• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Gênero dragão-selvagem
#2
Hmmm, fico feliz que você tenha decidido num termo diferente, mas não sei se a conotação do nome não fica meio questionável, considerando que o termo é aplicável a seres humanos mas contém uma palavra que já foi e ainda é usada de forma racista nesse contexto.

Citação:A palavra “selvagem” é a ofensa mais antiga do livro contra os povos indígenas. Ela cria um mundo dividido em dois: entre colonizador e colonizado, civilização e primitivismo e, por extensão, bem e mal. Essa divisão imaginária foi usada para justificar todas as formas de atrocidade lançadas contra os povos indígenas. Muitos europeus brancos chamavam os índios americanos e outros povos indígenas de “selvagens”, para reimaginar seus próprios atos de brutalidade, roubo e genocídio como “trazendo a civilização”. Europeus brancos também chamavam os africanos de “selvagens” para aliviar a consciência pela escravidão, estupros, assassinatos, e ataques contra sua língua, cultura e religião. Você pode observar a mesma história na Índia, no Sudeste Asiático, na Oceania e em todos os lugares tocados pelo projeto colonial europeu.

Tipo, é, é um termo que obviamente vai ser só aplicado a quem quiser que tal termo seja aplicado a si (ao menos na maioria das vezes), e eu entendo que selvagem aí vem da questão da ligação com natureza. Mas ainda tem uma equivalência meio esquisita aí na definição de selvageria = animalidade = agressividade/brutalidade que ainda é questionável de mais de uma forma também.

Eu estive lendo Antiespecismos Subversivos, e um dos primeiros textos fala sobre como ataques de tubarões só tendem a acontecer em lugares onde seres humanos estão destruindo seus habitats, enquanto em outros lugares, dá até pra mergulhar no meio de tubarões sem que ataquem. É um livro que explica o antiespecismo não como uma questão de que somos salvadóries civilizades que precisamos ajudar animais (uma visão que não é só presente no pensamento especista mas também em pensamentos capacitistas, racistas e elitistas), mas como uma questão de respeitar e entender os comportamentos de animais como são.

Acho que talvez daria pra ir ou para um lado de animalidade silvestre ou para um lado de ferocidade sem equiparar os dois conceitos dentro dessa cunhagem. Sei que não posso realmente impor isso e reconheço que não tenho também total certeza do quanto a definição realmente incomodaria grupos marginalizados dos quais eu não faço parte, mas já que você criou um tópico em um fórum de discussão, aqui estão meus centavos. Shrug_k3
[-] 1 usuárie deu agradecimento a Aster por esta postagem:
  • Key Tales
  Responder


Postagens neste tópico
Gênero dragão-selvagem - por Key Tales - 15-03-2024, 11:02 PM
RE: Gênero dragão-selvagem - por Aster - 16-03-2024, 12:06 AM
RE: Gênero dragão-selvagem - por Aloi - 16-03-2024, 12:27 AM
RE: Gênero dragão-selvagem - por Key Tales - 16-03-2024, 01:46 PM
RE: Gênero dragão-selvagem - por Aster - 17-03-2024, 05:52 PM
RE: Gênero dragão-selvagem - por Key Tales - 17-03-2024, 07:38 PM
RE: Gênero dragão-selvagem - por Aster - 17-03-2024, 08:11 PM
RE: Gênero dragão-selvagem - por Key Tales - 17-03-2024, 08:18 PM

Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Gênero Diabolique Allan 4 1.728 16-03-2024, 02:49 PM
Última mensagem: Key Tales
  Vocabulário relacionado à disforia de gênero (AC: características sexuais e etc.) Aster 4 7.233 14-05-2023, 01:36 AM
Última mensagem: Aster
Controle Identidade Genero Positivo ChicãoZL 0 876 06-03-2023, 09:57 PM
Última mensagem: ChicãoZL

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)