tivesse seios e vagina, ao invés disso ser só uma hipótese. Talvez se você começasse a utilizar roupas da seção feminina ou a se identificar como agênero, iria se sentir inadequado com seu corpo, com seu nome, com sua linguagem. Eu não vou dizer que isso é provável, mas essa última situação acontece com muita gente que começa como "pessoa cis aliada que não se importa com o próprio gênero" e termina se identificando como trans/NB.

De qualquer forma, Mimi está certy, não há dano algum em se identificar com rótulos não-binários mesmo que de forma discreta e sem ter disforia, e digo mais: também não tem problema testar rótulos para ver se eles funcionam a longo prazo ou não. O fórum do Orientando é um espaço que também foi criado para que pessoas possam explorar rótulos e como se sentem com eles, sem precisar se preocupar muito com o quanto estão corretos ou com ser motivo de chacota ou por escolher um "rótulo bobo" ou por "trocar de rótulo demais".

E mesmo sendo cis, também é possível querer explorar expressões de gênero, então se sinta livre pra isso também se for sua vontade.
  Responder


Postagens neste tópico
minha identidade de gênero - por l00ki - 16-10-2017, 07:10 AM
minha identidade de gênero - por l00ki - 16-10-2017, 09:22 AM
minha identidade de gênero - por mimi - 16-10-2017, 01:20 PM
minha identidade de gênero - por l00ki - 16-10-2017, 01:37 PM
minha identidade de gênero - por Aster - 16-10-2017, 02:48 PM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
Xícara Dúvida com gênero ou em como agir noxy 2 1.206 13-07-2023, 09:25 PM
Última mensagem: Aster
  Será fétiche ou identidade? [AC: descrições de atos com conotação sexual] franceboyAC 1 1.035 12-06-2023, 12:53 AM
Última mensagem: Aster
Information Estou com sérias dúvidas sobre minha sexualidade GiGi196 1 1.392 26-05-2023, 10:16 PM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 2 visitante(s)