• 1 votos - 5 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Travestis
#3
Então, todo mundo percebe que não tem página pra falar de travesti, mas realmente não tenho tanta experiência com o assunto, e mesmo muito do que sei é de fontes tão informais que eu não poderia citar (porque foi escrito em grupos privados ou falado em pessoa).

Até o momento, eu vejo travesti como uma palavra como queer, que pode ser utilizada como identidade por si só ou em adição a outras identidades. Então temos mulheres trans que também são travestis, e travestis que só se identificam como travestis sem falar de qualquer outra identidade de gênero envolvida.

Por causa da transmisoginia e da hipervisibilidade de pessoas transfemininas, há toda uma campanha para utilizar a/ela/a para travestis, o que parece ser correto em geral, mas também já ouvi falar de "travestis masculinos", que seriam pessoas transmasculinas que se identificam como travestis. Mesmo assim, nunca cheguei a conhecer alguém que se identificasse desta forma.

Eu conheço uma pessoa não-binária que se eu não me engano se identifica ou já se identificou como travesti, e que discordava da ideia de que travestis são basicamente mulheres ou de que precisam ser ligadas ao gênero feminino ou à feminilidade de alguma forma.

Então é uma questão bem complicada, e também é difícil confiar em fontes porque elas podem estar dando um panorama muito mais restritivo ou abrangente do que o uso prático da identidade. Especialmente porque acredito que muitas (muites?) travestis não acessem espaços de discussão de identidades onde possam falar e discutir sobre sua identidade de forma registrada (como blogs e fóruns), ainda mais em espaços onde tenham acesso a termos como transfeminine, não-binárie, gênero-fluido, andrógine, transgênero, transneutre e outros que possam auxiliar a descrever suas próprias identidades em termos menos vagos, caso sintam a necessidade disso.

Eu ainda quero fazer mais leituras e acumular mais experiências a respeito disso antes de fazer uma página, de qualquer forma. Caso conheçam travestis que possam se interessar, peço que mande o link do tópico que Mimi passou (esse aqui) para ajudar na definição.
  Responder


Postagens neste tópico
Travestis - por l00ki - 23-10-2017, 05:09 AM
Travestis - por mimi - 23-10-2017, 03:40 PM
Travestis - por Aster - 23-10-2017, 07:52 PM
Travestis - por l00ki - 24-10-2017, 08:02 AM
Travestis - por Aster - 24-10-2017, 11:57 AM
Travestis - por Human@ - 27-12-2017, 07:28 PM
Travestis - por Human@ - 01-01-2018, 11:00 PM
Travestis - por QueerNeko - 07-01-2018, 10:05 PM
Travestis - por unã - 12-01-2018, 11:32 AM
Travestis - por Human@ - 14-01-2018, 11:28 PM
Travestis - por unã - 12-03-2018, 03:41 PM

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 2 visitante(s)