• 1 votos - 5 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
transneutralidade
#1
eu gostaria de saber mais sobre transneutralidade em geral?

não consigo achar quase nada sobre isso na internet, só achei as bandeiras no PF, a página no orientando e uma thread no Twitter em espanhol sobre pessoas transneutras terem privilégio sobre pessoas transfemininas e falta de privilégio em relação a pessoas transmasculinas

eu sei o que é, mas como funciona a transição, por exemplo?
  Responder
#2
Acredito que transneutre seja um termo mais novo, e como vem depois da popularidade de termos como agênero e gênero neutro, poucas pessoas sentem necessidade de se chamarem de transneutras. Vale lembrar que termos como agênero e neutrois são mais 'vagos' do que mulher ou homem, o que faz com que transfeminine e transmasculine sejam mais úteis, de certa forma.

O que acredito que seja mais fácil de achar é aquela terminologia famosa muito utilizada nos anos 90.


Acredito que seja mais fácil achar comunidades agênero, neutrois, casgênero, etc. do que comunidades transneutras.
  Responder
#3
Parece envolver bastante remoção (pelos, seios, testículos), e um pouco de redistribuição de gordura.
  Responder
#4
hmm nice, valeu

@tathsantanna por que você acha que agênero e neutrois sejam mais vagos do que mulher/homem, que são termos tão abrangentes que ninguém consegue definir?
  Responder
#5
Mulher e homem são categorias com nuances, que podem significar coisas completamente diferentes dependendo da vivência de cada pessoa, mas agênero e neutrois também. Meu ponto aqui é que mulher e homem são categorias com várias expectativas associadas aos gêneros binários, enquanto agênero e neutrois não.

Uma pessoa "mais ou menos homem" ou "mais ou menos mulher" até pode se considerar basicamente binária, mas ainda vai sofrer exorsexismo e não vai ser considerada não-binária (só com o rótulo de mulher ou de homem) a não ser que diga que é.

Uma pessoa mais ou menos agênero ou mais ou menos neutrois ainda vai ser não-binária, assim como pessoas agênero e neutrois.

Uma pessoa transfeminina que quer usar alguma linguagem além de a/ela/a, que não quer fazer transição física parcial ou total para ficar com a aparência de uma mulher cis e/ou que não quer cumprir com padrões de gênero estereotipados de ser mulher provavelmente vai ter dúvidas sobre ser uma mulher trans binária ou não-binária, e assim pode ficar com o rótulo transfeminine, que não especifica se a pessoa é mulher, demimulher, mulher nb, juxera, librafeminina ou o que for.

Como pessoas transfemininas geralmente não são aceitas como mulheres facilmente, transfeminine também pode ser um rótulo atraente para pessoas que estão questionando ou que não querem se definir. Assim talvez não precisem se justificar tanto em relação às normas de gênero. Claro que, dependendo da pessoa, vai dizer que só dá pra ser mulher ou homem, mas aí é um rótulo adaptável à situação.

Pessoas transneutras vão estar tomando decisões mais parecidas entre agênero/gênero neutro/neutrois e transneutre, pois são identidades tomadas com mais ou menos o mesmo nível de seriedade, e que não possuem representatividade suficiente na sociedade para que existam estereótipos e policiamento de gênero no mesmo nível.

E, para pessoas não-binárias, dizer "sou uma pessoa transfeminina" deixa claro que essa pessoa é afetada por transmisoginia, enquanto "sou uma pessoa transneutra" não diz nada sobre o gênero designado.
  Responder
#6
hmm, entendi
  Responder
#7
Mudando de assunto, alguém sabe sobre transição de pessoas transneutras no Brasil? Sobre se há a aceitação e tudo mais?

(MTN dá resultados de uma marca, FTN dá em FTM...)
  Responder
#8
eu achei algumas postagens sobre o que é ser neutrois, tipo essa, mas nada sobre transição em si...
  Responder
#9
Iirc, já ouvi falar de uma pessoa agênero brasileira que usa o pronome ile e que estava tendo acompanhamento psicológico num centro de referência LGBT, mas não sei dizer sobre detalhes de transição.
  Responder
#10
yeah, entendo...
  Responder


Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)