• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Afinal, o que seria afilia? Aspectral em todos os sentidos?
#1
[Imagem: tumblr_ohzr5auUE51w04zw5o1_1280.png]

Nessa postagem fala que acefilia seria alguém que não tem sentimentos -fílicos (grande afeição por alguém ou algo). O sufixo "filia" é ideal para pessoas que sabem ter um forte gosto por alguém ou algo assim, mas não tem certeza de como classificá-lo além do "forte gosto" em relação a alguém ou a algo.

Essa definição me pareceu confusa e a primeira imagem não define a afilia, apenas as diferenças entre áfiles e assexuais, e o que áfiles não são, apesar de fazer de fazer alusão ao amor ao se referir a afíliques.

Como já vi algumes arromântiques usarem num grupo nosso do face, a palavra afilia para resumir o que sentem, como se fosse uma extensão de sua arromanticidade, que seria também nenhum tipo de atração, ou seja, a-espectral (aspec) em todos os sentidos (apl/aqp/asense/aro/ace/anamical/associal/analt/astétique/anerótique/etc). Etimologicamente o sufixo filia seria amor, não sentir atração fílica, seria não sentir atração amorosa, logo, seriam áfiles anamoroses/não-amoroses (sologâmes/agâmes)? Ou nem agâmique/sologâmique descreveria, visto que não sente atração nem por si mesmes (autofilia)?

Eu, como me enquadro no espectro a- em todas as atrações, poderia me declarar áfile? Pessoas afílicas são são periorientadas? Afilia seria ausência do amor? Ou é um termo que pode ser usado invés de aspec, pra qualquer pessoa que está em um aspectro?
Essa última pergunta faço em referência ao uso da palavra afobia, para englobar toda alonormatividade, contra assensoriais (toquenorma), aplatoniques (platonorma), etc.
  Responder
#2
Talvez seja uma maneira de dizer que não sentem atração alternativa (literalmente um tipo de atração além do romântico e do sexual que é difícil de descrever), ou talvez seja uma maneira de dizerem que não sentem nada de atração. Fica difícil julgar quando não há muita discussão em torno disso.

Eu sugeriria algo mais óbvio, como omnianatraíde, para quem não sente atração nenhuma. Mas daí não é a minha opinião que deve valer.

E acho que a-espectral cobre bem pessoas que simplesmente não sentem atração frequente em algum aspecto.

  Responder
#3
Gostei do onianatraíde (omnianattracted), ou seria uma boa oniaspectral (omniaspec), daí poderia chamar de oniaspec estrite.

Assim como afilia poderia significar isso, pode significar que vc apenas não se atrai por ninguém, não especificando o tipo de atração, como já usei para definir bifilia como um termo inclusivo para monossexuais monorromântiques que são variorientades (no sentido de androssex ginerromo e vice-versa).
  Responder
#4
Pelo visto é um termo polissêmico, carregado de dois ou mais significados. É caso de ace de acetona kk. Eu nao sei muito sobre, ao ouvir me lembrou filofobia, mas não... Se você for aspectral em todos os sentidos de forma estrita eu acho que sim.

Nomenclaturas podem ser resignificadas com o tempo, entao não vejo problema redefinir-la para incluir pessoas não-estritas da área cinza etc, e assim se identificar. Então em resumo pode ser isso e aquilo. Muiti-Aspec, Aspec, omniaspec/omnianatraide como That sugeriu, acho melhor, acho meio que "impróprio" usar afilia agora. (não sei termo melhor descuuuulpa)
  Responder


Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Traduções de identidades do tipo "gênero-fluido entre todos os gêneros menos tais" Aster 3 7.178 01-08-2020, 03:45 PM
Última mensagem: mimi
  Afinal, o que é atração platônica? caah 5 12.611 06-09-2017, 08:03 PM
Última mensagem: caah

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)