• 0 votos - 0 média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pretendo ajuda na procura da melhor terminologia para site
#1
Olá a todos,

Sou o fundador de https://mytranssexualdate.com. Somos um site de encontros para mulheres transgénero, para as ajudar a conhecer pessoas de qualidade e a encontrar o amor, enquanto promove o respeito, dignidade e autonomia para as mulheres transgénero.

Vim aqui para pedir a sua ajuda e opinião. A nossa equipa é maioritariamente constituída por mulheres trans, portanto, naturalmente, gerimos o nosso site de acordo com os melhores interesses da comunidade trans, o que torna o nosso site famoso pela qualidade dos nossos membros (os nossos moderadores trabalham 24 horas por dia, 7 dias por semana, para evitar assédio, discursos de ódio, prostituição, pervertidos, etc.). No entanto, nenhum de nós fala português.

O nosso site já está traduzido para português (com a ajuda de um tradutor profissional). Contudo, quero certificar-me de que estamos a usar a terminologia adequada quando nos referimos a mulheres transgénero. O respeito começa com a utilização dos termos apropriados, o que é muito importante em inglês, e certamente que em português também.

Portanto, gostaria de pedir a sua opinião para 2 questões.

Poderia ajudar-me a traduzir devidamente os seguintes termos para português?

transgender
transgender woman
trans
trans woman
transsexual
transsexual woman
pre-op, post-op, non-op
top, bottom, versatile
gender identity

Na sua opinião, qual é a melhor forma para chamar as mulheres transgénero em português?

Agradeço antecipadamente pelo tempo dispensado e pela sua ajuda. :pray:

E caso pretenda dar mais conselhos relativamente a como melhor tratar as mulheres transgénero em português, ficaria também muito contente se o fizer.

Cyril de mytranssexualdate.com.

(Nota: Originalmente escrevi esta mensagem em inglês e foi traduzida para português por um tradutor profissional)
  Responder
#2
Não me importo em ajudar, embora quase todos esses termos possam ser facilmente traduzidos em sites como Google Tradutor.

transgender = transgênero
transgender woman = mulher transgênero
trans = trans
trans woman = mulher trans
transsexual = transexual
transsexual woman = mulher transexual
pre-op, post-op, non-op = pré-op, pós-op, não-op
top, bottom, versatile = ativa, passiva, versátil
gender identity = identidade de gênero

E a melhor forma de chamar as mulheres transgênero é: mulheres trans. Existe ainda conflitos aqui no Brasil entre pessoas que usam transexual e pessoas que usam transgênero. Na dúvida, use trans.

O L T I E L
  Responder
#3
Muito obrigado! ?
  Responder
#4
Lembrem também que transgénero é adjetivo, logo segue concordância em mulheres transgéneras.
  Responder
#5
Ola Kau,

Interesting. It is the same in English, "transgender" shall be used as an adjective and not a noun.
  Responder
#6
4629 escreveu:Ola Kau,

Interesting. It is the same in English, "transgender" shall be used as an adjective and not a noun.

Então, o argumento de Kau foi o seguinte: a palavra transgênero possui flexão por ser adjetivo.

Por exemplo:

Transgender woman (she/her) → Mulher transgênera (a/ela/a)
Transgender man (he/him) → Homem transgênero (o/ele/o)
A transgender maverique who doesn't use she/her or he/him → Ume maverique transgênere que não usa a/ela/a ou o/ele/o

Porém, o que Kau disse não é universal. Muitas pessoas, incluindo eu, não flexionam a palavra transgênero de acordo com o final de palavra de cada ume. Então muita gente considera que está certo dizer que uma mulher trans que usa a/ela/a é transgênerO, não transgênerA.

Isso porque, independentemente de adjetivos muitas vezes terem final de palavra que varia de acordo com o conjunto de linguagem de cada pessoa, nem sempre é esse o caso, e gênero (gender) é um substantivo e não possui final de palavra flexível (só existe a palavra gênero, não gênera). Então considero meio estranho dizer "sou ume inavire transgênere" (I am a transgender nonvirmina) ao invés de "sou ume inavire transgênero".

Então eu diria que ambas as opções são válidas e vão ser estranhadas por quem não as usa. Assim como algumas mulheres trans vão torcer o nariz para tanto a opção transgênero quanto a opção transgênera, por acharem que transgênero não é uma identidade válida, enquanto outras vão torcer o nariz para transexual porque consideram uma palavra obsoleta e médica demais.
  Responder


Possíveis tópicos relacionados...
Tópico: Autore Respostas: Visualizações: Última mensagem
  Como faço para criar uma nova orientação sexual? LMAOlemão 2 2.454 19-07-2022, 10:20 AM
Última mensagem: LMAOlemão
Heart Acho q nunca vi um site melhor que este LMAOlemão 2 2.473 10-06-2022, 05:04 PM
Última mensagem: LMAOlemão
  Sugestão: Termos juvélicos para pessoas isogênero Uriel 6 8.122 13-02-2021, 09:29 PM
Última mensagem: Aster

Saltar para a área:


Usuáries vendo este tópico: 1 visitante(s)