• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Tópico atemporal para pedidos de termos e bandeiras
#1
Postem aqui identidades e bandeiras relevantes para serem adicionadas nas seguintes páginas:
Ou seja: Pedidos para a adição de mais possibilidades de formas de se referir à comunidade, de expressões de gênero, de subculturas, de variações intersexo e outras coisas não vão ser atendidos.

Peço que respondam o seguinte ao sugerir termos:

1) Qual é o nome e a definição do termo, e de quaisquer termos existentes no mesmo grupo?
Por exemplo, ao sugerir homem NB como termo, faz sentido que mulher NB também deva estar na lista.

2) Existem bandeiras para o termo? Ou símbolos Quais? Há alguma preferência de bandeira/símbolo entre a comunidade?

3) Qual a relevância do(s) termo(s)?
Existem centenas de identidades não-binárias, orientações e gêneros separados de homem e mulher usados em culturas não ocidentais. Adicionar termos às listas dá trabalho, e ter mais peso e conteúdo nas páginas pode atrapalhar quem está procurando por certas identidades. Se você só quer ver uma lista mais robusta de identidades, dê uma olhada em @[email protected].
A relevância pode ser a utilização do termo por pessoas que falam português, ou que alcançam relevância na lusosfera em algum sentido (como celebridades ou youtubers famoses). Pode ser a questão do termo ser relativamente popular em certo espaço (mesmo que não seja por falantes da língua portuguesa). O termo também pode ser complementar a algo já listado, ou oferecer uma possibilidade nova/importante/interessante não coberta por outros termos da lista.

4) Que outros lugares afirmam que o termo existe? Quem cunhou o termo, se ele for recente?
Não use este tópico para falar pela primeira vez sobre um termo que você cunhou, por favor. Mostre algum link para postagem em rede social, ou site, ou documento. Ao contrário do que a maioria pensa, nada no site saiu da minha cabeça. Mais links = menos chances das fontes serem perdidas com o tempo = mais chances de eu querer adicionar algo na lista.

Também peço que só sejam sugeridos termos usados principalmente como alguma das coisas que estão sendo pedidas na lista. Você pode usar um fetiche como orientação sexual ou uma expressão de gênero como gênero não-binário, mas as listas daqui se resumem a termos que seriam classificados como parte delas antes de serem classificados como outra coisa.


Para bandeiras, o procedimento é o seguinte:

1) Qual é a bandeira, e ela é usada para que termo?
Por conta de como nossas páginas funcionam, eu não tenho como adicionar coisas como "bandeira para pessoas no espectro agênero que não são sem gênero ou apogênero", e não tenho interesse em adicionar combos ou bandeiras estéticas (como "bandeira arromântica + bi" ou "bandeira não-binária de verão"), a não ser que sejam bandeiras bastante comuns ou relevantes.

2) Quais são os significados da bandeira?

3) Se já existe uma bandeira para esta identidade, por que esta deveria ser adicionada?
Adicionar uma bandeira em uma página ou lista pode tirar espaço de outra bandeira (e vai tirar espaço de outra bandeira, no caso da lista). Existe motivo para que esta bandeira tome o lugar de outra (como "a bandeira que está lá favorece certa possibilidade da identidade acima de outras" ou "esta bandeira é mais comum do que a usada na lista")?

4) Que outros lugares afirmam que a bandeira existe? Se for recente, quem fez a bandeira?
Novamente, por favor, não use este tópico pra dizer que você fez uma bandeira. Poste sobre ela em outro lugar, e depois venha responder aqui.
  Responder
#2
"Ioruba: Obinrin bi Okunrin, "Feminino-masculino"

A bandeira existente tem 5 faixas:
A primeira faixa marrom representa a africanidade; o segundo representa o povo; a banda laranja representa o espectro masculino; a rosa representa o espectro feminino; a bandeira vermelha representa os dois espectros juntos, fazendo referência a pessoas que deixam o gênero feminino binário na cultura africana. Lembre-se de que não necessariamente em cores no Ocidente tem o mesmo significado que nas sociedades não ocidentais.

O termo "obinrin bi okunrin" Singnifca literalmente "homem-mulher", que pode ser traduzido literalmente como "mulher-homem" para o inglês. A segunda expressão pode não soar muito bem em inglês, mas seu uso na África é diferente.

Entre os iorubás, uma pessoa do excepcional espectro feminino que fez contribuições significativas para a educação, socioeconômica e / ou espiritual de sua família e comunidade é chamada de homem-mulher ou obinrin bi okunrin.

Como no Senegal, entre os Lebu, por exemplo, uma pessoa do espectro masculino pode ser chamada de Mãe do País. A maioria das culturas não reconhece homens e mulheres como papéis mais importantes do que um ao outro, mas sim como dois espectros opostos. isso tem que estar em equilíbrio, como por exemplo a divindade Mawu-Lissa na tradição vodun. Nenhuma energia é maior que a outra.

O termo que dá nome a esse nome pode variar de acordo com o idioma, mas existem povos bigenero com tendência predominantemente feminina e masculina em várias culturas, muitas até com o mesmo nome traduzido para seus idiomas. As identidades referem-se aos papéis que cada pessoa desempenha na sociedade.

O próprio gênero binário na África pode ser bastante diverso e plural. As tribos somalis, por exemplo, reconhecem duas categorias de homens. O Waraleh ("guerreiro") e o Waddado ("xamãs").

Para homens e mulheres gays ou bissexuais, também existem diferentes tipos de identidade. O antropólogo Gill Sepherd observou que na língua suaíli (falado na África Oriental, por exemplo, Quênia, Uganda e Tanzânia) havia variações de gênero masculino e feminino conhecidas como Shoga, Basha, Hanithi, Msagaji, Msango, semelhantes aos termos da subcultura Gay e MOGAI .

"Obinrin bi Okunrin" pode ser definida como uma dessas várias identidades em maior espaço dentro do espectro feminino, mas também masculino porque a maioria delas foi usada para definir o grupo guerreiro do espectro feminino, pessoas que nasceram mulheres, mas desempenharam papéis masculinos também se identificaram como tal, por exemplo Nzinga Mbandi Ngola de Matamba / Dongo é referido por muitos africanos como "" homem-mulher ”.
As pessoas "Obinrin bi Okunrin" eram diferenciadas de outras mulheres e homens, assim como Oya e Obá, que desempenham papéis diferentes dos homens e mulheres iorubenses, muitas vezes acabam sendo referidos apenas como "Obirin bi Okunrin".

Basicamente, essa identidade tem sido seguida por vários negros que buscam negar as identidades ocidentais, principalmente religiosos de origem LGBT africana. Por exemplo, existem aqueles que explicam sua identidade como bigenero na língua ocidental, mas se identificam como Obinrin bi Okunrin, há mulheres não binárias que se identificam como tal, e há pessoas que se definem apenas como Obinrin bi Okunrin. Mas cabe apenas à pessoa definir quais rótulos lhe cabem.
Adendo: Na maioria das vezes, essa identidade é usada em uma pessoa Afab, mas isso não significa que as pessoas Amab não possam se identificar com ela.
Uma forma de abreviar "Obinrin Bi Okunrin" é usar "Obo", mas esse termo em iorubá significa "vagina", muitas pessoas usam a abreviatura, mas alguns se incomodam em afirmar que pode ser confundido com genitalismo. Essa identidade é usada em templos de tradição africana na Diáspora. Exclusivo para negros de todo o mundo."

https://jinjidama.tumblr.com/post/634275...e-male-the
  Responder
#3
(29-11-2020, 12:57 AM)filhadeira escreveu:

Pra colocar na lista, resumi como o seguinte. Se você achar apropriado, eu posso mudar alguma coisa:

Citação:Obinrin bi okunrin: Um termo iorubá que pode ser traduzido como homem-mulher, originalmente usado por pessoas designadas mulheres ao nascimento que desempenhavam papéis de gênero considerados masculinos. Atualmente, esta identidade é usada por pessoas negras de todo o mundo que se consideram femininas e masculinas e que rejeitam ou não priorizam a utilização de termos cunhados dentro de culturas eurocêntricas.
  Responder


Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Pedido de sugestões para páginas novas/atualizações Aster 2 2.596 26-11-2019, 03:15 PM
Última mensagem: Aster
  Revista Elx -> Material para imprimir Aster 2 1.841 10-07-2017, 11:51 AM
Última mensagem: Aster
  Chamada para a seção "Como ajudar" Aster 2 1.686 02-02-2017, 06:27 PM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)