06-03-2018, 09:39 AM
Nessa postagem fala que acefilia seria alguém que não tem sentimentos -fílicos (grande afeição por alguém ou algo). O sufixo "filia" é ideal para pessoas que sabem ter um forte gosto por alguém ou algo assim, mas não tem certeza de como classificá-lo além do "forte gosto" em relação a alguém ou a algo.
Essa definição me pareceu confusa e a primeira imagem não define a afilia, apenas as diferenças entre áfiles e assexuais, e o que áfiles não são, apesar de fazer de fazer alusão ao amor ao se referir a afíliques.
Como já vi algumes arromântiques usarem num grupo nosso do face, a palavra afilia para resumir o que sentem, como se fosse uma extensão de sua arromanticidade, que seria também nenhum tipo de atração, ou seja, a-espectral (aspec) em todos os sentidos (apl/aqp/asense/aro/ace/anamical/associal/analt/astétique/anerótique/etc). Etimologicamente o sufixo filia seria amor, não sentir atração fílica, seria não sentir atração amorosa, logo, seriam áfiles anamoroses/não-amoroses (sologâmes/agâmes)? Ou nem agâmique/sologâmique descreveria, visto que não sente atração nem por si mesmes (autofilia)?
Eu, como me enquadro no espectro a- em todas as atrações, poderia me declarar áfile? Pessoas afílicas são são periorientadas? Afilia seria ausência do amor? Ou é um termo que pode ser usado invés de aspec, pra qualquer pessoa que está em um aspectro?
Essa última pergunta faço em referência ao uso da palavra afobia, para englobar toda alonormatividade, contra assensoriais (toquenorma), aplatoniques (platonorma), etc.