• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pedido: Material Intersexo
#1
A página que tem aqui no Orientando é super descritiva e completa, mas eu realmente não espero que as pessoas leiam só para ter uma ideia do que é intersexo.

Não tem alguma coisa mais descritiva que "intersexo é alguém cujo corpo não pode ser classificado como 'sexo masculino' ou 'sexo feminino' sem interferência externa", que tenha mais vocabulário (intersexofobia, diádico, etc.), mas que ainda seja algo fácil de ler? Tipo isso, mas em português?
  Responder
#2
Citação:Vocabulário Intersexo

Eu tenho visto esta pergunta surgir com mais frequência ultimamente, e eu geralmente respondo ela caso a caso, mas acho que pode valer a pena ter uma postagem para linkar no futuro.

Então!

Intersexo: O termo para qualquer pessoa cujas características sexuais primárias congenitais não se alinha organizadamente com o binário macho/fêmea. Isso pode incluir a falta de certos traços anatômicos (ex: ter só um cromossomo X, sem um segundo cromossomo X ou um Y) ou ter misturas de traços associados com designação feminina e masculina (ex: ter a combinação de cromossomos XXY).

Uma pessoa é intersexo; geralmente isso é um adjetivo.
Ex: "Eu sou intersexo. Eu sou uma pessoa intersexo."

Às vezes isso também é utilizado como substantivo, como em, "O tópico desta postagem é intersexo".

Mais frequentemente, no entanto, você veria isso fraseado como intersexualidade. Algumas pessoas preferem usar intersexo para esse termo porque separa intersexo de sexualidades como bissexualidade, assexualidade, etc.

Intersexualidade: Um tipo de título utilizado para se referir ao estado de ser intersexo. Por exemplo, o tópico desta postagem é intersexualidade, e o vocabulário associado. Você pode usar isso na mesma posição gramatical de outras palavras que terminam em "-sexualidade".

Perissexo: Uma pessoa que não é, (até onde sabe), intersexo; uma pessoa cujas caracteristicas sexuais congenitais estão mais perto de um dos dois polos de designação sexual. Alguém com vagina, vulva, ovários, balanços hormonais estrogenizados e cromossomos XX ou alguém com pênis, testículos, balanços hormonais androgenizados e cromossomos XY.

Intersexofobia: A perseguição e abuso de pessoas intersexo. Uma pessoa que faz atos intersexofóbicos está sendo intersexofóbica. Isto pode também ser chamado de intersexismo (nesse caso a pessoa está sendo intersexista), mas eu evito essa palavra porque dá a impressão que pessoas intersexo são de alguma forma responsáveis por sua própria opressão. Você também pode ver Antagonismo Intersexo, para evitar usar o sufixo capacitista -fobia.

Diadismo: O -ismo do qual intersexofobia é derivada. Alguém que está usando diadismo no momento está sendo diadista.

Perissexismo [N/T no original está como Persexismo, mas acho que é erro de digitação, no resto do parágrafo está como peri e não per]: Uma forma alternativa de diadismo, o que ecoa a formação da palavra perissexo. Alguém utilizando perissexismo no momento está sendo perissexista.

Diádique: Uma palavra desatualizada que se refere a pessoas não-intersexo. É geralmente vista como uma escolha pobre de palavras, porque artificialmente reforça a noção de que existem padrões binários reais que pessoas podem preencher completamente, ao invés de existirem mais próximas a um polo ou outro de um espectro. Chamar pessoas de "diádicas" simplifica a complexidade de sexo. Você pode ver uma explicação mais detalhada sobre os problemas desta palavra aqui

Variação intersexo: Porque existem tantas maneiras de ser intersexo, os diferentes tipos de intersexualidade são chamadas de variações intersexo. Esta é uma tentativa de se afastar das linguagens patologizadas "condição intersexo" ou "desordem intersexo".

DSD/DDS (Desordens do Desenvolvimento Sexual): A condição médica atual sob a qual a maior parte das variações intersexo caem. Não é um bom termo. A não ser que você seja intersexo, eu sugiro que não use. Minha opinião neste assunto mudou um pouco. Existem muitas pessoas que preferem linguagem no estilo de DDS porque enfatiza com força que pessoas hormonalmente e cromossomalmente intersexo ainda são intersexo, e que intersexo estende além de genitália. Ainda é um termo médico, então use com cautela.

Intergênero: Uma identidade trans/não-binária informada pela intersexualidade de alguém. Não é para que pessoas perissexo a usem.

Ipsogênero: O termo para uma pessoa "cis intersexo". Porque pessoas intersexo podem e se identificam com seu gênero designado ao nascimento, elas podem ser "cis". Porém, cisgeneridade não se aplica a pessoas intersexo da mesma maneira que se aplica a pessoas perissexo, e muitas pessoas ditas cis e intersexo se identificam como ipsogênero para destacar o fato de que não são empoderadas ou protegidas sob cissexismo.

Tradução longe de ser perfeita, mas se era isso o que você queria, está aí!
  Responder
#3
Ok, eu sei que sou perissexo, mas acho que tenho conhecimento suficiente para apontar algumas coisas nesse material:

1) Pessoas intersexo não são necessariamente intersexo por características sexuais primárias, já que hormônios contam. Até a própria postagem aponta isso:

Citação:Uma pessoa que não é, (até onde sabe), intersexo; uma pessoa cujas caracteristicas sexuais congenitais estão mais perto de um dos dois polos de designação sexual. Alguém com vagina, vulva, ovários, balanços hormonais estrogenizados e cromossomos XX ou alguém com pênis, testículos, balanços hormonais androgenizados e cromossomos XY.

Citação:Existem muitas pessoas que preferem linguagem no estilo de DDS porque enfatiza com força que pessoas hormonalmente e cromossomalmente intersexo ainda são intersexo, e que intersexo estende além de genitália

2) Eu sei que Vees (quem escreveu a postagem original) defende até o fim o uso de perissexo e eu entendo completamente seus motivos, mas ainda existem muitas pessoas intersexo que defendem o uso de diádique, e que até acham ofensivo utilizar perissexo porque há a conotação de que "todas as pessoas são um pouco intersexo" (eu não entendo dessa maneira, mas não é minha escolha a fazer), além de existir o rumor [?] de que perissexo foi uma palavra cunhada por alguém que não é intersexo (eu lembro que viram que não era intersexo, daí corrigiram dizendo que era sim e que estavam mentindo pra deslegitimar a palavra... não sei como aquilo acabou). Fora o fato de diádique ser o termo que a maior parte das pessoas - inclusive dentro da comunidade intersexo, até onde sei - usam por aí, então acho bom apontar que quem usa diádique para descrever uma pessoa não-intersexo não é necessariamente uma pessoa tão desinformada quanto alguém que usa, sei lá, heterossexual para descrever qualquer pessoa que não é LGBTQIAPN+ ou cissexual para descrever pessoas cisgênero.

Aí fica uma situação super complicada, porque não importa a palavra que você usar, vai ter uma conotação negativa e pessoas intersexo podem vir pedir para você mudar a palavra que está usando. Claro que muitas pessoas intersexo admitem que a comunidade não concorda em tudo e que dá pra usar qualquer uma das duas palavras sem ter a intenção de discriminar certo grupo marginalizado.

É claro, o mais importante é não tentar argumentar com pessoas intersexo sobre a linguagem que elas usam, mas é chato que realmente não existe nenhum consenso em relação a qual palavra é a que "na verdade não tem nada de errado".
  Responder
#4
@memelord_
!!!! Muitooooo obrigada!

@tathsantanna
Interessante.

Posso ter a opinião de alguém intersexo?
  Responder
#5


Citação:Você também pode ver Antagonismo Intersexo, para evitar usar o sufixo capacitista -fobia.

talvez em português seja melhor usar antagonismo anti-intersexo, ou mesmo discriminação anti-intersexo? idk, pra mim parece que 'antagonismo intersexo' se refere a pessoas intersexo sendo antagonísticas...
  Responder


Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)