31-10-2017, 07:46 PM
3626 escreveu:Mesmo agora com tudo que foi discutido e tudo que já aprendi, particularmente acho importante ser dada alguma ênfase nes héteros T e I. E acho que isso pode ser feito sem perder a noção da existência indiscutível dos privilégios hétero dos quais essas pessoas podem usufruir.
Eu totalmente concordo que argumentos como "pessoas trans hétero não podem se dizer queer" são ridículos e que existe o problema do cissexismo/diadismo em não reconhecer pessoas trans ou intersexo como "binárias de verdade", e que portanto, na sociedade em geral, pessoas trans/intersexo não são consideradas "hétero de verdade", enquanto comunidades "LGBT" acabam centralizando demais na ideia de "relacionamentos do mesmo sexo são puros e perfeitos e qualquer coisa vagamente hétero não é bem-vinda". E eu sei que essa é majoritariamente uma resposta à heteronormatividade, mas ainda prejudica qualquer pessoa LGBTQIAPN+ que pode "parecer hétero".
E pessoas cis precisam parar de ficar "olha só essies HÉTEROS com suas HETERICES" quando confrontadas com exemplos de cissexismo, exorsexismo, transmisoginia e diadismo, srsly.
Mas acho que independentemente de colocar hétero na lista ou não, certamente precisa ter um esforço para ver cissexismo, heterossexismo e diadismo (e suas específicas vertentes) como coisas diferentes, ainda que relacionadas. Que embora as forças que nos oprimam (como comunidade LGBTQIAPN+) sejam semelhantes, não dá pra esquecer que estamos falando no mínimo de três eixos de opressão, e que o mundo é mais complexo do que "ou você tem privilégio ou você sofre opressão totalmente e de forma óbvia".
[center] <hr width="40%"> [/center]
3626 escreveu:Assimilando tudo que foi falado até aqui, seria correto então afirmar que a identidade hétero é exclusiva de pessoas binárias que sentem atração somente pelo outro gênero binário?
Yeah, realmente não tem como funcionar de outra maneira, imho.