• 1 votos - 5 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Travestis
#1
Bom dia!
eu estava lendo sobre os gêneros e não encontrei aqui no orientando o gênero travesti, não sei se essa palavra é utilizada como gênero, ou se ela pode ser substituida por andrógine, mas fiquei curioso já que não encontrei
  Responder
#2
http://orientando.org/forum/t/pedido-tex...delicadas/

e não, travesti não tem muito a ver com andrógine na maior parte dos casos, se fosse para comparar com alguma outra coisa seria com transfeminina: http://orientando.org/listas/lista-de-ge...sfeminine/
  Responder
#3
Então, todo mundo percebe que não tem página pra falar de travesti, mas realmente não tenho tanta experiência com o assunto, e mesmo muito do que sei é de fontes tão informais que eu não poderia citar (porque foi escrito em grupos privados ou falado em pessoa).

Até o momento, eu vejo travesti como uma palavra como queer, que pode ser utilizada como identidade por si só ou em adição a outras identidades. Então temos mulheres trans que também são travestis, e travestis que só se identificam como travestis sem falar de qualquer outra identidade de gênero envolvida.

Por causa da transmisoginia e da hipervisibilidade de pessoas transfemininas, há toda uma campanha para utilizar a/ela/a para travestis, o que parece ser correto em geral, mas também já ouvi falar de "travestis masculinos", que seriam pessoas transmasculinas que se identificam como travestis. Mesmo assim, nunca cheguei a conhecer alguém que se identificasse desta forma.

Eu conheço uma pessoa não-binária que se eu não me engano se identifica ou já se identificou como travesti, e que discordava da ideia de que travestis são basicamente mulheres ou de que precisam ser ligadas ao gênero feminino ou à feminilidade de alguma forma.

Então é uma questão bem complicada, e também é difícil confiar em fontes porque elas podem estar dando um panorama muito mais restritivo ou abrangente do que o uso prático da identidade. Especialmente porque acredito que muitas (muites?) travestis não acessem espaços de discussão de identidades onde possam falar e discutir sobre sua identidade de forma registrada (como blogs e fóruns), ainda mais em espaços onde tenham acesso a termos como transfeminine, não-binárie, gênero-fluido, andrógine, transgênero, transneutre e outros que possam auxiliar a descrever suas próprias identidades em termos menos vagos, caso sintam a necessidade disso.

Eu ainda quero fazer mais leituras e acumular mais experiências a respeito disso antes de fazer uma página, de qualquer forma. Caso conheçam travestis que possam se interessar, peço que mande o link do tópico que Mimi passou (esse aqui) para ajudar na definição.
  Responder
#4
Pois é, a palavra travesti para mim continua muito obscura, não consigo achar em lugar algum informações detalhadas sobre este gênero, eu acredito que sejam pessoas não binárias, logo não se chamam de trans, e normalmente pessoas que se chamam assim não realizaram a cirurgia e não pretendem, e achei estranho que a palavra travesti é tão falada e conhecida mas ninguém realmente sabe muito sobre a palavra, vou dar uma procurada em pessoas que se denominem com este gênero para me informar melhor.

Muito obrigado!
  Responder
#5
Existem travestis que fazem transição (inclusive cirurgia de reconstrução genital), e existem travestis que se consideram mulheres trans. Não são todos os casos, mas se identificar como mulher sem se identificar como NB ou fazer transição não impede alguém de ser travesti.

Fora que eu não duvido que existam muitas travestis que não tenham acesso a informações sabendo que podem ser trans sem serem "transexuais", uma palavra que dá a conotação de que a pessoa vai fazer transição corporal, ainda que existam pessoas que se identificam como transexuais e que não transicionam, ainda mais no Brasil que pouca gente conhece a palavra transgênero. E terapia hormonal e cirurgias não são super acessíveis nem para quem tem vontade de fazer.
  Responder
#6
Travesti pode significar duas coisas: uma expressão de gênero ou uma identidade de gênero, igualmente a palavra andrógino/e/a.

Travesti pode ser usado por pessoas tanto ditas homens quanto ditas mulheres no nascimento.

Como expressão de gênero, travesti é um jeito de se vestir associado a pessoas gênero-não-conformativas (gnc).


Geralmente, quando se fala em travesti como identidade de gênero, travesti é uma identidade não-binária do tipo "terceiro-gênero"/maverique restrita culturalmente ao Brasil. Quando se fala em travesti como gênero, Gerlamente as pessoas escrevem ou dizem "travesti-nb" ou "travesti não-binárie/o/a".

Travesti masculino, como identidade de gênero nb, seria uma forma de transmasculinidade para uma pessoa que não se reconhece como homem mas é transmasculina, tipo demigaroto/boi/butch-nb. E travesti femininina/o, como identidade, seria o contrário, uma identidade transfeminina como juxera/qirl/demigarota para quem é trasnfeminino/a mas não se reconhece como mulher.


O símbolo do gênero travesti é esse (é uma bola com um "t" de travesti em cima)
https://pbs.twimg.com/media/Cod4CXAVIAAMIVM.jpg:small

Hoje em dia é difícil encontrar travestis masculinos porque na nossa cultura se tornou normal/unissex pessoas de aparência dita feminina ditas mulheres no nascimento usarem roupas ditas como masculinas.


Se achou confuso, pense assim, identidade de gênero são só palavras com as quais uma pessoa se sente confortável em ser chamada , não precisa haver lógica.
  Responder
#7
Esqueci de avisar que tanto travestis-nb masculines quanto travestis-nb feminines podem usar qualquer combinação de pronomes, qualquer tipo de roupa (não necessariamente se "tranvestem" em alguns casos) e podem alterar ou não alterar o corpo da maneira que quiserem, no geral, podem ter qualquer expressão de gênero, como qualquer outras identidades de gênero podem.
  Responder
#8
3819 escreveu:Geralmente, quando se fala em travesti como identidade de gênero, travesti é uma identidade não-binária do tipo "terceiro-gênero"/maverique restrita culturalmente ao Brasil. Quando se fala em travesti como gênero, Gerlamente as pessoas escrevem ou dizem "travesti-nb" ou "travesti não-binárie/o/a".

Na verdade, eu já vi travestis que se dizem mulheres, então nem sempre é uma identidade de gênero não-binária.


3819 escreveu:O símbolo do gênero travesti é esse (é uma bola com um "t" de travesti em cima)
https://pbs.twimg.com/media/Cod4CXAVIAAMIVM.jpg:small

Sim, esse símbolo foi criado por Cari Rez Lobo e um grupo de pessoas não-binárias, mas acho bom esclarecer que eu nunca vi esse símbolo ser usado por grupos de travestis na Internet, então não importa muito que exista um símbolo se ele não é usado.


3819 escreveu:Hoje em dia é difícil encontrar travestis masculinos porque na nossa cultura se tornou normal/unissex pessoas de aparência dita feminina ditas mulheres no nascimento usarem roupas ditas como masculinas.

Acredito que não é por isso que não se usa o termo "travesti" por pessoas transmasculinas. Até porque eu acho que a comunidade transmasculina está muito mais avançada no debate de termos, acompanhando mais o debate internacional (que não usa o termo "transvestite" há anos), e por isso estão usando o termo "transmasculino", "transgênero" e "trans" enquanto que a comunidade de pessoas transfemininas ficou presa nos termos "travesti" e "transexual" e às vezes até evitam o termo "transgênero".
Acho que o termo "travesti" tem bastante força ainda por estar mais ligado à violência transmisógina, à comunidade de travestis que são profissionais do sexo (que possui uma clientela quase que exclusivamente de homens heterossexuais), e pela luta desse grupo dentro de movimentos LGBTQIAPN+.
  Responder
#9
O melhor texto que conheço é do wikia identidades que é bem inativo http://pt-br.identidades.wikia.com/wiki/Travestis

Nem bandeira travestigênera existe, mas sei que travesti pode ser um gênero (travestigênere) ou uma não-generidade, logo seria um (não)gênero feminino.
  Responder
#10
Ainda acho um pouco invalidante assumir travesti como uma identidade de gênero exclusivamente feminina.
  Responder


Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)