• 1 votos - 5 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Quais termos para identidades não listadas vocês acham interessantes?
#1
Como ninguém responde aos tópicos "oficiais", vamos fazer um mais informal. :P

Que conceitos você acha interessantes, mesmo que não se identifique com eles, e mesmo que você nunca tenha visto alguém se identificar com eles?

Eu gostaria de falar sobre cinco gêneros que foram criados para serem "parecidos com maverique", por serem gêneros não-binários nem femininos, nem neutros e nem masculinos. Mas eu não sei se são conceitos tão úteis, porque me parecem mais comparáveis com liberique, precique ("um gênero precioso para quem o tem") e veritagênero ("um gênero que fica mais forte quando a pessoa é verdadeira consigo mesma sobre ele", ou algo assim).

Tipo, me parece que convicção que o gênero existe e é fora do binário é algo mais concreto do que metade desses. Não dizendo que esses termos são inúteis, mas eles têm mais cara de xenogêneros e de gêneros de bolso do que de maverique/aporagêneros, imho.

[x] [x] [x] [x]

E também: [x] [x]

Jouine: de “joy” (alegria) e “sanguine” (sanguíne ou pletórique, um tipo de personalidade). Um gênero alegre, muito feliz e eufórico em saber quem é. Êlu está feliz em expressar seu gênero, e sabe que é especial.

(Pode ser traduzido como juíne, talvez?)

Orupin: de “order” (ordem) e “supine”. Um gênero organizado, há um senso de estabilidade e razão para ser quem é, que é lógico ser da maneira que é. Às vezes, êlu pode parecer muito analítique e lógique, e então pode ser ou se sentir destacade em relação às outras pessoas.

(Ôrupe? Orupi? Orupine?)

Anler: de “anger” (raiva) e “choleric” (colérique). Este é um gênero de vontade forte, êlu se sente determinado e certo de quem é. Êlu vai se sentir brabe se outras pessoas insistirem que seu gênero não existe, e se sente firme e apoiade pelo seu gênero.

(Ânler?)

Tragmat: Um gênero pacífico que está tranquilo em ser quem é. Êlu não precisa pensar em seu gênero, e nem justificá-lo para outres, êlu o aceita como é: único and tranquilo. A palavra vem de “tranquility” (tranquilidade) e “phlegmatic” (fleumátique).

(Tramate? Tragmate?)

Melauche: combinando “melancholic” (melancólique) e “farouche” (uma palavra que significa tímide ou introvertide). Um gênero tímido, caracterizado por alguém que esconde quem é para evitar conflitos ou atenção. Ainda assim, existe um senso de individualismo neste gênero, embora este possa parecer melancólico ou introvertido certas vezes. Uma pessoa com este gênero vai proteger sua identidade, e raramente compartilhá-la.

(Meloche?)

Pela introdução, estes gêneros são para ser individuais. Porém, olhando para as descrições, parecem mais descrições de outros gêneros, e não gêneros por si só. X_x

Em orientações recentes, cada vez mais estou vendo orientações a-spec específicas que eu duvido muito ver gente usando. Aspectus (a pessoa parece ter atração, mas não tem) é um conceito interessante, mas ainda fico tipo... uh... isso não é basicamente heterossexismo/allossexismo/amatonormatividade? Não importa quanto alguém não for estereotipicamente allo, as pessoas vão dizer "nossa, você não parece ace/aro :///", e citar qualquer coisa, desde "ser humane" até "ter emoções", mesmo que não tenham como citar "ter namorade" ou "gosta de sexo/beijos/flertar".
  Responder
#2
Esses termos parecem personalidades, então é complicado de admitir ser de um gênero desses.

Maverique é explicado melhor, porque o foco é mais no gênero individual, e não em como a pessoa se sente.

Na real, Orupim > Orupine/Orupi

Aspectus. A pessoa gosta de ser assim, mas não sei se isso é legal. Teria uma orientação para pessoas bi ou gay que gostam de parecer hétero? :P

Ok, vamos ver se eu acho alguma coisa...........

http://pride-flags.deviantart.com/art/Sp...-658394588
Esse aqui é legal, mas DAT BANDEIRA

As identidades culturais são interessantes. Acha que poderia cobri-las?

Também seria legal ter outras orientações flexíveis.

http://pride-flags.deviantart.com/art/De...-584663442
Termo super específico, mas linda bandeira.

http://pride-flags.deviantart.com/art/As...-558128802
Idem.

http://pride-flags.deviantart.com/art/An...-555756083
ok, essa bandeira é genial

http://pride-flags.deviantart.com/art/Fa...-636643447
um
  Responder
#3
Orupim é uma boa.

Citação: Aspectus. A pessoa gosta de ser assim, mas não sei se isso é legal. Teria uma orientação para pessoas bi ou gay que gostam de parecer hétero?

Bom, eu certamente posso parar com parte das minhas preocupações com aspectus, porque parece que e criadore tinha em mente que a pessoa gosta de fazer jogos sociais.

Por um lado, você tem razão: não é nem uma questão de destacar que você gosta de fazer algo não associado com sua identidade, é como se a pessoa quisesse de propósito ser vista como algo que não é; e, nesse caso, a pessoa quer ser vista como um grupo normativo da sociedade, não como uma pessoa assexual que gosta de flertar.

Por outro, assexualidade é algo meio diferente da escala "gay ou hétero". É por isso também que existem bem mais variações de "assexual mas _______" do que de "gay mas ________", por assim dizer. Quando você pensa em como funciona a interação de uma pessoa que sente atração frequente para procurar companhia, é diferente de como funciona a interação de uma pessoa que não sente atração frequente, porque não dá pra reproduzir as mesmas dinâmicas com outro gênero. Enquanto pessoas zed podem ser variorientadas, o modelo de atração dividida é muito mais útil para quem não consegue formar uma relação sexual, ou romântica, ou de nenhum desses tipos, por exemplo.

Citação: Esse aqui é legal, mas DAT BANDEIRA

Concordo. Tanto o layout como as cores é meio :/

Citação: As identidades culturais são interessantes. Acha que poderia cobri-las?

Talvez eu faça uma página separada para elas, pra deixar claro que não são termos que deveriam ser chamados de não-binários ou trans. E também para deixar claro que não é pra usar esses termos sem participar da respectiva cultura.

Outra ideia que estava tendo é a de pegar outros termos aleatórios relacionados a disforia, apresentação, etc., e fazer uma outra lista separada, já que não são termos de gênero. Falo sobre bigenital, transexpressive, affigogênero, etc.
  Responder
#4
eu sou meio biased, mas acho legal a variedade de termos relacionados a outros gêneros... altegênero, paragênero, offgênero, genderlike, metagênero, subgênero, tangênero, skoliogênero...

collgênero também é interessante? e mais: arigênero, argogênero, caedogênero, caprigênero, cassfluxo, coigênero, concedogênero, diagênero, gênero-punk, healegênero, horragênero, ilyagênero, impediogênero, lamingênero, leogênero, letargênero, lisigênero, gênero-mármore, poliagênero, propegênero, nenina/mininu, monagênero, sinegênero, esquelogênero, gênero-geleca, surgênero, tauragênero, primusgênero, gênero-superfluido, resbis, gênero-lâmina, regisgênero, sequigênero, gênero-céu, stratogênero, sistema-fluido, technigênero, prismagênero, telegênero, gênero-júpiter...
  Responder
#5
É por essas coisas que eu tenho vontade de fazer logo uma lista com uns 200 gêneros. X_x

Aí eu provavelmente vou:

1) Ter uma lista dos 20 termos mais comuns
2) Ter uma lista de gêneros classificados como fora do binário
3) Ter uma lista de gêneros relacionados aos binários, ou relacionados com masculinidade e/ou feminilidade
4) Ter uma lista de gêneros relacionados à falta de gênero, à neutralidade de gênero ou à falta de entendimento sobre gênero
5) Ter uma lista de identidades relacionadas à multiplicidade de gênero
6) Ter uma lista de identidades relacionadas à fluidez de gênero
7) Ter uma lista de identidades relacionadas à parcialidade de gênero
8) Ter uma lista de identidades relacionadas à gêneros desconhecidos
9) Ter uma lista de identidades relacionadas a como o gênero é "sentido": é um gênero que faz com que a pessoa se sinta bem? Mal? Livre? Etc.

Daí provavelmente vou ter uma lista de termos de variações de corpo, com variações de expressão, e de gêneros específicos para certas culturas.

Isso é só um rascunho tho, não garanto que faria exatamente dessa forma.
  Responder
#6
acho que separar claramente entre umas e outras identidades é difícil demais, e é possível que algumas pessoas achem sua categorização problemática... just saying
  Responder
#7
Yeah, verdade. Talvez seja melhor deixar como está.
  Responder
#8
São categorias demais, imho.
  Responder
#9
Geeeeeenteee se quiserem ver meu post ficaria muito grata

http://orientando.org/forum/t/meta-genero/

With Love, Vic.

(Tach não se preocupa gata, adoro os posts oficiais ;))
  Responder
#10
@VicVinni
(Assumo que Tach seja eu?)

Hey, por favor veja a linguagem de cada pessoa antes de se referir a alguém; ela pode ser vista no perfil, ou abaixo do nome nas postagens. Eu não uso o final de palavra a.

Também não há necessidade de anunciar seu tópico em outros tópicos, visto que quem frequenta o fórum geralmente só olha tópicos mais recentes. Uma coisa é referenciar um tópico, mas esta é a segunda postagem que vejo que parece ter sido feita mais com o intuito de anúncio do que com o intuito de contribuir para o tópico original.
  Responder


Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Redefinições das identidades gay e lésbica Oltiel 3 833 06-12-2023, 07:42 PM
Última mensagem: mistério
  Quais termos se adequam à minha sexualidade? Anônima 1 1.466 30-11-2022, 02:03 PM
Última mensagem: Aster
  Lista de identidades em @termos Aster 5 26.222 30-11-2022, 01:55 PM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 2 visitante(s)